O que é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?

O que é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?

Este é um artigo bem longo, por isso vou colocar  apena um resumo, para ler clique no link no final do resumo.

Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma das doenças mais comuns do cérebro na infância e pode continuar na adolescência e até a idade adulta. Os sintomas incluem dificuldade em permanecer focado e prestando atenção, dificuldade em controlar o comportamento e hiperatividade (excesso de atividade). Estes sintomas podem tornar difícil para uma criança com TDAH a ter sucesso na escola, conviver com outras crianças ou adultos, ou terminar tarefas em casa.

Estudos de imagens cerebrais revelaram que, em jovens com TDAH, o cérebro amadurece em um padrão normal, mas é atrasado, em média, por cerca de 3 anos.
1.    O atraso é mais pronunciado em regiões do cérebro envolvidas no pensamento, atenção e planejamento. Estudos mais recentes descobriram que a camada mais externa do cérebro, o córtex, mostra atraso na maturação global,
2.    E uma estrutura do cérebro importante para comunicações apropriadas entre as duas metades do cérebro mostra um crescimento anormal.
3.    Estes atrasos e anomalias podem estar subjacentes Os sintomas característicos de TDAH ajudam a explicar como a doença pode se desenvolver.

Os tratamentos podem aliviar muitos dos sintomas de TDAH, mas não há atualmente nenhuma cura para a doença. Com o tratamento, a maioria das pessoas com TDAH pode ser bem sucedida na escola e levar uma vida produtiva. Os pesquisadores estão desenvolvendo tratamentos mais eficazes e intervenções, e uso de novas ferramentas, como imagens do cérebro, para entender melhor o TDAH e para encontrar formas mais eficazes de tratar e prevenir.

Quais são os sintomas de TDAH em crianças?

Desatenção, hiperatividade e impulsividade são os principais comportamentos de TDAH. É normal que todas as crianças tenham certo grau de desatenção, hiperatividade ou impulsividade, às vezes, mas para as crianças com TDAH, esses comportamentos são mais graves e ocorrem com mais frequência. Para ser diagnosticada com a doença, a criança deve ter sintomas de 6 ou mais meses e, a um grau maior do que as outras crianças da mesma idade.

As crianças que apresentam sintomas de desatenção podem:

Ser facilmente distraídos, perder detalhes, esquecer as coisas, e muitas vezes mudar de uma atividade para outra.
Têm dificuldade em se concentrar em um ambiente.
Torna-se entediado com a tarefa depois de apenas alguns minutos, a menos que eles estejam fazendo algo muito agradável.
Têm dificuldade em focar a atenção na organização e execução de uma tarefa ou aprender algo novo.
Têm problemas para completar ou transformar tarefas de casa, muitas vezes perdendo coisas (por exemplo, lápis, brinquedos, tarefas) necessárias para completar tarefas ou atividades.
Não parece ouvir quando se fala.
Tornam-se facilmente confundidos, e movem-se lentamente.
Têm dificuldade em processar informação tão rapidamente e com precisão como os outros.
Lutam para seguir as instruções.

As crianças que têm sintomas de hiperatividade podem:

Fadiga-se e contorce-se em seus assentos.
Fala sem parar.
Corre ao redor, toca e brinca com qualquer coisa a sua volta e o tempo todo.
Têm dificuldade em ficar sentado durante o jantar, escola ou durante o tempo de uma história.
Esta constantemente em movimento.
Têm dificuldade em fazer tarefas ou atividades tranquilas.

As crianças que apresentam sintomas de impulsividade podem:

Ser muito impaciente.
Deixar escapar comentários inadequados, mostrar as suas emoções sem restrição, e agir sem levar em conta as consequências.
Têm dificuldade de esperar as coisas que eles querem ou esperar a sua vez em jogos.
Muitas vezes, interrompem conversas ou atividades dos outros.

TDAH pode ser confundido com outros problemas.

Pais e professores podem perder o fato de que as crianças com sintomas de desatenção tem TDAH, porque eles são muitas vezes silenciosos e menos propensos a agir para fora. Podem sentar-se calmamente, parecendo funcionar, mas muitas vezes eles não estão prestando atenção ao que eles estão fazendo. Eles podem se entrosar bem com as outras crianças, enquanto que as crianças que têm mais sintomas de hiperatividade ou impulsividade tendem a ter problemas sociais. Mas as crianças com o tipo desatento de TDAH não são os únicos cujos distúrbios podem passar despercebido. Por exemplo, os adultos podem pensar que as crianças com os sintomas hiperativos e impulsivos apenas tem problemas disciplinares.

O que causa TDAH?

Os cientistas não têm certeza do que causa TDAH, embora muitos estudos sugerisse que os genes desempenham um papel importante. Como muitas outras doenças, o TDAH provavelmente resulta de uma combinação de fatores. Além da genética, os pesquisadores estão olhando para possíveis fatores ambientais, e estão estudando como lesões cerebrais, nutrição e do ambiente social que podem contribuir para ocasionar TDAH.

Genes. Herdamos de nossos pais, os genes são os "mapas" para quem nós somos. Os resultados de vários estudos internacionais de gêmeos mostram que o TDAH frequentemente ocorre em famílias. Os pesquisadores estão pesquisando vários tipos de genes que podem tornar as pessoas mais propensas a desenvolver a desordem.
Conhecendo os genes envolvidos poderá um dia ajudar os pesquisadores a prevenir a doença antes que os sintomas se desenvolvam. Aprender sobre genes específicos também poderia levar a melhores tratamentos.

