Frases de Paulo Freire

Trago hoje para a reflexão dos colegas algumas das maravilhosas frases de Paulo Freire.
Frases de Paulo Freire Espero que apreciem como eu os Fragmentos recolhidos dos diversos livros deste educador que mesmo morte tem muito a ensinar.


Nome: Paulo Freire 
Data de Nascimento: 19 de Setembro de 1921
Local: Recife - Pernambuco
Cor dos Olhos : Castanhos
 Raça: HUMANA

Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar. 

Não posso discriminar o aluno em nome de nenhum motivo. A percepção que o aluno tem de mim não resulta exclusivamente de como atuo, mas também de como o aluno entende como atuo. 

“A teoria sem a prática é puro verbalismo inoperante, a prática sem a teoria é um atavismo cego.”

Minha presença de professor, que não pode passar despercebida dos alunos na classe e na escola, é uma presença em si política.  

O preparo científico do professor ou da professora deve coincidir com sua retidão ética. É uma lástima qualquer descompasso entre aquela e esta. 

Não se lê criticamente como se fazê-lo fosse a mesma coisa que comprar mercadoria por atacado.
Ler vinte livros, trinta livros. A leitura verdadeira me compromete de imediato com o texto que a mim se dá e a que me dou e de cuja compreensão fundamental me vou tornando também sujeito.

O ato de escrever é mais complexo e mais demandante do que o de pensar sem escrever.

Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. Estar longe ou pior, fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão.     

A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.    

“Não há educação fora das sociedades humanas e não há homens isolados. O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o “ser” do “não ser”, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição.” 


Postar um comentário

3 Comentários

  1. adoro demais o paulo freire,ele é muito certo no falar,todo o professor que as dicas dele seguir concerteza tera o sucesso

    ResponderExcluir
  2. meu mestre, esse cara é incrivel , sempre será um nome que fez a diferença na educação, gosto muito de tudo relacionado a ele, brilhante esse homem

    ResponderExcluir
  3. ele é perfeito, adoro tudo relacionado ao mestre, ele fez a diferença na arte de ensinar, gosto muito dele e agradeço por tudo que ele fez, fico bem alegre com os textos dele

    ResponderExcluir