A importância do movimento na Educação Infantil

A importância do movimento na Educação Infantil

Vamos falar sobre a necessidade das atividades que privilegiem o movimento na Educação Infantil?

Primeiro precisamos considerar o que diz as DCNEI, documento utilizado como referência para criação da BNCC ( Base Nacional Curricular Comum). 

A importância do movimento na Educação Infantil
Imagem Freepik

Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
ENTRE OUTRAS COISAS:

  • Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição;
Portanto, movimento na rotina da Educação Infantil não é opcional e sim OBRIGATÓRIO.

Em alguns centros de Educação Infantil existem professores de educação física disponíveis que através de seus planejamentos fazem a alegria da garotada com percursos, circuitos, jogos, brincadeiras, ou seja, atividades que envolvem muito, muito, muitoooo movimento.

Contudo esta não é a realidade de todas as escolas.

O que fazer então?

Aí é que está uma boa questão para observar. ...

 Muitas vezes o fato de existir um professor de educação física disponível faz com que alguns colegas empreguem mais esforços em atividades estáticas que levam muitas vezes à rotinas estressantes e fracasso na execução de seus planejamentos.

É preciso entender  que crianças não conseguem ficar paradas por muito tempo como alguns acham que deveriam e o movimento não deve ser algo ligado apenas à educação física, mas estar atrelado à maioria das atividades planejadas para os pequeninos.

Mas como podemos fazer isso?

O professor pode diariamente trazer o movimento para suas atividades utilizando estratégias em que estejam presentes jogos, brincadeiras, dança, pintura, pequenos circuitos, caminhadas, passeatas, panfletagem, visitação etc. E tornar a rotina na Educação Infantil mais dinâmica alcançando assim sucesso em sua jornada pedagógica.

Lembre-se que:
CRIANÇA EM MOVIMENTO É CRIANÇA FELIZ E CRIANÇA FELIZ É SINÔNIMO DE ROTINA PRODUTIVA E DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM GARANTIDAS.
E é justamente por este motivo que empregar esforço no desenvolvimento de atividades que privilegiem o movimento é tão importante na Educação Infantil.

Em síntese:

Os bebês, crianças muito pequenas e crianças pequenas necessitam de movimento, ação e espaço de exploração para se desenvolverem melhor e isso é fato inegável.

Importa então,  que o professor planeje atividades em que as crianças não permaneçam presas a uma cadeira, mas possam conhecer e explorar os ambientes disponíveis na instituição bem como fora dela e assim se desenvolverem melhor.

E você, o que pensa sobre a necessidade de atividades que privilegiem o movimento na Educação Infantil?

Postar um comentário

2 Comentários