Um estudo de crianças com TDAH descobriu que aqueles que carregam uma versão particular de um determinado gene tem o tecido cerebral mais fino nas áreas do cérebro associadas com atenção. Esta pesquisa mostrou que a diferença não era permanente, no entanto, e como a criança com este gene cresce, o cérebro desenvolve a um nível normal de espessura. Seus sintomas de TDAH também. Isso torna a esta descoberta um tanto inconclusa, mas abre o debate.

Os pesquisadores também estão estudando as variações genéticas que podem ou não podem ser herdadas, tal como duplicações ou deleções de um segmento de DNA. Estes "variações no número de cópias" (CNVs) podem incluir muitos genes. Alguns CNVs podem ocorrer com mais frequência entre as pessoas com TDAH do que em pessoas não afetadas, sugerindo um possível papel no desenvolvimento da desordem.

Fatores ambientais. Estudos sugerem uma potencial ligação entre tabagismo e uso de álcool durante a gravidez e TDAH em crianças. Além disso, Os Alunos em idades pré-escolares que estão expostos a níveis elevados de chumbo, que pode às vezes ser encontrados em canalizações ou pintura em prédios antigos, têm uma maior risco de desenvolver TDAH

Lesões cerebrais. Crianças que sofreram uma lesão cerebral podem apresentar alguns comportamentos semelhantes aos do TDAH. No entanto, apenas uma pequena percentagem de crianças com TDAH sofram uma lesão cerebral traumática.

Açúcar. A ideia de que o açúcar refinado faz com TDAH piore sintomas é popular, Vários estudos foram feitos e testes com crianças e açúcar e não mostram diferenças nos resultados.  Em um estudo, os pesquisadores deram alimentos contendo açúcar ou um substituto do açúcar em dias alternados para varias crianças. As crianças que receberam açúcar não mostraram um comportamento diferente ou capacidades de aprendizagem reduzida do que aqueles que receberam o açúcar substituto.  Outro estudo em que as crianças receberam  mais elevados valores açúcar ou substitutos do açúcar mostraram resultados semelhante. Isso comprou até o momento que em relação ao TDAH o açúcar não passou de mito, apesar de causar outros problemas de saúde quando se consome muito açúcar na infância.

Num outro estudo, as crianças que foram consideradas sensíveis ao açúcar pelas mães, receberam o substituto do açúcar aspartame (O aspartamo ou aspartame é um aditivo alimentar utilizado para substituir o açúcar). Apesar de todas as crianças terem usaram aspartame, foi dito a metade das mães que seus filhos receberam o açúcar, e a outra metade receberam aspartame. As mães que achavam que seus filhos tinham recebido açúcar classificaram seus filhos como mais hiperativos do que as outras crianças e eram mais críticas com seus comportamentos, em comparação com as mães que suas crianças receberam aspartame. Provando novamente que o açúcar não tem relação com TDAH.

Os aditivos alimentares. Não existe atualmente uma pesquisa mostrando que a coloração de alimento artificial seja responsável pelo TDAH. Contudo, um pequeno número de crianças com TDAH pode ser sensível aos corantes alimentares, sabores artificiais, conservantes, ou outros aditivos alimentares. Eles podem experimentar menos sintomas de TDAH em uma dieta sem aditivos, mas essas dietas são muitas vezes difíceis de manter.

Como é diagnosticado o TDAH?

As crianças amadurecem em ritmos diferentes e têm diferentes personalidades, temperamentos e níveis de energia. A maioria das crianças se distrai, agem impulsivamente, e lutam para se concentrar em um momento ou outro. Às vezes, esses fatores normais podem ser confundidos com TDAH. Sintomas de TDAH geralmente aparecem no início da vida, muitas vezes, entre as idades de 3 e 6 anos, e porque os sintomas variam de pessoa para pessoa, a doença pode ser difícil de diagnosticar. Os pais podem ver os primeiros avisos que seu filho perde o interesse por coisas mais cedo do que as outras crianças, ou parece constantemente "fora de foco" ou "fora de controle". Muitas vezes, os professores notam os sintomas em primeiro lugar, quando uma criança tem dificuldade em seguir regras, ou frequentemente entra em confusões na sala de aula ou no pátio.

Nenhum teste pode diagnosticar uma criança como tendo TDAH. Em vez disso, um profissional de saúde licenciado precisa reunir informações sobre a criança e seu comportamento e meio ambiente. Uma família pode querer primeiro conversar com o pediatra da criança. Alguns pediatras podem avaliar a criança em si, mas muitos orientar a família a procurar um especialista em saúde mental com experiência em distúrbios cerebrais na infância, tais como TDAH. O pediatra ou especialista em saúde mental vai primeiro tentar descartar outras possibilidades para os sintomas. Por exemplo, certas situações, eventos ou condições de saúde podem causar comportamentos temporários em uma criança que parecem TDAH.

