Grafismo Cultura Indígena e Reciclagem Sugestão de Aula

Nesta aula vamos trabalhar com elementos da cultura indígena confeccionando uma pulseira de material reciclável (rolo de papel higiênico) e grafismo através de pintura.

Vamos às etapas desta aula?
Grafismo Cultura Indígena e Reciclagem Sugestão de Aula

Eixos de trabalho:

Artes- Linguagem- Sociedade e Natureza
Objetivos:

  • Valorizar a cultura indígena;
  • Conhecer trechos da carta de Pero Vaz de Caminha;
  • Confeccionar pulseira com pintura indígena;
  • Estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina;
  • Desenvolver a oralidade através de conversa em roda.

Estratégias:

Etapa 1: A partir da aula anterior  Descobrimento do Brasil para Educação Infantil Pedro Alvares Cabral na Caravela e do tema proposto para reflexão " O que Cabral encontrou aqui?" será aberta roda de conversa para colher os conhecimentos prévios das crianças.

Etapa 2: Explanar com as crianças este momento da história em que os portugueses encontraram os indígenas na praia.

Serão lidos  trechos da carta de Pero Vaz de Caminha que demonstrem algumas características do povo que aqui foi encontrado.
A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura.
(...) Entre elas andava uma (mulher) com uma coxa, do joelho até o quadril, e a nádega, toda tinta daquela tintura preta; e o resto, tudo da sua própria cor. Outra trazia ambos os joelhos, com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés;
Etapa 3: Mostrar fotos de   indígenas isolados do Brasil e observar se as características são as mesmas citadas por Pero Vaz de Caminha.Também fazer a mostra de fotos de indígenas na atualidade e os espaços que ocupam na sociedade.

Etapa 4: Chamar a atenção das crianças para as pinturas dos indígenas e informar que ela pode ser encontrada não apenas em seus corpos, mas nas cerâmicas, redes, cestos, etc...
No site Turminha do MPF ( Ministério Público Federal) você encontra diversas informações sobre como eles produziam suas tintas, como pintavam, etc...
Etapa 5: Fazer mostra de artes indígenas com pinturas

Mostrar padrões de pintura indígena em vasos de cerâmica, como por exemplo o dos índios Terena São bem interessantes que podem ser reproduzidos pelas crianças. São padrões pontilhados, espiralados, ondulados e florais.
Procure no Google por (Cerâmica Índios Terena)... Você achará logo.
Não esqueça de informar  que os indígenas pintavam com gravetos ou com o dedo

Etapa 6: Propor a confecção de uma pulseira com pintura indígena.

As crianças farão a  pintura com o dedo(como os indígenas)e  após secagem utilizarão o padrão que preferir para finalizar suas pulseiras.

Com 1 rolo de papel é possível confeccionar 3 pulseiras

Etapa  7: As crianças farão uma roda (como numa tribo) mostrando seus braços com as pulseiras e a professora tirará uma fotografia para registro e colagem no portfólio.

Etapa  8: Socialização da experiência com a pintura
Cada aluno fará a avaliação da aula colocando os pontos fortes e os pontos fracos

Veja ainda:

Postar um comentário

0 Comentários