Ética - O exemplo arrasta Texto Reflexivo Reunião de Pais e Mestres

Texto sobre valores para reuniões de pais
Enquanto minha filha montava um livrinho com lendas folclóricas  ilustradas eu pude ter uma pequena demonstração do que ela tem observado e colocado em prática.
Ética - O exemplo arrasta Texto Reflexivo Reunião de Pais e Mestres
Me pediu o material e sentou para fazer a tarefa de casa. Dobrou o ofício, pediu ajuda para escrever na capa, leu os textos que a professora deu e passou a ilustrar cada uma das lendas. Ao finalizar os desenhos e colá-los cada um em uma página,  iniciou a escrita das histórias (resolveu copiar tal qual lá estava) e ao finalizar o trabalho verificou que uma folha estava sobrando. Então me perguntou:
-Mãe, o que eu faço?
Antes que eu indicasse uma solução ela me disse:
- Já sei! Vou escrever na última página bem assim "Livrinho folclórico. Desenhos de Natascha Evellyn e textos da apostila da pró".
Falou isso e partiu como um raio sem se dar conta que tinha aplicado um princípio ético que vem se perdendo ainda mais com a chegada da internet. Valorizar e creditar o trabalho dos outros.
Não se apropriar do que não construiu é um valor moral que eu acho perfeito....
Me senti orgulhosa de perceber ela observa e aprende. De perceber um traço de caráter que eu aprecio demais... A HONESTIDADE. O fato de não querer lucrar com o esforço alheio é tocante.
Os filhos estão , o tempo inteiro de olho em nossa conduta e assimilam maior parte do que somos através do exemplo.
Minha filha observa muito nossa conduta e imita muito... Não é exagero dizer que observa o tempo todo...
É preciso que tenhamos a compreensão que valores morais não são ensinados com blá,blá,blá, mas pelo exemplo... Deste modo, para ensinar sobre amor devemos amar... Para pregar sobre honestidades precisamos nos esforçar para sermos honestos... Para apregoarmos aos quatro ventos que se deve guardar a moral e os bons costumes precisamos analisar que tipo de conduta moral temos tido , para que ao imitarem nosso exemplo nossos filhos não aprendam apenas a julgar e condenar sem observar seus atos imorais.
A máxima "Examine-se, pois, o homem a si mesmo." escrita pelo filósofo Paulo para o contexto da Santa Ceia, pode ser tomada aqui para a educação de nossos filhos.
Devemos sim, examinar nossas ações e atentamente observarmos quais valores morais nossas crias aprenderam e imitam. O que de bom estamos ensinando e o que de mal estamos fixando no caráter deles.
Minha filha me deixou muito orgulhosa pelo simples fato de lembrar que precisa valorizar o trabalho de alguém que cuidadosamente organizou um material de leitura para que ela montasse um livrinho.
E ela só tem 10 anos de idade... Que este valor não se perca no meio do caminho por outros exemplos não tão bons que eu possa dar!
E, só mais uma última colocação:
Valores morais são aprendidos a partir do exemplo.Os valores bons e os ruins.

Postar um comentário

0 Comentários