Entre eles, o pediatra ou especialista referido irá determinar se uma criança:

·         Está passando por crises não diagnosticados que podem ser associados com outras condições médicas.
·         Tem uma infecção do ouvido médio que está a causar problemas de audição.
·         Tem qualquer deficiência auditiva não detectada ou problemas de visão.
·         Tem quaisquer problemas de saúde que afetam o pensamento e o comportamento.
·         Tem alguma deficiência de aprendizagem.
·         Tem ansiedade ou depressão ou outros problemas psiquiátricos que podem causar sintomas de TDAH.
·         Tem sido afetada por uma mudança significativa e repentina, como a morte de um membro da família, um divórcio ou perda de emprego dos pais.
·         O especialista também vai verificar os registros escolares e médicos em busca de pistas, para ver se a casa da criança ou ambientes escolares parecem extraordinariamente estressante ou apertados, e coletar informações de pais e professores da criança. Treinadores, babás e outros adultos que conhecem bem a criança também podem ser consultados.

O especialista também vai perguntar:

·         Os comportamentos excessivos afetam todos os aspectos da vida da criança?
·         Será que eles acontecem com mais frequência nesta criança em comparação com os seus pares da criança?
·         São os comportamentos de um problema contínuo ou uma resposta a uma situação temporária?
·         Será que os comportamentos ocorrem em várias configurações ou apenas em um lugar, como o playground, sala de aula, ou em casa?
O especialista prestará muita atenção ao comportamento da criança durante situações diferentes. Algumas situações são altamente estruturados, alguns têm menos estrutura. Outras exigiria a criança a manter-se prestando atenção. A maioria das crianças com TDAH são mais capazes de controlar os seus comportamentos em situações em que eles estão recebendo atenção individual e quando eles estão livres para se concentrar em atividades prazerosas. Este tipo de situações são menos importantes na avaliação. A criança também pode ser avaliada para ver como ele ou ela atua em situações sociais, e pode ser dado provas de capacidade intelectual e desempenho acadêmico, para ver se ele ou ela tem uma deficiência de aprendizagem.

Finalmente, depois de reunir todas essas informações, se a criança cumpre os critérios para TDAH, ele ou ela vai ser diagnosticado com a doença.

Como é tratado o TDAH?

Atualmente os tratamentos disponíveis visam reduzir os sintomas de TDAH e melhorar o seu funcionamento. Os tratamentos incluem medicamentos, vários tipos de psicoterapia, educação e formação, ou uma combinação de tratamentos.

Medicamentos

Os estimulantes como o metilfenidato e as anfetaminas são o tipo mais comum de medicamentos utilizados para tratamento de TDAH. Embora possa parecer contra-intuitivo para tratar a hiperatividade com um estimulante, estes medicamentos realmente ativam os circuitos cerebrais que sustentam a atenção focada e comportamento, reduzindo a hiperatividade. Além disso, alguns medicamentos não-estimulantes, tais como atomoxetina, a guanfacina e a clonidina, também estão disponíveis. Para muitas crianças, medicamentos para TDAH reduzem a hiperatividade e impulsividade e melhoram a sua capacidade de se concentrar, trabalhar e aprender. Medicamentos também podem melhorar a coordenação física.

No entanto, um uma única solução não se aplica a todas as crianças com TDAH. O que funciona para uma criança pode não funcionar para outra. Uma criança pode ter efeitos colaterais com a medicação certa, enquanto a outra criança não. Às vezes, vários medicamentos ou dosagens diferentes devem ser julgados antes de encontrar um que funciona melhor para uma criança em particular. Qualquer criança que toma medicamentos deve ser acompanhada de perto e com cuidado por um responsável e pelos médicos.

Medicamentos estimulantes vêm em diferentes formas, tais como um comprimido, cápsula, líquido ou adesivo para a pele. Alguns medicamentos também vêm em variedades de liberação de longa duração, ou estendida de curta duração. Em cada uma destas variedades, o ingrediente ativo é o mesmo, mas é libertado de forma diferente no corpo. Liberação de longa ação ou de forma estendida muitas vezes permite que uma criança a tome a medicação apenas uma vez por dia antes da escola, para que ele ou ela não tenha que fazer uma visita diária para a enfermaria da escola para outra dose. Os pais e os médicos devem decidir em conjunto qual a medicação é melhor para a criança e se a criança precisa de medicação apenas para o horário escolar ou para as noites e fins de semana também.

Para mais informações sobre os estimulantes e outros medicamentos usados ​​para o tratamento de transtornos mentais, consulte um profissional gabaritado.

Quais são os efeitos colaterais dos medicamentos estimulantes?

Os efeitos colaterais mais comumente relatados são diminuição do apetite, problemas de sono, ansiedade e irritabilidade. Algumas crianças também relatam dores de estômago ou dores de cabeça leves. A maioria dos efeitos colaterais são menores e desaparecem com o tempo ou se o nível de dosagem é reduzida.

Diminuição do apetite. Tenha certeza que seu filho come refeições saudáveis. Se esse efeito colateral não diminuir, fale com o médico do seu filho. Também fale com o seu médico se você tem preocupações sobre o crescimento do seu filho ou ganho de peso, enquanto ele ou ela está a tomar este medicamento.
Problemas de sono. Se uma criança não consegue dormir, o médico pode prescrever uma dose mais baixa da medicação ou de uma forma mais curta de ação. O médico também pode sugerir dar a medicação no início do dia, ou parar a dose da tarde ou à noite. Adicionando uma receita para uma dose baixa de um medicamento para a pressão arterial chamado clonidina às vezes ajuda com problemas de sono. A rotina de sono consistente, que inclui elementos relaxantes como leite morno, música suave, ou atividades tranquilos com pouca luz, também pode ajudar.
Os efeitos secundários menos comuns. Algumas crianças desenvolvem movimentos ou sons repetitivos súbitos chamados  de tiques. Mudando a dosagem da medicação pode fazer os tiques pararem. Algumas crianças também podem ter uma mudança de personalidade, como aparecer desligados ou sem emoção. Converse com o médico do seu filho se você observar algum destes efeitos secundários.

