Mais uma atividade BNCC NA PRÁTICA: Corpo, gestos e movimentos

Como costumeiramente sinalizamos, o mais complexo na aplicação de atividades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular configura-se na falta de estrutura de nossas escolas bem como de  materiais adequados para determinadas brincadeiras.

Dispomos de pequenos espaços e pouquíssimos materiais lúdicos, mas rotineiramente vamos nos adaptando e criando soluções práticas para seguirmos as recomendações do documento.

Afinal,  não podemos negar nenhum direito de aprendizagem à criança.

Posto isso vamos mostrar mais uma possibilidade de trabalho com o campo de experiência corpo, gestos e movimentos que pode ser interligada com traços, sons, cores e formas através da música a" Dona Aranha" ou com o eu, o outro e o nós.
Esta  proposta foi desenvolvida pela professora Jaqueline Rodrigues (lá de Teresópolis) com sua turma dentro do Projeto Bichinhos de Jardim.
Fazendo uso de barbante e aranhas pintadas pelas crianças foi possível criar uma teia  dentro do espaço da sala de aula e convidar as crianças à brincadeira.

Esta é uma atividade lúdica maravilhosa  que possibilita o desenvolvimento da coordenação motora ampla.

Trazendo para o campo da BNCC podemos perceber que estão sendo respeitados os eixos estruturantes " brincadeiras e interações" bem como os direitos de aprendizagem.

BNCC NA PRÁTICA: Corpo,gestos e movimentos

Com materiais simples e o espaço pequeno foi possível desenvolver esta atividade riquíssima.

BNCC NA PRÁTICA: Corpo,gestos e movimentos


Desenvolvendo Coordenação Motora Grossa através de brincadeira

Algumas crianças participaram ativamente auxiliando na elevação da estrutura da teia enquanto outras testavam os limites do próprio corpo deslocando-se pelos espaços da estrutura montada com barbante.

Um dos objetivos propostos para esta atividade é EI03CG02 crianças pequenas (4 e 5 anos) 

Fazendo escolhas de ir por cima ou por baixo elas seguiram desenvolvendo confiança, autoestima e autonomia.

Como podem ver também adentramos o campo de experiência o eu, o outro e o nós alcançando o objetivo  EI03EO03 crianças pequenas (4 e 5 anos)

E assim, mais uma vez reforçamos a necessidade de não trabalharmos na educação infantil sem reflexão profunda sobre a prática, senão acabamos por não aplicar a BNCC da forma correta.
Corpo,gestos e movimentos

Amamos a atividade a agradecemos à colega pelo compartilhamento do registro de sua vivência.

Veja ainda: