Artes visuais , grafismos e significados dentro da cultura indígena

Materiais para fundamentação de trabalho sobre cultura indígena

Olá, profs!

Observando por cá o grande interesse pela sugestão de aula GRAFISMO, CULTURA INDÍGENA com material reciclável para educação infantil, decidi pesquisar um pouco mais e indicar para vocês bons textos sobre artes visuais indígenas.

Um dos trabalhos que li e amei foi o de Alexandrina da Silva (UFSC)
Ele versa sobre a arte manual -tipos de artesanato, desenhos, grafismos- produzida na Aldeia Linha Gengibre, RS (Guarani Mbya). 
Minha parte preferida neste trabalho é sobre os grafismos e seus significados a partir da página 12, pois ele nos inspira a produzir boas estratégias de trabalho sobre cultura indígena que certamente encantará os pequeninos.
VALE A PENA LER!

O segundo trabalho é o livro ARTE VISUAL DOS POVOS TIRIYÓ E KAXUYANA de Denise Fajardo Grupioni que não posso definir com nenhuma palavra menos que ESPETACULAR.
Você pode baixar o livro no site Instituto Iepé inteiramente grátis.

Como na educação infantil e fundamental I as crianças são apaixonadas por arte acredito que fazer um trabalho voltado para a valorização da cultura indígena e suas produções artísticas seja mais válido que tão somente reproduzir padrões estereotipados que conduzem a transformar a figura do indígena brasileiro em um mero personagem.

Vamos ler mais , refletir mais e procurar fundamentar nossa prática pedagógica a fim de promover uma educação de qualidade que de fato valorize a riquíssima cultura dos povos indígenas brasileiros.

Postar um comentário

0 Comentários