O diálogo é algo imprescindível para a construção do conhecimento

Hoje quero compartilhar com vocês um pequeno trecho do livro Paulo Freire Vida e Obra org. Por Ana Inês Souza. Ele trata traz uma das falas nosso patrono da educação sobre   diálogo.  
Citação Paulo Freire para TCC
    Querer acrescentar qualquer coisa mais ao que escrito está é tolice,  mas vale a pena destacar uma das partes que considero mais valiosas para nossa  reflexão.

"SE EU NÃO AMAR O MUNDO -SE EU NÃO AMAR AS PESSOAS- NÃO CONSIGO ENTRAR EM DIÁLOGO "

   Isso nos leva a refletir sobre o andamento dos debates educacionais na rede e a ausência de amor nas falas de muitos profissionais... Uma ausência de amor que descarta o sentimento de empatia, por conseguinte desrespeita o outro que pensa diferente.  São esses debates os responsáveis por deixar ainda mais claro o quanto aprendemos a falar sem nunca ouvir. São milhares de monólogos. Pessoas que só escutam a própria voz e perdem a oportunidade de - a partir do diálogo- aprender com o diferente e construir um conhecimento mais transformador.
O diálogo é mesmo imprescindível às relações humanas e um dos meus grandes sonhos é ver nossa classe dialogando e unindo-se em prol de uma educação de melhor qualidade. 
Gi Carvalho 

Postar um comentário

1 Comentários