Os medicamentos estimulantes são seguros?

Sob supervisão médica, medicamentos estimulantes são considerados seguros. Estimulantes não fazem as crianças com TDAH se sentirem dopadas, embora algumas crianças relatasse sentir-se um pouco diferente ou "engraçado".

AS crianças em idade Pré-escolar são mais sensíveeis aos efeitos colaterais de metilfenidato, e alguns podem diminuir as taxas de crescimento médias. As crianças muito pequenas devem ser cuidadosamente monitorizadas, tendo usado medicação para TDAH.


Os medicamentos curam TDAH?

Medicamentos atuais não curam o TDAH. Em vez disso, eles controlam os sintomas durante o período em que são usados. Medicamentos podem ajudar a criança a prestar atenção e escolar completa. Não está claro, porém, se os medicamentos podem ajudar as crianças a aprender melhor. Adicionando a terapia comportamental, aconselhamento e apoio prático podem ajudar as crianças com TDAH e suas famílias a lidar melhor com os problemas cotidianos. Pesquisa financiada pelo O IDEIA CRIATIVA mostrou que a medicação funciona melhor quando o tratamento é regularmente controlada pelo médico e prescrita de acordo om a necessidade da criança.

Psicoterapia

Diferentes tipos de psicoterapia são usados para controlar o TDAH. A terapia comportamental tem como objetivo ajudar a criança a mudar seu comportamento. Ele pode envolver ajuda prática, como ajudar a organizar tarefas ou completar trabalhos escolares ou de trabalho através de eventos emocionalmente difíceis. A terapia comportamental também ensina uma criança a controlar o seu próprio comportamento. Aprender a elogiar-se ou recompensas por agir de uma forma desejada, como controlar a raiva ou pensar antes de agir, é outro objetivo da terapia comportamental. Pais e professores também podem dar um feedback positivo ou negativo para certos comportamentos. Além disso, regras claras, listas de tarefa, e outras rotinas estruturadas podem ajudar a criança a controlar o seu comportamento.

Os terapeutas podem ensinar às crianças habilidades sociais, tais como a forma de esperar a sua vez, compartilhar brinquedos, pedir ajuda, ou responder a provocação. Aprender a ler expressões faciais e tom de voz, em outros, e como responder de forma adequada também pode ser parte de treinamento de habilidades sociais.

Como os pais podem ajudar?

Crianças com TDAH precisam de orientação e compreensão de seus pais e professores para atingir seu pleno potencial e ter sucesso na escola. Antes de uma criança ser diagnosticada, frustração, culpa, raiva e pode tem que ser desconstruídos dentro da família. Pais e filhos podem precisar de ajuda especial para superar os sentimentos ruins. Profissionais de saúde mental podem educar os pais sobre TDAH e como ela afeta a família. Eles também irão ajudar a criança e seus pais desenvolver novas habilidades, atitudes e maneiras de se relacionar com o outro.

Treinamento de habilidades parentais ajuda os pais a aprender a usar um sistema de recompensas e consequências para mudar o comportamento de uma criança. Os pais são ensinados a dar um feedback imediato e positivo para os comportamentos que eles querem incentivar e ignorar ou redirecionar comportamentos que querem desencorajar. Em alguns casos, o uso de cantinho de reflexão pode ser utilizado quando o comportamento da criança fica fora de controle. Em um cantinho de reflexão, a criança é retirada da situação perturbadora e senta-se sozinho por um curto período de tempo para se acalmar.

Os pais também são incentivados a compartilhar uma atividade agradável e relaxante com a criança, para perceber e apontar o que a criança faz bem, e elogiar os pontos fortes e habilidades da criança. Eles também podem aprender a estruturar situações de forma mais positiva. Por exemplo, eles podem limitar o número de companheiros para um ou dois, para que seu filho não se torne super estimulado. Ou, se a criança tem dificuldade em completar tarefas, os pais podem ajudar seu filho a dividir grandes tarefas em etapas menores e mais facilmente gerenciáveis. Além disso, os pais podem aprender técnicas de gerenciamento de estresse para aumentar a sua própria capacidade de lidar com a frustração, para que eles possam responder com calma o comportamento do seu filho.

Às vezes, toda a família pode precisar de terapia. Os terapeutas podem ajudar os familiares a encontrar melhores maneiras de lidar com comportamentos destrutivos e para incentivar mudanças de comportamento. Finalmente, os grupos de apoio ajudam os pais e as famílias se conectar com outras pessoas que têm problemas e preocupações semelhantes. Grupos normalmente se reúnem regularmente para compartilhar frustrações e sucessos, para trocar informações sobre especialistas e estratégias recomendadas, e conversar com especialistas.

Dicas para ajudar as crianças Fique Organizado e siga as instruções

Agendar. Mantenha a mesma rotina todos os dias, a partir de tempo de despertar para dormir. Inclua tempo para lição de casa, brincar ao ar livre e atividades internas. Mantenha o agendamento na geladeira ou em um quadro de avisos na cozinha. Grave mudanças no calendário com a maior antecedência possível.

