O Papel da Rotina na Disciplina em sala de aula
Adultos costumam considerar rotina algo negativo, enfadonho e desinteressante, não é verdade?
Me atrevo a dizer que este pensamento costuma atravancar o trabalho de muitos colegas esforçados que costumeiramente enchem o dia dos pequenos de grandes novidades e acabam se perguntando o que estão fazendo de errado já que o esforço diário em criar e levar novidades à sala de aula não tem dado muito certo.Muitos podem não ter considerado que este turbilhão de novidades não só não ajuda como atrapalha no processo de ensino e aprendizagem e é fator que contribui potencialmente para o crescimento da indisciplina em sala de aula.
Já explico...
Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades na Educação Infantil
Você, como professor já deve ter observado que as crianças tendem a repetir brincadeiras e pedem para ver um mesmo desenho inúmeras vezes sem jamais se cansarem.
Rir da mesma piada, cantar a mesma música, realizar o mesmo giro até cair no chão, etc...
Organizei abaixo algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender melhor
O Papel da Rotina na Disciplina em sala de aula
O que acontece numa sala sem rotina?
Com as crianças especiais, como autistas esta rotina é o grande diferencial e jamais pode ser desconsiderada devendo ser apoiada por pictogramas, ou seja, representações de objetos e conceitos traduzidos em uma forma gráfica extremamente simplificada.A rotina mantêm a criança relaxada e confortável!
Uma das grandes estratégias em manter uma turma disciplinada , por exemplo, consiste em dar um norte aos alunos tão logo estejam em sala de aula listando no quadro as tarefas que serão realizadas no dia de forma sequenciada.Isso vale para Educação Infantil e também Fundamental I.
Esta estratégia já foi testada e aprovada por milhares de professores.
Ao chegar em sala de aula liste no quadro as atividades do dia, tá legal?
Por qual motivo utilizar tarefas de rotina?
Todos sabemos da dificuldade de iniciar uma aula sem uma tarefa de rotina.
Situar o aluno no espaço tempo e conseguir colocar em prática uma aula costuma ser o pesadelo de muitos colegas.
Então, se você utilizar tarefas de rotina como: Calendário,quantos somos,chamada etc , deixará as crianças relaxadas e confortáveis preparando-as para o que virá a seguir.

De forma alguma...
É importante considerar a rotina como parte da aula, momento também de aprendizagem dos educandos e não como forma de passar o tempo fazendo dela um ato mecânico e desinteressante.
O que podemos fazer para não tornar esta rotina mecânica?
Simples... Basta mesclar elementos novos à ela considerando habilidades serem trabalhadas.
Ex: Em turmas de Educação Infantil é sempre importante utilizar metodologias para o trabalho com o nome na rotina diária.
Esta roda de nomes com recitação de parlendas é muito interessante e envolvente podendo ser repetida sempre que as crianças desejarem. E elas vão desejar muito!
Gi eu adorei a dica, mas o q fazer c uma turma de 25 crianças e somente 2 adultos??? Acho bem difícil!!!! Help me!!!!
ResponderExcluirAna, 25 aluno e 2 adultos (acredite) é até uma realidade "boa" no país rsrs... Este número é atendido muitas vezes por apenas um professor que se desdobra... Mas a rotina tem justamente o papel de auxiliar vocês. É importante, principalmente em turmas numerosas, manter as crianças tranquilas. Especificar para elas o que será feito durante o dia será um bom procedimento... Acredito que turmas numerosas são um entrave para o bom trabalho do professor, mas espero que vocês tenham no mínimo um excelente espaço físico. Boa sorte!
ExcluirA minha são 28 crianças na faixa dos 4 anos, só comigo e Deus!!
ResponderExcluirAí complica um pouco! Mas gostei da ideia! ��
É realmente uma situação terrível... Não é complicado é injusto com o professor e desumano com os alunos. Verifica se no seu estado não há um parecer estabelecendo o limite de alunos por turma. No Rio Grande do Sul, por exemplo, Parecer nº 398/2005 estabelece o número de até 20 crianças por professor em turmas a partir dos 4 anos. Na minha opinião 20 é um número alto para as condições de trabalho que temos e a estrutura física de muitas escolas, mas ter um limite já ajuda muito. Veja seus direitos!
ExcluirSou professora da Educação Infantil, 4 e 5 anos, não só sou a favor da rotina, como compartilho com meus pequenos o que vamos fazer naquele dia, registrando no quadro e no término do período levo meus alunos a fazer uma auto avaliação daquele dia, se cunprimos todas as tarefas propostas e das tarefas, quais as que mais gostaram. Muito bom poder ver meus pequeninos participando no dia a dia do meu planejamento diário. Tudo pela Educação... Zélia Melo
ResponderExcluirA Zélia falou que é a favor sim: "não só sou a favor da rotina, como compartilho com meus pequenos o que vamos fazer naquele dia..."
ExcluirNem vi o só. .. Tô ceguinha rsrs... Obrigada Mônica
ExcluirOi Zélia... O "só" me escapou da vista e acabei comentando errado rsrs... O registo da rotina diária é uma das estratégias mais eficazez q conheço pra manter a sala tranquila e desenvolver bem o que foi planejado. Bom que você tenha reforçado este ponto. Obrigada pelo comentário
ExcluirOi Zélia... O "só" me escapou da vista e acabei comentando errado rsrs... O registo da rotina diária é uma das estratégias mais eficazez q conheço pra manter a sala tranquila e desenvolver bem o que foi planejado. Bom que você tenha reforçado este ponto. Obrigada pelo comentário
ExcluirExcelente!!!
ResponderExcluirOlá Gi gosto muito dos artigos aqui compartilhados trabalho com crianças de 2 e 3 anos,essa questão da rotina e super válida e funciona mesmo.Minha maior dificuldade é sequência o que de fato é relevante para essa faixa etária preciso de mais dicas para planejamento sequencial e o que as crianças precisam aprender,pois acho nossos documentos pedagógicos oficias amplos e pouco esclarecedores para mim e vago.Estou me aprofundando.obrigada
ResponderExcluirTemos na aba categorias CRECHE muitas sugestões dos colegas . VALE A PENA ACESSAR!
ResponderExcluirPostar um comentário