Como fazer um quadro de 10 com Material reciclável


Partindo do concreto e enquanto manipula os objetos é que a criança elabora pouco a pouco a noção de número natural , e o quadro de 10 será um excelente recurso a ser utilizado em sala de aula pelos professores ou em casa pelos pais.
O quadro 10 pode ser utilizado a fim de que a criança ordene os objetos "para que todos sejam contados e somente uma vez ", e esta é uma atividade de seriação que  auxiliará na formação do conceito de número pela criança.
Para formar o quadro de 10 você precisará apenas de:

  • Papelão
  • Fita adesiva colorida ou fita crepe
  • Tampas de garrafa pet ou outro produto qualquer. 

Post e Foto de Ideia Criativa Esta imagem não pode ser , hospedada, reproduzida ou armazenada em qualquer  outro site ou grupos (incluindo blog, Facebook, Grupos Yahoo,4shared etc)

Como fazer?

Você pode riscar o quadro e em seguida passar a fita por cima ou ir usando a tampinha para delimitar os espaços e já colar a fita adesiva.

Atividade Matemática Educação Infantil com Tampas de Garrafa Pet

Eu fiz meu quadro com fita crepe , o que tornou o trabalho mais simples, uma vez que a fita pode ser tirada com facilidade e recolocada.
Como minha coordenação motora não é das melhores ficou meio tortinho, mas acredito que você consiga visualizar bem e montar o seu sem maiores dificuldades.

Como não tinha tampas de pet utilizei tampas de garrafinhas

Aprenda como usar cartões de 10 quadros na Rotina

Atividades com o quadro 10.

  1. Pedir que a criança coloque determinada quantidade no quadro
  2. Solicitar que complete até formar 10
  3. Orientar que retire determinada quantidade do quadro completo e fale quantos "pontos" restaram  Ex: Tirando 5 de 10 ficaram 5
  4. Perguntar quantos pontos faltam para formar 10

Postar um comentário

1 Comentários