Organizar itens de uso diário. Tenha um lugar para tudo, e mantenha tudo em seu lugar. Isso inclui roupas, mochilas e brinquedos.

Use lição de casa e organizadores de livros. Use organizadores para material escolar e suprimentos. Ensine a seu filho a importância de anotar tarefas e trazer para casa os livros necessários.

Seja claro e consistente. Crianças com TDAH precisam de regras consistentes que possam entender e seguir.

Elogie ou recompense quando as regras forem seguidas. As crianças com TDAH costumam receber e esperar críticas. Procure por bom comportamento, e elogie-os.

Quais as condições que podem coexistir com TDAH?

Algumas crianças com TDAH também têm outras doenças ou condições. Por exemplo, eles podem ter uma ou mais das seguintes características:

A dificuldade de aprendizagem. A criança pré-escolar com dificuldades de aprendizagem podem ter dificuldade em compreender certos sons ou palavras ou têm problemas para se expressar em palavras. A criança em idade escolar podem ter dificuldades com a leitura, soletração, escrita e matemática.
Transtorno desafiador opositivo. Crianças com essa condição, em que uma criança é excessivamente teimosa ou rebelde, argumentam muitas vezes com adultos e se recusam a obedecer às regras.
Transtorno de conduta. Esta condição inclui os comportamentos em que a criança pode mentir, roubar, lutar, ou intimidar outros. Ele ou ela pode destruir a propriedade, invadir casas, ou portar ou usar armas. Essas crianças ou adolescentes também estão em maior risco do uso de substâncias ilegais. Crianças com transtorno de conduta estão em risco de se meter em encrencas na escola ou com a polícia.
Ansiedade e depressão. Tratamento de TDAH pode ajudar a diminuir a ansiedade ou a algumas formas de depressão.
O transtorno bipolar. Algumas crianças com TDAH também podem ter essa condição em que oscilações extremas de humor ir de mania (um humor elevado extremamente alta) à depressão em curtos períodos de tempo.
Síndrome de Tourette. Muito poucas crianças têm este transtorno cerebral, mas, entre aqueles que, muitos também têm TDAH. Pessoas com síndrome de Tourette têm tiques nervosos, que podem ser evidentes como movimentos involuntários repetitivos, como piscar de olhos, espasmos faciais, ou caretas, e / ou como vocalizações, como pigarro, cheirar, ou chingar palavras inadequadas. Estes comportamentos podem ser controlados com a medicação, intervenções comportamentais, ou ambos.
TDAH também pode coexistir com um distúrbio do sono, enurese, abuso de substâncias, ou outros distúrbios ou doenças.

Reconhecendo os sintomas de TDAH e procurar ajuda mais cedo vai levar a melhores resultados para ambas as crianças afetadas e suas famílias.

Como posso trabalhar com a escola do meu filho?

Se você acha que seu filho tem TDAH, ou um professor levanta preocupações, você pode ser capaz de pedir que a escola realize uma avaliação para determinar se ele ou ela é elegível para serviços de educação especial.

Comece por falar com o professor do seu filho, conselheiro da escola, ou a equipe de apoio ao estudante da escola, para começar uma avaliação. Além disso, cada estado tem uma formação institucional diferente. O Centro de Referência Social (CREAS) do seu município pode ajudá-lo a obter uma avaliação. Pois é a organização cuja centralidade social são as famílias. Uma equipe de profissionais realiza a avaliação usando uma variedade de ferramentas e medidas. Ele vai olhar para todas as áreas relacionadas com a deficiência da criança.

Depois que seu filho for avaliado, ele ou ela tem várias opções, dependendo das necessidades específicas. Se os serviços de educação especial são necessários e seu filho é elegível para as Pessoas com Deficiência ou educação inclusiva, o distrito escolar deve desenvolver um "programa de educação individualizado", especificamente para o seu filho dentro de 30 dias.

Se o seu filho não é considerado elegível para serviços de educação especial e nem todas as crianças com TDAH são elegíveis, ele ou ela ainda pode obter "educação pública gratuita apropriada", disponível para todas as crianças de escolas públicas com deficiência de acordo com a LDB, independentemente da natureza ou a gravidade da deficiência.

Visite o site do MEC para obter mais informações sobre programas para crianças com deficiência.

As transições podem ser difíceis. Cada ano letivo traz um novo professor e uma nova escola, uma mudança que pode ser especialmente difícil para uma criança com TDAH que precisa de rotina e estrutura. Considere dizendo aos professores que seu filho tem TDAH, quando ele ou ela começa a escola ou se move para uma nova classe. Apoio adicional vai ajudar o seu filho a lidar com a transição.

Os adolescentes com TDAH têm necessidades especiais?

A maioria das crianças com TDAH continuam a apresentar sintomas como eles entram na adolescência. Algumas crianças não são diagnosticadas com TDAH até que atinjam a adolescência. Isso é mais comum entre as crianças com sintomas predominantemente de desatenção, porque eles não são necessariamente indispensáveis em casa ou na pré-escola. Nessas crianças, a doença se torna mais evidente conforme as demandas acadêmicas aumentam. Para todos os adolescentes, estes anos são desafiadoras. Mas para os adolescentes com TDAH, esses anos podem ser especialmente difíceis.

