5 Jogos de Colaboração Cooperação e Comunicação

Jogos de Competição como Fator de Exclusão em Sala de Aula e Sugestão de 5 Jogos de Colaboração Cooperação e Comunicação

Em minhas pesquisas habituais me deparei com um post super interessante que falava sobre o trabalho com os 3 CS na Educação Infantil ( Comunicação, colaboração e cooperação) e mostrava 5 atividades simples que podem ser realizadas na escola para estimular o trabalho em equipe através de jogos.

Perceberam que nos 3 CS, não tem a palavra Competição, né?

E competição é, na maioria das vezes o que se estimula nas nossas escolas que pregam o lúdico, a utilização de jogos, mas costuma compensar REPETIDAMENTE o de destaque em detrimento do outro que teve um desempenho não tão esperado.

 Deste modo, o jogo se torna fator de exclusão e deixa de ser lúdico para os alunos que se destacam menos neles. Quem acha divertido ser o perdedor sempre? 


Sim, claro que sim... Mas quando se perde repetidamente e a autoestima vai diminuindo gradativamente a criança aprende que É UM PERDEDOR INCAPAZ como acontecia no "jogo" da antiga tabuada onde uns batiam e outras apanhavam toda semana. 

Uns sorriam e outros choravam e a aprendizagem ficava comprometida.

E a tabuada era um jogo, e era lúdico para quem se destacava nele. Hiper lúdico eu diria!
Jogos de Competição como Fator de Exclusão em Sala de Aula

Jogos educativos de Comunicação, colaboração e cooperação


Fato é que é preciso utilizar mais jogos de cooperação, colaboração e comunicação entre os alunos a fim de estimular o trabalho em equipe e a  compreensão de que juntos podemos alcançar determinado objetivo. 

Que todos são importantes para a realização de um bom trabalho que irá beneficiar toda classe.

E firmar a velha máxima TODOS JUNTOS SOMOS FORTE, como dizia a música do Chico Buarque.

O que faremos então?

Terminaremos com jogo de competição?

De forma nenhuma!

Mas vamos variar sempre nos jogos de competição a fim de que cada criança possa ter destaque na sua melhor área de atuação. Então façamos jogos de linguagem, mas também de matemática, Sociedade e Natureza, quis sobre desenhos e animações, etc...

Possibilitemos que todos possam se destacar de alguma forma ou estaremos sim excluindo através dos jogos e das brincadeiras.

Quando não se trabalha bem com os jogos na Educação Infantil a criança chega ao Fundamental I já com aquela sede de ser a melhor, de se dar melhor, de se destacar e começam os problemas de relacionamento ( que irão acompanha-la por toda a  vida), de trabalhos em grupo mal sucedidos, de exclusão do que supostamente sabe menos, etc ... 

Aliás, isto já acontece muito na Educação Infantil onde as reclamações sobre crianças birrentas e cheias de si estão aos montes sendo lançadas em fóruns de discussões.

Mas eu citei as pesquisas e não mostrei as atividades e jogos,  né?

Pois VEJA AGORA 5 JOGOS DE COOPERAÇÃO COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO QUE VÃO ESTIMULAR SEUS ALUNOS

Utilize o tradutor do Google, veja as imagens e leia o texto.

Vamos trabalhar melhor com a colaboração e colher os frutos


Um dos jogo consiste em colar uma bola num lençol, cada aluno segurar numa ponta e juntos lançarem para o alto, o que só vai acontecer se todos fizerem juntos.

No outro uma bola é colocada numa caixa grande e as crianças atendendo comando deverão fazer movimentos para colocar a bola no canto que a professora pedir ou no centro.

São excelentes os jogos e simples de fazer!

Ah, e faça uma reflexão para ver se o ranço do estimulo competitivo não te pegou e ainda hoje você está em uma competição tentando ser melhor que o colega da sala ao lado.

Vale uma auto avaliação , uma revisão da prática.

Será que você quer ter a sala mais bonita da escola? A apresentação mais perfeita?

Quer ouvir que foi a sua atuação a melhor?

Reavalie, reavalie sempre.
Gi  Carvalho


Postar um comentário

0 Comentários