Trabalho de Formiguinha - Texto reflexivo Reunião de Professores

Trabalho de Formiguinha - Texto reflexivo Reunião de Professores

Sentar, observar e apontar as falhas é simples. Difícil é depois colocar-se no lugar do outro e esperar que ele de igual modo, sente, observe e aponte.
Os apontamentos são bons , claro que são... Principalmente se vindos de pessoas que te conhecem e te respeitam e é justamente neste ponto ( de conhecer e respeitar) que temos falhado.
Tem faltado na educação brasileira, ou melhor, em boa parte das escolas um diálogo aberto entre orientação e professor,coordenação e professor, direção e professor, etc...
O que temos são muitas conversas maliciosas nos corredores e quase nunca uma conversa franca de profissional para profissional no sentindo de apontar não apenas as falhas, mas as possíveis soluções. E, mais... adentrar a sala de aula do outro e aplicar sua teoria em prática para perceber o que realmente funciona e sentir na pele as dificuldades do colega.
Quem sabe fazer uma troca por alguns dias?,
Uma troca de turma, de turno... Perceber o quanto o outro tem se esforçado , ou não, e aí sim, fazer o apontamento direto à pessoa e não nos corredores aos outros colegas
As relações estão trincadas de tal modo que o trabalho dos profissionais vai se tornando cada dia mais complicado mais desumano.
É preciso compreender que, não é passando o olho por dois minutos na sala do colega enquanto vai ao banheiro que se conhece sua prática.
É preciso ter um olhar diferenciado dos demais para ser de fato um educador ... E educador de verdade sabe ser ético e decente ... Educador de verdade não vai se meter pelos corredores criticando a prática do outro sem ter sentado horas a fio na sala dele para observar e sem ter ficado dias frente à turma dele para sentir. Muito pelo contrário. Educador de verdade aponta cara a cara pq de fato quer ajudar e ser ajudado...
O saber não está retido dentro de um só profissional... E, ninguém comporta todo o saber do universo dentro de si mesmo.
É preciso aprender a respeitar e valorizar o trabalho dos outros
Quando aprendermos a agir de forma mais decente, esta "máquina" chamada EDUCAÇÃO começará a se mover.... Acredite , embora nos auto intitulemos inovadores e competentes ainda estamos estagnados e muitos ainda acreditando em fórmula mágica e receita pronta e esquecendo que temos um trabalho de formiguinha... E neste trabalho uma formiguinha pode desconstruir em apenas alguns dias tudo que a outra construiu em um ano inteiro de trabalho.
PENSE NISSO!
Gi Barbosa Carvalho.

Cadastre seu E-mail Aqui, e receba diariamente nossas publicações!
Não esqueça de confirmar na sua caixa de email, ou spam: Inscreva-se e participe de sorteios mensais.



Postar um comentário

5 Comentários

  1. Infelizmente acontece em "todas " escolas ... Lindo texto ! Parabéns sempre , sempre ....

    ResponderExcluir
  2. É tudo que todos nos deparamos a cada dia... Quanta inspiração!

    ResponderExcluir
  3. É exatamente o que acontece. Quanta inspiração! Nos faz mesmo refletir...

    ResponderExcluir
  4. REALIDADE DAS ESCOLAS. INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir