Mural Festas Juninas com Fogueira de Carimbo de Mãos e Estratégias de Ensino

Como todos sabem, por cá consideramos o trabalho da criança de suma importância na confecção dos murais e painéis.
Os pequeninos costumam ficar bem envolvidos na produção e valorizam mais o painel construído coletivamente pela turma que aquele que é fixado no pátio lindamente elaborado pela equipe escolar.
Um não precisa substituir o outro e podemos fazer uso dos dois sem maiores problemas, contudo jamais deixemos de valorizar o trabalho dos alunos e ajudá-los a produzir.
Outro ponto que consideramos na confecção de murais e painéis é a utilização dele no trabalho pedagógico. Este trabalho não se trata apenas de fazer para expor, mas de explorar e aprender.
Mural Festas Juninas com Fogueira de Carimbo de Mãos e Estratégias de Ensino
Vamos ver as estratégias para melhor aproveitamento desta atividade nos eixos: Música, Linguagem, Artes, Movimento, Sociedade Natureza e Matemática

Vamos lá?

1- Confeccione uma fogueira pequenina com rolos de papel toalha e celafone e ponha no centro da sala.
2- Abra roda de conversa sobre este símbolo junino e fale sobre a antiga tradição de pular a fogueira
As crianças falarão sobre os perigos de se pular uma fogueira de verdade e darão alternativas para não quebrar a tradição.
3- Convide as crianças para pularem a fogueira ao som da música
Coloque a música PULA A FOGUEIRA para tocar e deixe que as crianças brinquem a vontade  de pular.
4- Em um pedaço de papel metro escreva parte do refrão e trabalhe linguagem pedindo que cada uma à sua vez destaque uma vogal ou letra que conhece mostrando aos colegas o som.

PS: A letra da música é excelente também para trabalhar junções

5- Convide os para confecção do mural da turma com carimbo das mãos.
Neste momento peça para que um grupo destaque entre as tintas as cores que serão utilizadas para fazer fogo enquanto o outro destaca a cor da madeira nos papeis disponíveis.
6- Na etapa seguinte as crianças formarão duplas para pintarem as mãos umas das outras enquanto duas delas ficam responsáveis por rasgar papel e fazer a colagem da madeira e desenho das bandeirolas.

7- Cada criança em sua vez colocará a mão sobre a "madeira" e verá a impressão de sua mão fazendo as chamas da fogueira.

Aproveite o momento posterior para firmar valores de ajuda ao próximo deixando que um ajude a lavar e secar a mão do outro.

Para finalizar peça que algum deles desenhe um colega pulando a fogueira

8- Como finalização todos cantam a música Pula Fogueira enquanto juntos vão fazer a exposição de seu mural no pátio da escola

PS: A atividade pode ser realizada individualmente em folha de ofício.

Veja também:

Postar um comentário

0 Comentários