Gotas de Amor Feliz Dia do Professor Uma homenagem do Site Ideia Criativa

recadinho-dia-do-professor
Hoje é seu dia, professo(a), e talvez você tenha acordado com aquele desânimo habitual que insiste em querer invadir sua vida, e também ( o que parece ser uma contradição para quem não é professor) com aquela esperança louca que te ajuda a mover-se constantemente na luta diária.

Talvez muitos não compreendam que caminhamos em uma linha tênue entre o desânimo e a esperança.

O que causa o desânimo?

A desvalorização do professor em todas as camadas da sociedade e por todos os grupos que seja possível imaginar. E isso não é apenas uma vitimização. É uma realidade!
Mesmo professores ainda não aprenderam a valorizar professores.

O que nos dá esperança?

Gestos como este da foto.
Qual professor nunca chegou desanimado em sala e se deparou com esta imagem?
Muitas vezes é uma flor do campo colhida no caminho para a escola.
O que muitos conseguem enxergar é uma flor pequena, feia e desbotada, já murcha e meio amassada pela criança. 
O professor analisa o todo e não raro um sorriso irradia o rosto , uma esperança toma conta da alma  e uma lágrima teimosa rola pela face.
Muitos podem considerar uma grande bobagem , mas o professor, começa a pensar que aquela criança, muitas vezes arrastada à escola apressadamente para ser depositada ,para no meio do caminho, não raras as vezes sob objeção do adulto que a conduz , e pede para colher a flor para levar ao professor.
Fico aqui analisando que a criança deseja profundamente não apenas oferecer um mimo, ela quer admiravelmente ver o sorriso que irradia o rosto e consegue através dele enxergar a esperança que toma conta da alma.
E a lágrimas teimosa?
Ah, as lágrimas que rolam inúmeras vezes pela face do professor frente ao gesto de um aluno são gotas de esperança que adubam o solo fértil da infância.
Por intermédio de seu trabalho e por meio de seus esforços quase nunca valorizados uma criança pensa ser capaz de mudar o mundo... E consegue .
E se não muda o mundo inteiro hoje, treina ao transformar dia após dia a vida de um professor.
Não somos os mesmos que fomos ontem e não seremos os mesmos amanhã, por conta dos gestos deles.
Não somos valorizados pela sociedade, mas somos amados por aqueles que a sociedade muitas vezes considera como adultos em miniatura e trata  como se sentimentos não tivesse, e sabemos que este amor é o que continua nos movendo.
Percebam que milhares de vezes após o gesto ele nem espera o agradecimento, o carinho, o beijo...
Ele entrega a flor e sai pulando e sorrindo.
Há quem consiga viver apenas no desânimo diante de um quadro desse?
Jamais...
Este é apenas um gesto entre milhares de outros que fazem o professor viver este disparate ... esse absurdo que é abrigar ao mesmo tempo o desânimo e a esperança dentro do peito.
Não são simples gestos, são gotas de amor... 

FELIZ DIA DO PROFESSOR

Gi Barbosa Carvalho

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Linda mensagem ... só li agora , mas me renova ... estou em licença pois passei por uma cirurgia e neste tempo em casa pude pensar em muitas coisas e como são as vezes contraditórias...só professores sabem entender isso ... querer estar na escola e ao mesmo tempo agradecer em estar de licença ... mas essa semana eu volto, quero poder fazer diferença em mais esse restinho de tempo até o fim do ano letivo por causa das flores colhidas nas ruas , dos bilhetinhos de desenhos com sorrisos largos, de flores e enfeites da loja de um real que se não forem compradas as mães ficam loucas de tanto que são pilhadas, dos abraços e sorrisos e de ouvir "Professora você está linda, como você é cheirosa" ... e depois vão vir novos anos, novos alunos, novos carinhos e quando esses faltarem , pois as vezes faltam ... trazer a memória aquilo que nos dá esperança!!!!!!!!!!Grande abraço!!!Obrigada por esse trabalho lindo que faz nos auxiliando nos planos e planejamentos!!!Deus te abençoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Abraços!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir