Como aprender a contar e a tabuada - Primeiros passos para aprender matemática

Matemática na Educação Infantil 

A matemática costuma ser o grande terror na vida de muitos estudantes durante o período escolar e até mesmo após. Costumo dizer para meus alunos que o que torna a matemática difícil é o fato dela ser uma matéria contínua. Ou seja, com pré-requisitos.
Por exemplo: Para entender a tabuada de multiplicar você precisa saber somar e para saber somar você precisa conhecer os números e a noção de quantidade.
Analisando a vida escolar de um estudante e a educação infantil, podemos considerar que construir o conceito do número é o principal objetivo da aritmética das crianças de 4 a 7 anos. E por ser a base do conhecimento matemático, é importante consolidar o conhecimento dos numerais e suas relações.
Para isso, gostaria de citar dois conceitos básicos para introdução do conceito de número, são eles:
·         Igualdade
·         Comparação
Para entendermos melhor como trabalhar essas propriedades com as crianças é interessante considerar os tipos de conhecimentos conforme a Teoria de Piaget:
Tipo de conhecimento:
·         Físico (externa)
·         Lógico- matemático ( interna)
·         Social (externa)
Achei um pouco complicado, para explicar aqui, as definições de cada um desses tipos de conhecimentos, além de já ter bastante explicação deles na internet. Então, vou tentar explicar usando uma aplicação prática
Considere a imagem abaixo:
Como aprender a contar e a tabuada - Primeiros passos para aprender matemática

O pequeno Isaac está distraído embaixo da árvore, quando de repente cai uma maça em sua cabeça.
Ele observa ( conhecimento físico) que a maça, ao invés de "cair para cima" ou flutuar ela cai em direção ao chão. Então, ele se questiona ( conhecimento lógico-matemático) e se a maça fosse verde ou fosse uma melancia, aconteceria a mesma coisa? Daí ele aprende com seus professores ( conhecimento social) que a 3ª Lei de Newton afirma que a força da gravidade faz com que objetos sejam puxados ( caiam) em direção ao centro da Terra.
Podemos notar que os conhecimentos físicos e sociais são externos ( observação e transmissão), enquanto que o conhecimento lógico-matemático é interno (raciocínio). Quando se desenvolve o conceito de número com uma criança, partimos do conhecimento físico para o conhecimento lógico-matemático.
Os números são aprendidos à medida que a criança constrói relações entre coisas. De acordo com Piaget, o número é uma síntese de dois tipos de relações ordem e inclusão hierárquica.
Precisamos ter cautela para não reproduzirmos algumas formas como se ensina matemática tomando como ponto de partida ideias abstratas que apenas repassam o conhecimento social e a criança pequena, sem a habilidade de abstração, acaba por considerá-los pouco significativos.
É importante que a criança construa a estrutura lógico-matemática de maneira sólida para tornar-se capaz de raciocinar logicamente. Só ser ensinada a dar a resposta correta não resolve ( Veremos uma certa contradição disso, quando trabalharmos cálculos e a tabuada).
Se você leu até aqui, deve estar pensando: “ Tá Marcelo, até agora você só falou de problemas e teorias, cadê a solução?”
Perfeito!
Voltando ao tema, como ensinar uma criança a contar?
Precisamos desenvolver os seguintes conceitos:
·         igualdade
·         comparação
Um exemplo prático para desenvolver esses conceitos é por meio da atividade proposta pelo Ideia Criativa na postagem Fichas de Trabalho Numerais e Massinha de Modelar

Como aprender a contar e a tabuada - Primeiros passos para aprender matemática

Nessa atividade, trabalha-se a noção de igualdade ao relacionar a quantidade de melancias para colar com a quantidade de sombras disponíveis e a ideia de comparação pode ser feita ao comparar os cartões entre si.
Os números são aprendidos à medida que a criança constrói essas relações.

Após o domínio do conceito de número o processo de contagem passa a ser o próximo passo para aprimoramento e familiaridade dos números.
Gosto de aplicar a matemática no cotidiano para que ela seja mais significativa.
Uma aplicação no dia a dia seria o processo de contagem de dinheiro. Como por exemplo, contagem de moedas.
Acompanhando as novas tecnologias e as novas tendências de engajamento das crianças e estudantes, tenho utilizado os recursos de gamificação por meio de jogos de matemática.
Um exemplo que utilizei com meus alunos e tive um bom retorno foi o Jogo Contar dinheiro. Assista o vídeo abaixo para conhecer.
Vídeo do Jogo de matemática “Contar dinheiro”


Podemos concluir que a construção do conceito de número se dá pela quantificação de objetos de forma prática por meio de estímulos a autonomia da criança. Sempre lembrando que a autonomia como finalidade da educação requer que a criança não seja levada a dizer coisas nas quais não acreditem com sinceridade.
Introduzido o conceitos dos números e o processo de contagem, passa-se para a próxima etapa dos estudos de matemática básica que é o domínio da tabuada. Ahh, a tabuada!!
Entretanto, este assunto abordo em um outro artigo.  
VEJA NO SITE MATEMÁTICA ZUP  Como decorar a tabuada.
Referências:
"Autonomia como finalidade da educação: implicações da teoria de piaget"
A criança e o número o livro de Constance Kamii




Sobre o autor: Marcelo Ferbat - Fundador do Matematicazup, professor e consultor educacional. Pretende explorar e aplicar os recursos das novas tecnologias para tornar o ensino e aprendizado da matemática mais simples, objetivo e divertido.



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Que método legal! toda forma de ensinar tabuada usando a imaginação e a criatividade são fantásticos para despertar na criança o interesse pela matemática! Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir