5 Passos para lidar com o choro das crianças no período de adaptação escolar.

5 Passos para lidar com o choro das crianças no período de adaptação escolar.
Hoje recebi um recadinho angustiado de uma professora em relação à adaptação das crianças. Algumas choram muito e outra gosta de morder os coleguinhas. Já publicamos o artigo sobre Como lidar com as mordidas em sala de aula?  que pode ser visto clicando acima  Falando das mordidas vamos ao choro.

5 Passos para lidar com o choro das crianças no período de adaptação escolar.


Primeiro : É preciso fazer um levantamento junto aos pais de quais são as preferências da criança, o que a deixa calma e se ela costuma usar o choro como forma de expressão ou isso acontece apenas no ambiente escolar. Saber também se a criança está lidando com uma situação nova que pode causar-lhe insegurança é uma boa medida a se tomar. Algumas crianças costumam alterar o comportamento na hora de ir para escola por ansiedade ou medo de ser abandonado devido a algum problema familiar que vem enfentando e/ou presenciando. Ainda pode ser que a mãe transmita para ele a ansiedade e a sensação de que a escola não é um lugar seguro apenas na expressão de seu rosto ou no acalanto de seus braços, tornando- assim a criança extremamente dependente de sua presença.

Segundo : Pedir o auxílio dos pais neste momento e orientá-los em relação a insegurança que acabam passando para a criança é crucial para inciar um bom trabalho. Oriente-os também a chegar no horário e não atrasar para pegar a criança, pois esta atitude pode passar a impressão de que foi abandonada.
É fundamental , também, pedir que os pais conversem com a  criança mostrando uma imagem positiva da escola falando-lhe como pode ser legal ter novos amigos para brincar, músicas legais para ouvir e uma professora que vai cuidar dele muito bem até a  hora de voltar para casa.
Muito importante também é orientá-los sobre nunca levar a criança de volta para casa ou ficar com cara de choro na frente dela, e estimulá-la no dia a dia a expressar-se por palavras, caso isso seja possível. Muitos pais e professores acabam por castrar o desenvolvimento da criança impedindo que ela aprenda a expressar-se por palavras quando no primeiro choro entregá-lhe o tudo que supõe que ela deseje a fim de vê-la sorrir novamente.

Terceiro:  Torne a sala de aula um ambiente agradável para a criança, com música suave livros e brinquedos ao alcance das mãos. Erramos muito ao utilizar em tempo integral músicas agitadas não oferencendo aos alunos a opção de um momento de tranquilidade.

Quarto: Procure identificar o choro da criança. Ela pode chorar por birra, por medo, por insegurança, por irritabilidade, cansaço, sede . Identificando os tipos de choro seu trabalho será facilitado fazendo com que ofereça um atendimento especializado para a criança tendo em vista suas fases de desenvolvimento e identificando sua forma de expressão para ajudá-la ao longo do ano a expressar-se também de outras maneiras.

Quinto: Procure não ser técnica demais ou emotiva demais. Sempre que a criança chorar ajude-a de modo eficaz nunca oferecendo-lhe algo em troca do silêncio ou ficando irritada. Tenha paciência e ganhe-lhe a confiança. Se for preciso um bom colo pode ajudar, desde que não passe todo o período apenas com uma criança nos braços. Lembre-se que há outros precisando de sua atenção. E, em todo tempo esteja motivada e preparada para lidar com a situação como verdadeiro profissional que é, acreditando em seu potencial, conhecendo as fases de desenvolvimento da criança e orientando os pais sobre as medidas a serem tomadas para auxiliar seus filhos no período de adaptação não esquecendo de frizar que este é apenas um período pelo qual a criança poderá passar com tranquilidade e "amadurecer" aprendendo a ser mais segura através de experiências positivas ou permanecer extremamente dependente dos pais e insegura por falta de seu auxílio . Deixe claro que se a intenção é fazer o melhor pela criança, esse melhor é deixar que aprenda brincando em diversos ambientes, sendo um deles a escola.


Postar um comentário

13 Comentários

  1. Ótimo post. Interesante e funcional.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  2. É um problema que deve ser trabalhado com tranquilidade pela escola.

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria! Vai ser muito útil na volta as aulas, porque tem algumas crianças que neste retorno choram até se readaptarem. Em alguns casos as mães dão mais trabalho do que as crianças.

    ResponderExcluir
  4. Gi, o choro geralmente irrita e deixa os professores angustiados, porém faz parte da adaptação de algumas crianças, temos que ter serenidade e amor para lhe dar com a situação.

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria, vou repassar para as colegas de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria, irei repassar para as colegas de trabalho.

    ResponderExcluir