Os benefícios do jogo amarelinha em turmas de Educação Infantil e Fundamental I

Os benefícios da amarelinha em turmas de Educação Infantil e Fundamental I
Imagem Freepik

Os benefícios do jogo amarelinha em turmas de Educação Infantil e Fundamental I

Vamos falar da amarelinha e os benefícios deste jogo ?

  Conhecida por muitos de nós quando crianças a amarelinha, também chamada por cá de macaquinho é um dos jogos infantis mais prazerosos e amados de todos os tempos.


A amarelinha foi trazida para o Brasil pelos portugueses e encantou e divertiu muitas gerações.

E talvez seja por isso que todos os anos em alguma escola deste país um(a) professor(a) busca fazer o resgate deste jogo e tornar a infância de seus alunos um pouco mais divertida.

A amarelinha pode ser jogada em duplas ou grupo.
E eis o primeiro de seus benefícios, afinal " A habilidade crescente de jogar jogos em  grupo é uma conquista cognitiva e social  muito importante das crianças ..." , e esta habilidade precisa ser  "estimulada antes dos cinco anos e aprofundada depois dessa idade "  Kamii; DeVries

Aqui temos, portanto fundamentação teórica para iniciar o jogo de amarelinha desde a educação infantil,  tendo em vista que ela também serve para estimular coordenação motora e lateralidade, desenvolver a concentração, reconhecer os números, etc.

Mas, ainda existem outros benefícios?

SIMMMMMM

Por ser um jogo de regras a amarelinha possibilita que as crianças aprendam a interagir favorecendo assim a sociabilidade , deste modo elas conseguem estruturar grupos e aprendem a cooperar com os outros e lidar com as vitórias e derrotas.

Excelente, não?!!??

É preciso lembrar, porém que existem muitos tipos de amarelinhas e para cada uma regras específicas.
  • Amarelinha tradicional;
  • Amarelinha africana;
  • Amarelinha caracol;
  • Amarelinha inglesa.
Você pode ler mais e aprender como jogar ( as que ainda não conhece)  lendo o artigo A BRINCADEIRA DE AMARELINHA NA EDUCAÇÃO INFANTIL de Daniele Aparecida Fruchi Moreira

A amarelinha africana não aparece no artigo, mas você pode saber mais sobre ela no site MAPA DO BRINCAR

Além disso podemos atrelar ao jogo conteúdos de matemática,  língua portuguesa, educação física e utilizar a amarelinha como recurso para a aplicação de conteúdos no Fundamental I

A professora Rosana Cipra, por exemplo nos mostra como trabalhar letras do alfabeto com um tipo de amarelinha muito interessante.

VISITE A PÁGINA CANTINHO DA PROFESSORA ROSANA CIPRA  e veja mais vídeos de jogos e brincadeiras incríveis!


É possível também trabalhar ordem crescente e decrescente, utilizar o jogo para dar base à pesquisas sobre os tipos de amarelinhas e os países em que ela é apreciada, etc

Outra possibilidade é jogar vários tipos de amarelinha com a turma e em seguida realizar pesquisa e construir gráficos mostrando qual o tipo mais agradou ou desagradou a turma.

Você pode ainda solicitar  que as crianças escrevam uma lista de perguntas sobre amarelinha e entrevistem algum parente para saber como eles jogavam amarelinha na infância.

São muitas possibilidades, pode acreditar!

Espero que vocês tenham apreciado a leitura tanto quanto eu apreciei brincar de macaquinho na minha rica infância repleta de vivências e brincadeiras.

Tenho certeza que seus alunos que ainda não conhecem este jogo vão amar.

Se tiver sugestões deixe nos comentários. Cá no Ideia Criativa amamos contribuições

Postar um comentário

1 Comentários