Embora a hiperatividade tende a diminuir à medida que a criança cresce, adolescentes que continuam a ser hiperativo pode se sentir inquieto e tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Eles podem escolher tarefas ou atividades que têm um retorno rápido, e não aqueles que levam mais de esforço, mas fornecer maiores, recompensas atrasadas. Adolescentes com déficit de atenção principalmente terá mais dificuldades com  atividades em que se espera que sejam mais auto-suficientes.

Adolescentes também tornar-se mais responsável por suas próprias decisões de saúde. Quando uma criança com TDAH é jovem, os pais são mais propensos a ser responsável por garantir que o seu filho mantenha o tratamento. Mas quando a criança atinge a adolescência, os pais têm menos controle, e aqueles com TDAH podem ter menos dificuldade em errar com o tratamento.

Para ajudá-los a permanecer saudável e fornecer a estrutura necessária, os adolescentes com TDAH deve ser dado regras que são claras e fáceis de entender. Ajudá-los a manter-se concentrado e organizado, tais como listar as tarefas domésticas e responsabilidades com espaços para verificar as que foram concluídas,  também podem ajudar.

Adolescentes com ou sem TDAH quer ser independente e experimentar coisas novas, e às vezes eles vão quebrar as regras. Se as regras foram quebra pelos adolescentes, a sua resposta deve ser tão calma para entender a matéria de fato  da forma mais clara possível. Punição deve ser usada apenas raramente. Adolescentes com TDAH muitas vezes têm dificuldade para controlar sua impulsividade e pode incendiar os ânimos. Às vezes, uma reflexão curta pode ser melhor que um longo sermão.


Adolescente com TDAH pode dirigir?

Muitos adolescentes dirigem motos de pequeno porte e em alguns casos apesar de ilegal dirigem carro também. Embora muitos adolescentes se envolvam em comportamentos de risco, aqueles com TDAH, especialmente com TDAH sem tratamento, são mais propensos a assumir mais riscos. De fato, em seus primeiros anos de direção, adolescentes com TDAH são envolvidos em quase quatro vezes o número de acidentes de carro do que aqueles que não têm TDAH. Eles também são mais propensos a causar ferimentos em acidentes, e eles andam três vezes mais multas acima da velocidade permitida.


Adultos podem ter TDAH?

Algumas crianças com TDAH continuam a tê-lo como adultos. E muitos adultos que têm a doença não sabem disso. Eles podem sentir que é impossível de se organizar, para manter um emprego, ou lembrar e manter os compromissos. A tarefa diária como levantar-se de manhã, preparar-se para sair de casa para o trabalho, chegar ao trabalho na hora certa, e ser produtivo no trabalho pode ser especialmente difícil para os adultos com TDAH.

Estes adultos podem ter uma história de insucesso escolar, problemas no trabalho ou relacionamentos difíceis ou falhos. Muitos tiveram vários acidentes de trânsito. Como adolescentes, adultos com TDAH podem parecer inquietos e podem tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, a maioria deles sem sucesso. Eles também tendem a preferir "soluções rápidas", ao invés de tomar os passos necessários para alcançar maiores recompensas.

Como é diagnosticado o TDAH em adultos?

Como crianças, os adultos que suspeitam que eles têm TDAH deve ser avaliada por um profissional licenciado de saúde mental. Mas o profissional pode precisar considerar uma ampla gama de sintomas em adultos, para avaliar TDAH porque os seus sintomas tendem a ser mais variados e, possivelmente, não tão claros como sintomas observados em crianças.

Para ser diagnosticado com a doença, um adulto deve ter os sintomas de TDAH, que começou na infância e continuou ao longo  da idade adulta. Profissionais de saúde utilizam certas escalas de avaliação para determinar se um adulto preenche os critérios para o diagnóstico de TDAH. O profissional de saúde mental também vai olhar para a história do comportamento na infância e experiências escolares da pessoa, e vai entrevistar o cônjuge ou companheiros, pais, amigos próximos, e outros associados. A pessoa também passará por um exame físico e de vários testes psicológicos.

Para alguns adultos, o diagnóstico de TDAH pode trazer uma sensação de alívio. Adultos que tiveram a doença desde a infância, mas que não foram diagnosticados podem ter desenvolvido sentimentos negativos sobre si mesmos ao longo dos anos. Receber um diagnóstico que lhes permite compreender as razões para os seus problemas, e tratamento lhes permitirá lidar com seus problemas de forma mais eficaz.

Como é tratado o TDAH em adultos?

Muito parecido com as crianças com o transtorno, os adultos com TDAH são tratados com medicação, psicoterapia ou uma combinação de tratamentos.

E sempre com acompanhamento de profissionais.
O IDEIA CRIATIVA não endossa ou recomenda quaisquer produtos comerciais.
O IDEIA CRIATIVA não fornece o conselho médico específico, recomendações de tratamento, ou referências medicamentosa.

Este artigo serve apenas para fins acadêmicos, não podendo servir como diagnóstico ou tratamento de pessoas com TDAH. Consulte sempre um profissional.

