PESQUISAR ESTE SITE

Coletânea com 21 Planos de aula para trabalhar o Projeto Identidade e Autonomia na Educação Infantil

Dezenas de planos de aula Projeto identidade e autonomia para turmas de educação infantil para te auxiliar em sala de aula no início do ano letivo

Olá, professor(a)!

Vejo que muitos já estão prontos para organizar a primeira quinzena de aula trabalhando Projeto Identidade . Mas, por qual motivo iniciar as aulas com este projeto todos os  anos?
Bem, o Projeto Identidade serve não apenas para as crianças conhecerem elas mesmas, mas para que o professor tenha a oportunidade de conhecer melhor seus alunos e assim planejar melhor suas aulas levando em consideração seus conhecimentos prévios como também seus interesses pessoais. Foi pensando nisso que elaboramos o PROJETO TUDO SOBRE MIM que pode ser lido cá mesmo no site e adaptado para sua realidade. 
Esperamos que seja útil para você no início de sua jornada pedagógica no próximo ano.
Acreditamos também que fazer vistas aos planos de aulas de outros colegas ( observando a forma como trabalham o tema identidade) abre um leque de possibilidades de trabalho e foi por isso que  trouxemos a super dica de hoje.



    Então, lá no Portal do Professor MEC encontramo uma coleção de sugestões de atividades para trabalhar o Projeto Identidade e Autonomia na educação infantil. São planos de aula incríveis que você pode ler no portal ou fazer download para o seu PC e assim aproveitar as muitas estratégias lúdicas presentes neles para encantar suas crianças logo no início do ano letivo e assim garantir sucesso nas suas práticas pedagógicas.


A SINOPSE DO CONTEÚDO:

        Nesta coleção, as crianças terão oportunidade de conhecer a origem do seu nome, sua história de vida e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos. A aula número 1 ajuda o aluno a buscar referências para a construção de sua identidade. A aulas 2 a 6 possibilitam as crianças descobrirem o significado do próprio nome e perceber que ele faz parte de sua identidade e de sua história. A aula 7 permite conhecer os variados tipos de nomes, ouvindo e apreciando algumas músicas relacionados com a temática. As aulas 8 e 9 tratam de compreender o nome próprio como identificação. A aula de número 10 tem como objetivo estabelecer relações entre a história de seu nome e a dos colegas reconhecendo semelhanças e diferenças. A aula de número 11 mostra as semelhanças e distinções das características físicas do corpo humano. A aula 12 propõe o aluno buscar referências para a construção de sua identidade. As aulas 13 e 14 oportunizam o conhecimento de si próprio a partir do nascimento. As aulas de número 15 e 16 ajudam as crianças a perceberem a si mesmo destacando suas características físicas. A aula 17 objetiva compreender a função social da escrita através do registro das memórias dos alunos, expressando suas vivências preferidas. A aula 18 aborda as diferenciações dos gêneros por aspectos biológicos e culturais. Na aula 19 mostra obras de artistas que expuseram seu auto-retrato. A aula 20 traz a possibilidade de o aluno conhecer os lugares de origem de sua família. A aula 21 permite as crianças apreenderem as noções de passado, presente e futuro. A aula de número 22 ajudará o aluno a compreender a função do nome.Autoria
Maria Núbia Pessoa - NÚCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Se você está curtindo as férias salve esse post e aproveite suas férias com a certeza que no retorno seu material de pesquisa está prontinho.

Ideia Criativa Educação na Primeira Infância®. Atividades pedagógicas para Educação Infantil e Séries Iniciais

Um comentário:



Ideia Criativa Atividades Pedagógicas. Tecnologia do Blogger.