Histórias Africanas Projeto Um Conto que eu Conto

Histórias Africanas Projeto Um Conto que eu Conto 

Contos Africanos e Projeto para o Dia da Consciência Negra 

Este material serve de base para a produção de seu próprio projeto, baseado na sua realidade .
Ele deve ser adaptado à necessidade de sua turma.
Este projeto nasceu da necessidade de ações na escola que visem a valorização e ressignificação da cultura da afro e tem como objetivo geral possibilitar o conhecimento de alguns contos de origem africana proporcionando momentos de interação e estreitamento de laços entre criança e família através de leitura e representação da história.
Contos Africanos e Projeto para o Dia da Consciência Negra
Histórias Africanas Projeto Um Conto que eu Conto 


Objetivos específicos: 

  • Valorizar a cultura afro,
  • Ouvir histórias de origem africana,
  • Fazer registro da história ouvida através de desenho,
  • Conhecer a tradição têxtil do país de Mali na África,
  • Colorir criança vestida de Bogolan,
  • Montar a capa do projeto um conto que eu conto;
  • Apresentar contação de história lida e representada. 

Estratégias:


Ação 1- Convocar reunião para explicar aos pais e ou responsáveis a necessidade de acompanhamento na atividade proposta.

Entregar para cada responsável apostila com alguns contos de origem africana e orientá-los para que junto com a criança escolha (pelo título) um deles para leitura e posterior representação em folha de registro.
Para selecionar os contos e montar sua apostila de contos africanos veja a opção abaixo


Ação 2- Apresentar para a criança elementos da cultura africana e destacar os tecidos Bogolan etnia majoritária do Mali.


Veja trecho explicativo abaixo de TECIDOS AFRICANOS: Histórias Estampadas, feita pela professora  Marlene de Fátima Bento.

Segundo maior produtor de algodão da África (atrás do Egito), o Mali tem uma tradição têxtil que remonta há mais de mil anos, quando quase todas as mulheres sabiam fiá-lo e a maioria dos agricultores tecia nas horas vagas.

Tecer tem significados rituais e mitológicos. No Mali há uma tradição têxtil chamada bogolan.

 É uma técnica têxtil, feita em tecidos de algodão sem costura e feito a mão, com aplicação de lama para a secagem e durabilidade das cores.

No dilato local bogolan quer dizer feito de lama. Pezzolo (2007) descreve que enquanto integrantes de várias tribos se valem de lama para enfeitar seus corpos, por meio de desenhos feitos com as mãos, outros a utilizam com a finalidade de estampar tecidos de algodão, seguindo uma 6 antiga técnica.

Essa técnica é característica do importante grupo Bambara, da áfrica ocidental.

A lama usada para estampar é retirada de um lodo que se forma no fundo de poças, no fim da estação seca. Ela é fermentada em jarros e conservada durante todo o ano para esse uso especifico.

 O processo tem início com um banho de mordente à base de folhas e cascas de arvores no tecido.

Depois de seco, desenham-se motivos geométricos com a lama, utilizando bambu. Quando a lama seca totalmente sobre o tecido, ele é lavado e estendido ao sol, os motivos geométricos reaparecem em tom de marrom-escuro.

 Atualmente, são produzidos por meio de processos menos elaborados, que incluem a utilização de carimbos para a repetição dos desenhos.

Você pode ver mais informações no Caderno Online e retirar mais ideias para seu projeto podendo assim estendê-lo.

Ação 3: Direcionar pintura com as crianças para confecção da capa.

Pode-se tomar como modelo a nossa com a pintura da criança vestida com tecido Bogolan ou usar outra técnica.
Histórias Africanas Projeto Um Conto que eu Conto
Na nossa representação figura o conto africano A menina que não falava, ou ( como em outras versões) a menina que não queria falar 

Histórias Africanas Projeto Um Conto que eu Conto

Histórias Africanas Projeto Um Conto que eu Conto
Imagem do site Hhugolescargot onde você encontra muitos outros desenhos

Ação 4- Conversar com as crianças sobre o Bogolan, o país de Mali e a África aproveitando o momento para criação de conto coletivo baseado na criança pintada. Ação 

5- Explicar para as crianças que há inúmeros contos africanos e que em casa eles escolherão um eles para que seus pais ou responsáveis leiam para ele.

Explique que será preciso prestar bastante atenção para contá-lo aos colegas no dia seguinte e mostrar seu desenho sobre a história

Ação 6- Organizar espaço para que as crianças possam contar suas histórias e mostrar suas produções aos colegas. Caso deseje se aprofundar baixe o vídeo Domínio público Reportagem contos africanos

Ação 7: Convocar nova reunião dos pais para mostrar vídeo com a contação de cada criança, ou enviar vídeo gravado ao e-mail.
Este projeto pode ter duração curta, ou o professor pode estendê-lo até que as crianças tenham conhecido muitos outros contos africanos.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Parabéns por esse projeto, tão importante para a paz entre os diferentes povos do nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Se em 2003 tivessem levado a serio essa lei talves hoje nao tivessemos tanto odio racial, tantas criancas jovens negras deprimrdas.Que O Mestre Afra protetor dis africanos te avencoe.Lindo projeto.

    ResponderExcluir