Dislalia - Definição,atividades e intervenções

O nome parece estranho, mas , a grosso modo você saberá definir Dislalia se lembrar a forma como um dos mais famosos personagens de Turma da Mônica fala.
Dislalia - Definição,atividades e intervenções
Mas, vamos falar de forma mais técnica.

O Fonoaudiólogo e Professor de Oratória Simon Wajntraub define Disalia como:

Um distúrbio da fala que se caracteriza pela dificuldade de articulação de palavras: o portador da dislalia pronuncia determinadas palavras de maneira errada, omitindo, trocando, transpondo, distorcendo ou acrescentando fonemas ou sílabas a elas.

Veja dicas do Fonoaudiólogo para tratar a Dislalia AQUI 

No site Appai Educar  você pode ler sobre Dislalia. Segue um trecho da materia que você lê completa clicando AQUI


Dislalia é a má formação da articulação de fonemas, dos sons da fala. Não é um problema de ordem neurológica, mas de ordem funcional, referente à forma como estes sons são emitidos”, explica a fonoaudióloga Rosane Paiva. Segundo ela, este som alterado pode se manifestar de diversas formas, havendo distorções, sons muito próximos mas diferentes do real ; omissão, ato em que se deixa de pronunciar algum fonema da palavra; transposições na ordem de apresentação dos fonemas (dizer mánica em vez de máquina, por exemplo); e, por fim, acréscimos de sons. Estas alterações mais comuns caracterizam uma dislalia.
Rosane explica que a dislalia pode ser fonética, quando o problema se apresenta somente na alteração constante de fonemas mas a criança conhece o significado da palavra, ou fonológica, quando a criança simplesmente não ordena de modo estável os sons de sua fala. Para evitar tais problemas,a Fonoaudiologia deve ser também preventiva:"
 
Como não sou Psicopedagoga ou Fonoaudióloga e também não tenho prática de sala de aula com alunos com Dislalia deixo os links de minha pesquisa que me ajudaram a conhecer um pouco mais sobre este distúrbio.

  • No Espaço Educar de Liza vocês podem ler um texto que fala sobre os diferentes tipos de Dislalia
  • No blog da Psciopedagoga clinica e institucional Silvana Lima encontrei algumas atividades dereabilitação que você pode ver clicando AQUI
  • E no blog Psicopedagogia em ação você pode ver ideias de como utilizar fichas ilustradas.
Leiam com carinho.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. adorei a matéria e fazer uma relaçao com um personagem tao famoso e conhecido ficou demais,talvez usando ele os papais entendam melhor o que se trata

    ResponderExcluir
  2. ESTUDEI ESTE ASSUNTO RECENTEMENTE NA PSICOPEDAGOGIA...MUITO IMPORTANTE CONHECERMOS PARA TRABALHARMOS AS CRIANÇAS QUE APRESENTAM DE FORMA QUE NÃO PREJUDIQUE SEU RENDIMENTO!MUITO BOM!

    ResponderExcluir