Tema: O Casamento da Dona Baratinha
Componente curricular e conteúdo:
Identidade e Autonomia- Interação com o Meio
Linguagem Oral e Escrita- Reconto de história oralmente
Movimento: Brincadeira dirigida
Objetivos específicos:
- Apontar as falhas e os acertos do projeto;
- Desenvolver a coordenação motora fina.
- Desenvolver a capacidade de comunicação oral;
- Apreciar as construções dos colegas e as suas próprias.
Duração: 4 horas
Procedimentos Metodológicos
Acolhida: Receber as crianças com música animada.
Hora da Novidade: Colar em cada mesinha do grupo um animal e pedir que cada grupo fale sobre eles e imitem seu “barulho” contando em seguida que todos estes animais estarão na história que será contada no dia.
1° Momento: Contar história O CASAMENTO DA DONA BARATINHA, pedindo que cada grupo faça a voz no momento em que o animal aparecer.
2° Momento: Abrir roda de conversa sobre a história e deixar que as crianças falem livremente.
3° Momento: Propor atividade de colorir com os personagens Dona Baratinha e Senhor Baratão.
4° Momento: Abrir espaço para a apreciação das produções e colagem no quadro ou no mural.
5° Momento: Merenda pedagógica com leitura do livro A VACA QUE NÃO GOSTAVA DE PASTO e jogos de montar.
6° Momento: Apresentar no quadro os animais vistos na história, escrever os nomes com a ajuda dos alunos.
7° Momento: Pedir que um aluno por grupo pegue uma ficha com um nome, identifique pela letra inicial a qual animal pertence, peça apoio do grupo para confirmar sua constatação e cole no local adequadamente.
Outro aluno do grupo contará o número de letras e escreverá do lado do animal.
8° Momento: Listar em papel metro os nomes das histórias trabalhadas durante o projeto e pedir que cada grupo fale sobre uma delas escolhendo alguém do grupo para que, no palquinho faça o reconto oralmente.
9° Momento: Apresentar slide musical com as produções dos alunos e pedir que eles falem sobre a atividade que mais apreciou.
10° Momento: Entrega e explicação da atividade de casa.
11° Momento: Despedidas com entrega garrafinhas personalizadas.
Recursos: TV, Pendrive, cartazes, slides, lembrancinhas, livro, giz, atividade xerografada, quadro, folhas de ofício.
Avaliação:
Será realizada a partir das observações e anotações feitas em relação a cada aluno e cada um dos objetivos listados.
Bom dia, gostaria de saber qual é a justificativa deste plano de aula?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirNão é componente obrigatório a justificativa no plano de aula por conta de já constar no Projeto Literatura.
Caso encontre meu projeto eu publicarei. Obrigada
Amando todos os planos... Como professora iniciante está me ajudando muitoOOoo ! Da p trabalhar no maternal, pre I e no pre II
ResponderExcluirDesde já agradeço e recomendo ...
Quais usou para maternal? Não consegui encontrar.
ExcluirOlá, TD BM ? Adoro TD oque vc faz ,parabéns !!!
ResponderExcluirOlá, gosto muito do seu trabalho !
ResponderExcluirParabéns !!!
Muito obrigada a todos pelo carinho!
ResponderExcluirPostar um comentário