Cultura indígena Desenho e jogo pedagógico O Tronco Indígena

Cultura indígena Desenho e jogo pedagógico O Tronco Indígena

Aula sobre cultura indígena -Festa dos índios Kuarup no Xingu
As crianças vão ficar encantadas com a história do Trono Indígena que tem o poder de  arrastar "para junto dele qualquer coisa que seja contra a floresta, assim impede que se façam maldades"
Cultura indígena Desenho e jogo pedagógico O Tronco Indígena
Você pode baixar o vídeo gratuitamente O TRONCO INDÍGENA  no portal da TV ESCOLA

Possíveis intervenções para o trabalho com o vídeo O tronco indígena.
  • Sugerimos que após verem o desenho o professor  convide as crianças para caçarem o tronco indígena escondido na escola ou na sala de aula.
Faça o tronco com um tamborzinho, galão de água , etc...


 O professor pode organizar a turma em grupos e entregar para cada grupo um mapa com as coordenadas, ou fazer o jogo do quente e frio.
  • Abrir roda de conversa sobre os poderes do tronco indígena e o respeito à natureza.
  • Falar com as crianças sobre a preparação do tronco indígena pelos Kuarup
Preparação do tronco - kuarup 

Tudo pronto, aos gritos de há-ha, vão os homens às malocas e de lá voltam acompanhados das mulheres e crianças. As mulheres, de cabelos soltos, trazendo algumas frutas e guloseimas, em largas folhas de palmeira, outras, ricos cocares, plumagem de coloridos vivos, braceletes e colares, aproximam-se em passos harmoniosos dos kuarupes e em voz baixa como um sussurro, travam com eles um pequeno diálogo em que parecem exprimir toda a gratidão, falando-lhes das saudades que deixaram, oferecendo-lhes ao mesmo tempo os frutos e guloseimas, e enfeitando-os com os ricos cocares, as plumas, os braceletes.
Quando a noite chega, os homens trazem da floresta archotes de palha incendiados, cuja luz violenta faz luzir os corpos untados de urucum em reflexos metálicos que desenham toda a beleza dos seus músculos.
  • Decorar um tronco ou confeccionar o tronco indígena com rolo de papel toalha.
  • Realizar a dança  dos índios Xingu .

 

Texto complementar:

Criados por tribos indígenas da América do Norte, os troncos indígenas sagrados, chamados de “totens”, ajudam a contar a história e os costumes dos nossos antepassados

Com o pretexto de procurar por mais uma das chaves mágicas do reino de Mardum, Cacá e Nina entram em contato com um costume tradicional dos indígenas americanos: de respeitar e valorizar as dádivas que a natureza oferece a todos os seres vivos. Um tronco caído de uma árvore centenária, por exemplo, transforma-se em um objeto sagrado, ou em um instrumento para as festas religiosas, ou seja, em um totem. 
Os totens são esculturas entalhadas em troncos que podem representar figuras de animais, de objetos e até de pessoas. Eles eram muito comuns entre as tribos indígenas da América do Norte, que os usavam para registrar a história de um grupo ou como objetos de culto em cerimônias religiosas. 

REPRESENTAÇÕES MÁGICAS 

Essas esculturas também podiam indicar as habilidades que alguns membros da tribo possuíam. Por exemplo, um pajé, ou líder religioso da tribo, que segundo membros de seu povo tinha o poder de se transformar em pássaro, era representado pela figura desse animal em um totem. 
Cada figura entalhada, assim como as cores usadas para decorar o totem, têm um significado diferente. A águia, por exemplo, com seu voo alto, consegue detectar qualquer perigo e representa a coragem e o prestígio. A figura do lobo representa inteligência, espírito de liderança e proteção às famílias e aos necessitados. Já entre as cores, o preto significa poder e liderança, e o vermelho, sangue da guerra.

Totem

Os indígenas brasileiros não cultivam a tradição dos totens. Eles utilizam os troncos das árvores em cerimônias em que homenageiam os seus mortos, como na festa do Kuarup, dos índios do Xingu e da Amazônia. Os troncos também aparecem em torneios festivos, como a corrida das toras, praticada pelos povos Xavantes e Timbiras, respectivamente do Xingu e do Maranhão. 


Saiba mais sobre Totens

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá parabéns pelo belíssimo site e pelas inúmeras sugestões que encontramos para nortear ainda mais como educadores. Amei este video e adoraria passar pra minha sala, mas não consegui fazer o download, se possível for, me envie o mesmo no e-mail [email protected] - Desde já agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de uma resposta sobre como proceder para download.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia colegas!
    Acessando o site da TV ESCOLA neste link http://tvescola.mec.gov.br/tve/video/as-chaves-de-mardum-o-tronco-indigena vocês podem baixar o vídeo. Tem uma pequena seta virada para baixo no canto direito do vídeo que deve ser pressionada e o download inicia.

    ResponderExcluir