Os 5 Parâmetros da LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais

Olá!

A Linguagem Brasileira de sinais é uma língua que apresenta estrutura e sintaxe próprias. Sua  estrutura da  é constituída a partir de parâmetros que se combinam, principalmente com base na simultaneidade.

Entenda melhor...

De acordo com o artigo LIBRAS em contexto FENEIS:
Os 5 Parâmetros da LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais

Os sinais são formados a partir da combinação 
do movimento 
das mãos com um determinado formato em um 
determinado lugar, podendo 
este lugar ser uma parte do 
corpo ou um espaço em frente ao corpo. 
Estas articulações 
das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas
 e às vezes aos morfemas, são chamados de parâmetros,
 portanto, nas línguas de sinais podem ser encontrados os
 seguintes parâmetros:
 configuração das mãos, ponto de articulação, 
movimento, orientação/direcionalidade,
 expressão facial e/ou corporal.



Os parâmetros são, conforme Brito (1995):

Configuração das mãos (CM): são as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal. Comparando-se as configurações utilizadas em LIBRAS e em ASL (American Sign Language), percebe-se que há um grande número de similaridades e algumas diferenças. Por essa divergência entre as duas línguas pode-se notar que cada língua possui seu sistema de configurações e que estas não se restringem apenas às nomeadas no alfabeto manual (cf. anexo 4);

Movimento (M): é um parâmetro tão complexo que pode envolver uma grande quantidade de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, movimentos direcionais no espaço e até conjuntos de movimentos no mesmo sinal;

Ponto de Articulação (PA): é o espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois tipos: os que se articulam no espaço neutro diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como, por exemplo, a cabeça, a cintura e os ombros. 
E segundo Quadros (2004) ainda temos:
Orientação da Mão (OR): a orientação da palma da mão não foi considerada como um parâmetro distinto no trabalho inicial de Stokoe. Por definição, orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ferreira Brito (1995, p. 41), na língua de sinais brasileira, e Marentette (1995, p. 204), na ASL, enumeram seis tipos de orientações da palma da mão na língua de sinais brasileira: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda.

Expressões não-manuais (ENM): as expressões não-manuais (movimentos da face, dos olhos, da cabeça ou do trono) prestam-se a dois papéis nas línguas de sinais: marcação de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais.

No blog da  Marina Domingos ( Professora e intérprete de LIBRAS) você encontra texto com ilustrações sobre os Parâmetros da Libras.

REFERÊNCIAS:

FELIPE, Tanya A. Libras em Contexto : Curso Básico : Livro do Estudante / Tanya A.
Felipe. 8ª. edição- Rio de Janeiro : WalPrint Gráfica e Editora,2007.

BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Lingüística e Filologia, 1995.

Cadastre seu E-mail Aqui, e receba diariamente nossas publicações!
Não esqueça de confirmar na sua caixa de email, ou spam: Inscreva-se e participe de sorteios mensais.


VOCÊ PODE GOSTAR DE:
Alfabeto Libras para parede
Fichas com letras do alfabeto figuras e sinais LIBRAS
Sugestão de atividades LIBRAS pareamento e reciclagem

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Obrigada pelo seu gesto de partilha. Você está contribuindo muito na construção do aprendizado de meus alunos. Seu trabalho é muito bom. Parabéns e obrigada. tia Vânia - Aquarela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owntt, que lindo!
      Eu que agradeço o carinho.
      Beijinhos à Família Aquarela

      Excluir
  2. O link para o livro leva a um livro incompleto. Ele pula da página 11 para a 32. Onde consigo um completo e com DVD?? Grata!

    ResponderExcluir
  3. Que é bom aprender todos os sinais de libras.

    ResponderExcluir