REFERÊNCIAS.
1. Shaw P, Eckstrand K, Sharp W, Blumenthal J, Lerch JP, et al. Attention-deficit/hyperactivity disorder is characterized by a delay in cortical maturation. Proc Natl Acad Sci U S A. 2007 Dec 4;104(49):19649–54. Epub 2007 Nov 16. PubMed PMID: 18024590; PubMed Central PMCID: PMC2148343.
2. Shaw P, Malek M, Watson B, Sharp W, Evans A, Greenstein D. Development of cortical surface area and gyrification in attention-deficit/hyperactivity disorder. Biol Psychiatry. 2012 Aug 1;72(3):191–7. Epub 2012 Mar 13. PMID: 22418014.
3. Gilliam M, Stockman M, Malek M, Sharp W, Greenstein D, et al. Developmental trajectories of the corpus callosum in attention-deficit/hyperactivity disorder. Biol Psychiatry. 2011 May 1;69(9):839–46. Epub 2011 Jan 17. PMID: 21247556.
4. Faraone SV, Mick E. Molecular genetics of attention deficit hyperactivity disorder. Psychiatr Clin North Am. 2010 Mar;33(1):159–80. Review. PubMed PMID: 20159345; PubMed Central PMCID: PMC2847260.
5. Gizer IR, Ficks C, Waldman ID. Candidate gene studies of ADHD: a meta-analytic review. Hum Genet. 2009 Jul;126(1):51–90. Epub 2009 Jun 9. Review. PubMed PMID: 19506906.
6. Shaw P, Gornick M, Lerch J, Addington A, Seal J, et al. Polymorphisms of the dopamine D4 receptor, clinical outcome, and cortical structure in attention-deficit/hyperactivity disorder. Arch Gen Psychiatry. 2007 Aug;64(8):921–31. PMID: 17679637.
7. Elia J, Glessner JT, Wang K, Takahashi N, Shtir CJ, et al. Genome-wide copy number variation study associates metabotropic glutamate receptor gene networks with attention deficit hyperactivity disorder. Nat Genet. 2011 Dec 4;44(1):78–84. doi: 10.1038/ng.1013. PMID: 22138692.
8. Williams NM, Franke B, Mick E, Anney RJ, Freitag CM, et al. Genome-wide analysis of copy number variants in attention deficit hyperactivity disorder: the role of rare variants and duplications at 15q13.3. Am J Psychiatry. 2012 Feb;169(2):195–204. PMID: 22420048.
9. Nomura Y, Marks DJ, Halperin JM. Prenatal exposure to maternal and paternal smoking on attention deficit hyperactivity disorders symptoms and diagnosis in offspring. J Nerv Ment Dis. 2010 Sep;198(9):672–8. PubMed PMID: 20823730; PubMed Central PMCID: PMC3124822.
10. Millichap JG. Etiologic classification of attention-deficit/hyperactivity disorder. Pediatrics. 2008 Feb;121(2):e358–65. Review. PubMed PMID: 18245408.
11. Froehlich TE, Lanphear BP, Auinger P, Hornung R, Epstein JN, Braun J, Kahn RS. Association of tobacco and lead exposures with attention-deficit/hyperactivity disorder. Pediatrics. 2009 Dec;124(6):e1054–63. Epub 2009 Nov 23. PubMed PMID: 19933729; PubMed Central PMCID: PMC2853804.
12. Millichap JG, Yee MM. The diet factor in attention-deficit/hyperactivity disorder. Pediatrics. 2012 Feb;129(2):330–7. Epub 2012 Jan 9. Review. PubMed PMID: 22232312.
13. Wolraich M, Milich R, Stumbo P, Schultz F. Effects of sucrose ingestion on the behavior of hyperactive boys. J Pediatr. 1985 Apr;106(4):675–82. PMID: 3981325.
14. Wolraich ML, Lindgren SD, Stumbo PJ, Stegink LD, Appelbaum MI, Kiritsy MC. Effects of diets high in sucrose or aspartame on the behavior and cognitive performance of children. N Engl J Med. 1994 Feb 3;330(5):301–7. PMID: 8277950.
15. Hoover DW, Milich R. Effects of sugar ingestion expectancies on mother-child interactions. J Abnorm Child Psychol. 1994 Aug;22(4):501–15. PMID: 7963081.
16. Nigg JT, Lewis K, Edinger T, Falk M. Meta-analysis of attention-deficit/hyperactivity disorder or attention-deficit/hyperactivity disorder symptoms, restriction diet, and synthetic food color additives. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2012 Jan;51(1):86–97.e8. PMID: 22176942.
17. Wigal T, Greenhill L, Chuang S, McGough J, Vitiello B, et al. Safety and tolerability of methylphenidate in preschool children with ADHD. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2006 Nov;45(11):1294–303. PubMed PMID: 17028508.
18. Swanson J, Greenhill L, Wigal T, Kollins S, Stehli A, et al. Stimulant-related reductions of growth rates in the PATS. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2006 Nov;45(11):1304–13. PubMed PMID: 17023868.
19. Greenhill L, Kollins S, Abikoff H, McCracken J, Riddle M, et al. Efficacy and safety of immediate-release methylphenidate treatment for preschoolers with ADHD. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2006 Nov;45(11):1284–93. Erratum in: J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2007 Jan;46(1):141. PubMed PMID: 17023867.
20. Cooper WO, Habel LA, Sox CM, Chan KA, Arbogast PG, et al. ADHD drugs and serious cardiovascular events in children and young adults. N Engl J Med. 2011 Nov 17;365(20):1896–904. Epub 2011 Nov 1. PMID: 22043968.
21. Vitiello B, Elliott GR, Swanson JM, Arnold LE, Hechtman L, et al. Blood pressure and heart rate over 10 years in the multimodal treatment study of children with ADHD. Am J Psychiatry. 2012 Feb;169(2):167–77. PMID: 21890793.
22. Warning on Strattera for attention-deficit hyperactivity disorder.FDA Consum. 2005 Nov–Dec;39(6):4. PubMed PMID: 16671156.
23. The MTA Cooperative Group. A 14-month randomized clinical trial of treatment strategies for attention-deficit/hyperactivity disorder. Arch Gen Psychiatry. 1999 Dec;56(12):1073–86. PMID: 10591283.
24. Cox DJ, Merkel RL, Moore M, Thorndike F, Muller C, Kovatchev B. Relative benefits of stimulant therapy with OROS methylphenidate versus mixed amphetamine salts extended release in improving the driving performance of adolescent drivers with attention-deficit/hyperactivity disorder. Pediatrics. 2006 Sep;118(3):e704–10. PMID: 16950962.
25. U.S. Department of Transportation, National Highway Traffic Safety Administration, Legislative Fact Sheets. Traffic Safety Facts, Laws. Graduated Driver Licensing System. January 2006.
26. Post RE, Kurlansik SL. Diagnosis and management of adult attention-deficit/hyperactivity disorder. Am Fam Physician. 2012 May 1;85(9):890–6. PMID: 22612184.
27. Ramos-Quiroga JA, Corominas M, Castells X, Bosch R, Casas M. OROS methylphenidate for the treatment of adults with attention-deficit/hyperactivity disorder. Expert Rev Neurother. 2009 Aug;9(8):1121–31. Review. PubMed PMID: 19673602.
28. Wilens TE, Haight BR, Horrigan JP, Hudziak JJ, Rosenthal NE, Connor DF, Hampton KD, Richard NE, Modell JG. Bupropion XL in adults with attention-deficit/hyperactivity disorder: a randomized, placebo-controlled study. Biol Psychiatry. 2005 Apr 1;57(7):793–801. PubMed PMID: 15820237.
29. Vitiello B, Elliott GR, Swanson JM, Arnold LE, Hechtman L, Abikoff H, Molina BS, Wells K, Wigal T, Jensen PS, Greenhill LL, Kaltman JR, Severe JB, Odbert C, Hur K, Gibbons R. Blood pressure and heart rate over 10 years in the multimodal treatment study of children with ADHD. Am J Psychiatry. 2012 Feb;169(2):167–77. PMID: 21890793.
30. Ghuman JK, Riddle MA, Vitiello B, Greenhill LL, Chuang SZ, et al. Comorbidity moderates response to methylphenidate in the Preschoolers with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Treatment Study (PATS). J Child Adolesc Psychopharmacol. 2007 Oct;17(5):563–80. PMID: 17979578.




