Plano de Aula História Chapeuzinho Vermelho Projeto Literatura Infantil

Elaboração: Nil Carvalho
Plano de Aula História Chapeuzinho Vermelho Projeto Literatura Infantil


Tema: Chapeuzinho Vermelho

Eixo de trabalho e conteúdo:

Linguagem Oral e Escrita- Reconto de história Chapeuzinho Vermelho
Matemática-  Contagem dos números
Artes- Exploração e manipulação de materiais
Música- Músicas infantis (do universo escolar)

Duração: 4 horas

Objetivos:

Reconhecer a história de chapeuzinho Vermelho como um gênero textual- conto
Identificar e colorir os personagens da história Chapeuzinho Vermelho;
Utilizar a linguagem oral e escrita explorando as riquezas dos contos de fada;
Pintar cenas que pertencem à história trabalhada anteriormente em sala;
Completar quadro registrando as letras da palavra- VERMELHO;
Recontar e desenhar a História –Chapeuzinho Vermelho;
Recortar e colar o título da história no caderno (para casa)
Desenvolver o gosto pela leitura;
Ouvir em DVD a melodia do conto de Chapeuzinho;
Desenvolver a coordenação motora fina.


Estratégias de Ensino:

1º Momento – Socialização- momento livre de brincadeiras e convivências entre si. Nessa primeira meia hora de aula as crianças manuseiam os brinquedos livremente a professora apenas observa

2º Momento: Hora da rodinha- Oração- . Em seguida músicas diversas do repertório dos contos de fadas e do repertório das crianças.

3º Momento: A professora apresenta para as crianças a letra da música de Chapeuzinho Vermelho em DVD, seguida da leitura da mesma história (Chapeuzinho Vermelho).

4º Momento: A professora senta no centro da sala com as crianças, pedindo a cada uma para pegar uma das partes da figura para completar o quebra-cabeça do Conto.

5º Momento: Atividades impressas de pintar, colar, circular, completar, ler, registrar, relacionadas ao conteúdo trabalhado

6º  Momento: Lanche

7º Momento: Expor os numerais de 1 a 19 no centro do chão da sala e propor a cada criança que pegue um número que a pró indicar. Em seguida a professora pede aos mesmos que vire o verso do número e na sequência  chamada formará a palavra do título da história (Chapeuzinho Vermelho). A professora escreve no quadro os numerais e pede para as crianças registrarem no caderno co a ajuda da professora.

8º  Momento:  O para casa- Atividade para recortar e colar o título da historinha trabalhada em sala de aula(Chapeuzinho Vermelho)

Recursos: Material didático dos alunos, tesoura, cola atividades impressas, lápis de cor e de cera, DVD, note book, caixinhas de som, entre outros, caça – palavra gigante.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. sou educadora de uma sala multi seriada do pre 1 ao 1º ano do ensino fundamental 1, e tenho muitas dificuldades em desenvolver algumas atividades com eles pois quase nada chama a atenção dos mesmo são muitos dispersos. alguem teria alguma solução pra compartilhar com migo.eu agradeceria bastante.

    ResponderExcluir