A importância das atividades educativas para o aprendizado das crianças

Artigo sobre atividades educativas e aprendizagem de Lesney Pereira


A importância das atividades educativas para o aprendizado das crianças


A escola é considerada um espaço de interação, onde as crianças aprendem coisas novas e fazem diversas associações. É nesse ambiente que os pequenos começam a desenvolver habilidades sociais que poderão ser muito úteis na vida adulta.

Essas primeiras experiências em relação à educação coletiva são geridas por um educador, que possui um papel muito importante na sociedade: contribuir para a formação intelectual de indivíduos.  Sua principal função é mediar o conhecimento, tendo como ponto de partida o desenvolvimento do aluno em diversos aspectos.

Mas, para que esse processo seja satisfatório e traga bons resultados para todos os envolvidos, é preciso apostar em diferentes formas de ensino. Fazer um bom planejamento e ainda contar uma metodologia diferenciada pode ajudar a construir um ensino de qualidade.

Os recursos didáticos também são considerados importantes nesse processo, pois servem como complemento educacional. É nesse contexto que entram as atividades educativas, que interferem diretamente no aprendizado das crianças.

Atividades educativas 

Para estabelecer o tipo de atividade que será trabalhada em sala de aula, é preciso levar em consideração o seu objetivo e a temática que deseja abordar (retomar ao planejamento). Existem diversas alternativas e cada uma delas possui funções específicas no processo de aprendizagem.

Por exemplo, se a sua intenção é desenvolver a coordenação motora das crianças, você pode trabalhar com atividades de recorte e colagem. Por outro lado, se o seu intuito é reforçar a importância do Dia da Consciência Negra, você pode trabalhar com desenhos para colorir relacionados ao tema.

Atividades para alfabetização

Esses recursos também são importantes para a alfabetização dos baixinhos. Por meio de exercícios dinâmicos e interativos, é possível tornar o aprendizado da criança um pouco mais fácil e atrativo, além de contribuir significativamente para a sua produtividade.

Existem diversas opções de atividades disponíveis na internet, com características particulares para cada série. Por meio delas, é possível trabalhar com o alfabeto cursivo, formação de sílabas, cruzadinhas, reconhecimento de vogais, somar e subtrair, dentre outras.

Atividades de português 

Professores que querem aumentar o rendimento dos seus alunos em sala de aula também podem contar com atividades específicas de português para cada série, principalmente se os mesmos estiverem no ensino fundamental.

Além dos exercícios próprios de português, também é possível aplicar atividades de interpretação e produção de texto, de modo que todos as nuances da disciplina sejam desenvolvidas nessa fase inicial da criança.

Por meio dessas atividades, é possível despertar o interesse dos baixinhos pela leitura, estimular o desenvolvimento da escrita correta, propiciar o conhecimento de alguns gêneros e regras gramaticais, dentre outros aprendizados importantes.

Atividades de matemática

As atividades de matemática também são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da criança. Por mais que ela seja vista como uma das disciplinas mais difíceis nas escolas, é possível torná-la mais agradável e atrativa.

Essas atividades permitem que várias frentes da matemática sejam trabalhadas em sala de aula, entre elas: numerais, frações, adição e subtração, multiplicação, entre outras. Outra vantagem é que você pode baixar e imprimir diversos modelos pela internet.

Lesney Pereira


Veja ainda:

Ideia Criativa®. Postado por Gi Barbosa em . Atividades pedagógicas para Educação Infantil Atividades e planos de aula para professores da Educação Infantil. Classificação: 5

Postar um comentário

1 Comentários