Postar um comentário

12 Comentários

  1. Nossa amei seu texto, sou mãe de uma criança TDAH e professora e como seu blog é muito visualizado irá ajudar a professores que infelizmente desconhecem esse trantorno, muito obrigada pela imensa colaboração... bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei a pesquisa gi,pois tenho um sobrinho de 15 anos e que tem defici de atençao e hiperatividade,mas os medico disseram que nao é uma doença para a adolecencia e nao tiveram muito animo para ajudar ele,amei a pesquisa...

    ResponderExcluir
  3. ótima leitura GI ,sem dúvida irá nos auxiliar bastante,pois apresenta muitos aspectos que até então não sabia,pois como a nossa colega NÁDIA SANTOS falou contribui bastante para compreendermos melhor as crianças com TDAH,obrigada por sua contribuição!!!

    ResponderExcluir
  4. amei este texto muito esclarecedor. Gostaria de saber se vc tem algo e alguns livros que possa me indicar sobre Down no mercado de trabalho, pois estou fazendo um tcc e estou encontrando dificuldades em pesquisa. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo Barros, neste link você pode ver um dos livros sobre Educação Inclusiva do MEC http://doce-pedagogia.blogspot.com.br/2011/11/slide-do-livro-educacao-inclusiva.html

      Excluir
  5. Muito boa essa postagem , através dela identifiquei muito com um aluno que tenho em sala e apresenta muito desses sintomas,caso a ser analisado.

    ResponderExcluir
  6. MEU FILHO TEM tDHA E ESTOU SEMPRE A PROCURA DE TEXTOS QUE ME AJUDEM A ENTENDER BEM O PROBLEMA.eSTA POSTAGEM É BEM INTERESSANTE VOU RECOMENDARPARA ALGUMAS COLEGAS PROFESSORAS. oBRIGADA.

    ResponderExcluir
  7. ADOREI A POSTAGEM. meu filho tem tdha e estou sempre a procura de informaçoes novas sore o assunto. Vou indicar este texto para algumas colegas de trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Muito esclarecedora ! Já tive um aluno com TDHA e na época nÃO encontrei apoio e nem informações importantes como essas que encontro aqui no teu blog.Foi muito difícil! Obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir
  9. vou buscar ler o livro pois tenho um caso assim em minha sala e se eu nao me engano os pais nao o tratam cim deve nem tao pouco o trata.

    ResponderExcluir
  10. Realmente isso acontece com muita frequencia entre as crianças hiperativas. Temos que ter muita atenção e encaminhar a esta criança uma ajuda psicológica juntamente com o apoio dos pais.

    ResponderExcluir