Atividades Dengue, Zika e Chikungunya para Educação Infantil

Atividades Dengue, Zika e Chikungunya para Educação Infantil
Estas são algumas estratégias de trabalho com o tema Dengue, Zika e Chikungunya em turmas de Educação Infantil.



Diante dos surtos é sempre bom manter as crianças informadas, para que possam informar seus pais e familiares.


Como ensinar sobre Dengue, Zika e Chikungunya na Educação Infantil?

1- Comece a aula falando em roda de conversa, colhendo os conhecimentos prévios sobre cada uma das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

  • Pergunte se eles já ouviram falar sobre Dengue, Zika e Chikungunya, se têm algum parente que teve uma das doenças citadas, etc...
  • Deixe que relatem livremente o que sabem sobre o mosquito da Dengue e como prevenir as doenças causadas por ele.
2- Após a roda de conversa inicial aproveite para formar grupos e elaborar perguntas com as crianças sobre as possíveis dúvidas que surgirem sobre o assunto.

Podem ser perguntas  sobre  transmissão, modo de prevenção, sintomas, tratamento, como o vírus chegou ao Brasil, etc...
Deixe claro para as crianças que estas perguntas serão feitas à um profissional da área que terá todas as respostas e definam de cada grupo qual aluno levará a pergunta até o palestrante no momento oportuno

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

3- Apresente o agente de endemias aos alunos ( devidamente uniformizado) e peça que as crianças guardem silêncio para ouvirem as informações passadas e aprenderem dicas importantes para passarem aos pais.
A palestra deverá ser breve  e é importante que seja mostrado para as crianças o Aedes Aegypti para que possam observar com a lupa.
4- Após a palestra, uma criança de cada grupo deverá ir até o agente e entregar-lhe a pergunta do grupo que será lida e respondida devidamente e em linguagem que as crianças possam compreender.

5- Por fim, faça grupos de exploração para que as crianças observem o mosquito Aedes Aegypti com a lupa e posteriormente façam atividade de registro ou arte.


As crianças poderão ainda acompanhar o trabalho do agente na unidade escolar e aprender na prática como encontrar os focos do mosquito Aedes Aegypti e como eliminá-los.

Caso tenha outras sugestões, favor deixar nos comentários.


Postar um comentário

2 Comentários