Atividade Poesia Ouve Só de Maria Mazzetti Recorte e Colagem Letras do alfabeto e Interpretação de Texto


Uma de minhas poesias preferidas, chama-se OUVE SÓ... foi escrita por Maria Mazzetti, autora de inúmeras poesias infantis adoráveis e conta a história de um cavalinho branco procurando o calçado ideal e fazendo seus experimentos.
Ele usou como calçado... Tamancos, cenoura e até pedacinhos de lua, mas optou mesmo pela ferradura que é de longe o calçado ideal para o cavalo, além de dar sorte, né?

Trago, tendo como temática esta poesia, duas atividades que podem ser úteis em sua sala de aula.
Na primeira temos a poesia ilustrada.
Atividade Poesia Ouve Só de Maria Mazzetti Recorte Colagem letras alfabeto Interpretação Texto
Atividade Educação Infantil produzida  por Ideia Criativa Imagens de My cute Graphics e outras
Esta imagem não pode ser , hospedada, reproduzida ou armazenada em qualquer outro site ou grupos (incluindo blog, Facebook, Grupos Yahoo,4shared etc).

Contextualizando:

O professor poderá ler para os alunos ou declamar fazendo uso dos objetos que o cavalinho utilizou como calçado ... Só é preciso ir retirando os objetos de uma caixa enquanto declama.
Exemplo.

OUVE SÓ....
O MEU CAVALINHO BRANCO ( RETIRA A MINIATURA DO CAVALINHO)
USAVA SEMPRE TAMANCO ( MOSTRA O OBJETO À CRIANÇA)
E, assim sucessivamente

Após a declamação o professor abrirá roda de conversa para saber a opinião dos alunos sobre a poesia, a parte que mais gostaram e o que achou dos objetos utilizados por ele como calçado.
Neste momento pode-se pedir que as crianças, cada uma à sua vez, mostrem o calçado e contem se ele é um... sapato, tênis, chinelo, sapatilha, bota, tamanco... Esta será uma boa base para a  interpretação que propomos abaixo da poesia.
Em seguida a criança responderá as questões simples de interpretação fazendo pinturas ou circulando corretamente.
PS: Se possível leve uma ferradura para que as crianças toquem e cheguem à conclusão de que é realmente dura fazendo comparações com algum objeto mole. Deste modo você trabalhará de modo a que a criança forme o conceito.

Após a atividade ser realizada vamos fazer o Confusão dos sapatos que é bem simples e já ensinamos aqui no site outro dia

- Faça 2 linhas paralelas a uma distância de 1m (ou uma distância menor de acordo com seu espaço ou tamanho de seus pequenos).
Atrás de uma das linhas ficam os participantes e atrás da outra linha os sapatos de todos misturados
- Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida.
O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o seu sapato, será o vencedor.
O jogo é muito divertido e certamente as crianças vão adorar.

A segunda atividade , que é um recorte e colagem de letras do alfabeto pode ser enviada para casa, mas eu prefiro fazer em sala por conta de realizar as intervenções necessárias auxiliando a criança nas descobertas, sem contar com o apoio que terão dos outros colegas.
Atividade Poesia Ouve Só de Maria Mazzetti Recorte Colagem letras alfabeto Interpretação Texto
Atividade Educação Infantil produzida  por Ideia Criativa Imagens de My cute Graphics .
Esta imagem não pode ser , hospedada, reproduzida ou armazenada em qualquer outro site ou grupos (incluindo blog, Facebook, Grupos Yahoo,4shared etc).

Em grupo eles poderão ver as letras que faltam e encaixá-las corretamente e um poderá dizer ao outro o nome da letra e ajudá-lo a colocar na ordem corretamente. Além de o professor poder fazer o acompanhamento mais de perto para ter certeza de que o conteúdo está sendo aprendido.
Espero que tenham gostado de nossa sugestão com a poesia OUVE SÓ... de Maria Mazzetti.

Quer sugestões de trabalho com outras poesias?
Continue aqui no site Ideia Criativa e fique de olho nas nossas sugestões

Atividade com a poesia Borboletas
Diversas poesias de Vinicius de Moraes
Como trabalhar com a poesia Leilão de Jardim

Postar um comentário

0 Comentários