BNCC- Tabela com os direitos de aprendizagens, campos de experiências

BNCC- Tabela com os direitos de aprendizagens, campos de experiências e material suplementar para o redator do currículo .

Olá , profs!

Através do site do BNCC MEC você consegue baixar planilhas da Educação Infantil por campos de experiência e faixas etárias. 

Estas planilhas facilitam muito na construção do currículo e também no trabalho de planejamento do professor uma vez que são editáveis.

BNCC- Tabela com os direitos de aprendizagens, campos de experiências e material suplementar para o redator do currículo

Você pode baixar por cá mesmo a planilha completa ou ir até o site e baixar por campo e faixa etária

Baixando , por exemplo, a tabela do grupo bebês (zero a 1 ano e 6 meses) do campo "O eu, o outro e nós"  você terá o seguinte conteúdo organizado.

Direitos de aprendizagem:

Nesta parte da tabela consta os 6 direitos de aprendizagem

CONVIVER:

Conviver com outras crianças e adultos em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens e ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e as diferenças entre as pessoas.

BRINCAR

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções.


PARTICIPAR:

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades

EXPLORAR:

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

EXPRESSAR:

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

CONHECER: SE:

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.


Já na parte 2 temos os campo de experiência em questão organizado de acordo com a faixa etária e listados os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

E por fim, na parte 3 segue o MATERIAL SUPLEMENTAR PARA O REDATOR DE CURRÍCULO com sugestões de abordagem das experiências de aprendizagem e sugestões de currículo.

Espero que goste da dica e faça bom uso do material

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Eu não sei o que é pior... É o MEC divulgando isso no site ou professores achando bom ler um documento que seria para romper o paradigma da "fragmentação de aprendizagem" de forma fragmentada, sem contar esse monte de "atividadezinha" que esse material de apoio sugere... Realmente não há como transformar com esses tipos de materiais que estão sendo disponibilizados. É para emburrecer professor mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele!

      Gostaríamos muito de publicar um de seus artigos com críticas e quem sabe sugestões práticas.
      A intenção do site não é emburrecer ninguém, mas aprender uns com os outros, dialogar e partilhar experiências.
      A BNCC foi discutida e homologada . Nos resta informar os colegas como fizemos em relação aos referenciais e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
      Ficamos no aguardo das suas colaborações com o intuito de enriquecer a prática de seus colegas e auxiliar para a melhoria da educação em nosso país.
      Um lindo dia pra ti!

      Excluir
  2. Boa noite, Gostei muito do material, e concordo com a equipe da Ideia Criativa, acredito que a intenção de disponibilizar o material seja no sentido de criar espaços de dialogo e reflexões, não é para copiar e tomar como verdade absoluta, é sim o momento de refletir sobre nossas práticas pedagógicas!!

    ResponderExcluir