TABELA BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL ORGANIZADA POR CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E FAIXAS ETÁRIAS


Olá , profs!

Através do site do BNCC MEC você consegue baixar planilhas da Educação Infantil por campos de experiência e faixas etárias. Estas planilhas facilitam muito na construção do currículo e também no trabalho de planejamento do professor uma vez que são editáveis.



Você pode baixar por cá mesmo a planilha completa ou ir até o site e baixar por campo e faixa etária

Baixando , por exemplo, a tabela do grupo bebês (zero a 1 ano e 6 meses) do campo "O eu, o outro e nós"  você terá o seguinte conteúdo organizado.

Direitos de aprendizagem:

Nesta parte da tabela consta os 6 direitos de aprendizagem

CONVIVER:

Conviver com outras crianças e adultos em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens e ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e as diferenças entre as pessoas.

BRINCAR

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções.


PARTICIPAR:

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades

EXPLORAR:

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

EXPRESSAR:

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CONHECER: SE:

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.


Já na parte 2 temos os campo de experiência em questão organizado de acordo com a faixa etária e listados os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

E por fim, na parte 3 segue o MATERIAL SUPLEMENTAR PARA O REDATOR DE CURRÍCULO com sugestões de abordagem das experiências de aprendizagem e sugestões de currículo.

Espero que goste da dica e faça bom uso do material