Inquietações Sobre o Trabalho com Carimbo de Mãos nas Escolas


A exploração de atividades com carimbo de mãos tem se mostrado espetacular para o trabalho de diversas competências e habilidades na Educação Infantil.
Com os carimbos podemos criar material para temas diversos e importantes como:
Animais, Alimentos, Meio Ambiente, Datas comemorativas, etc...
O que tem me inquietado na utilização deste tipo de atividade em sala de aula não é ela em si, já que amo de paixão e não canso de mostrar ideias com seu uso.
Ideias que crio em casa com minhas filhas e que portanto apresentam um padrão regular, certa simetria e traço definido.
O que me inquieta é a forma como algumas pessoas conduzem este tipo de atividade em sala de aula.
Inquietações Sobre o Trabalho com Carimbo de Mãos nas Escolas



O que tenho notado, apesar de nos dizermos dentro de um sistema construtivista são atividades novas e interessantes sendo mecanizadas.

Prática comum:
Não raro alguns pintam a mão da criança, carimbam no papel, deixam secar e fazem os detalhes.
Temos então produções perfeitas, rostos simétricos mostras de arte espetaculares, mas se formos observar a fundo temos mais uma mostra do professor que do aluno.
Muito dirão que se deixarmos que o aluno faça não sairá um trabalho bonito, por assim dizer "um trabalho para inglês ver". Sim, por que a ideia de alguns é deixar transparecer aos superiores que faz um trabalho diversificado, construtivo e perfeito e que as crianças de sua turma estão super coordenadas e hiper desenvolvidas, deste modo se consegue certo reconhecimento e respeito.

Prática apreciável:

Quando proponho a confecção de um peru com carimbo de mão, por exemplo, preciso orientar os alunos no sentido da posição da mão, em como ficaria interessante um dedo de cada cor e deixar que livremente criem os detalhes como os olhos, a crista, os pés e o que mais acharem necessário.
Se a proposta é que montem uma árvore com  folhas sendo as mãos , de igual modo criamos o tronco junto com as crianças, deixamos que um pinte a mão do outro e aprecie esta etapa da produção sentindo a textura do material, observando as cores, analisando que quantidade de tinta é necessário, etc ...

O que afinal é necessário para utilização adequada de atividades de carimbo de mãos?
  • A princípio é preciso, de fato, que o professor acredite na eficacia da atividade que é sim construtiva, que permite que a  criança entre em contato com texturas diversas (a depender do material utilizado), e crie sua própria representação de um trabalho direcionado para a turma dentro de um tema específico.
  • Que compreenda o trabalho com carimbo de mãos não simplesmente como um print no papel a ser feito de forma perfeita, mas uma oportunidade de a criança criar e desenvolver habilidades diversas.
É na prática que a criança vai aos poucos ficando mais coordenada, criando de forma mais simétrica e mostrando um trabalho mais "bonito", mas isto requer tempo e esforço contínuo

Se nunca deixarmos a criança produzir de forma autônoma quando ela aprenderá?
Inquietações Sobre o Trabalho com Carimbo de Mãos nas Escolas



Como colocado no título do texto, estas são inquietações. Apenas inquietações ...
E, uma chamada à reflexão.
Ser construtivista não é apenas realizar atividade onde se utiliza material concreto... Ser construtivista é assumir uma postura de quem acredita na capacidade de seu aluno. Uma postura de quem não pensa que detêm todo o conhecimento e que o bonito não é apenas aquilo que o professor produz utilizando habilidades que foram desenvolvidas em 20 ou 30 anos de idade.
Talvez , esta forma de aplicar atividades com foco mais em si mesmo que no aluno, seja o ranço do sistema no qual fomos educados falando em nosso inconsciente que o saber está todo depositado no professor , que o apreciável é o trabalho do professor, que apenas o professor produz lindamente.
Infelizmente muitos de nós ainda teima em reproduzir padrões.

Olha só... Na escola, desde a Educação Infantil existem mentes que pensam e mãos que criam.
Deixemos que continuem pensando e criando.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Mais uma chamada que consegue dar um "norte" ao meu trabalho e me perceber a mudança de paradigmas. Obrigada pela luta e empenho por uma Educação de qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você Irlandia, por todos estes anos acompanhando nosso trabalho. Você é uma profissional de ponta e é sempre muito agradável poder nortear sua prática como refletir sobre a nossa através do fazer pedagógico de nossos colegas.
      Beijão

      Excluir
  2. Abalou como sempre....
    só consigo responder como anônimo.
    bjs.Cleonice

    ResponderExcluir