4 filmes infantis para abordar as relações familiares em sala de aula

Filmes se bem utilizados são excelentes recursos para o trabalho  pedagógico. Eu já utilizei alguns em minhas turmas de EJA e Fundamental I para falarmos sobre questões sociais ou refletirmos sobre ética, valores, preconceitos, etc.

E Hoje quero indicar para vocês 4 excelentes filmes infantis para falarmos sobre as relações familiares. Eles são divertidos, atuais e vão render excelentes discussões em sala de aula.


4 filmes infantis para abordar as relações familiares em sala de aulaFilme infantil 1 - Viva, a vida é uma festa!

Este filme , conta a história de uma família de sapateiros que odeia música por conta de um de seus antepassados ter supostamente escolhido os palcos e abandonado a família. 

A história se passa no México na festa do dia dos mortos. Um evento cultural importantíssimo naquele país.

Interessante, divertido e emocionante "Viva, a vida é uma festa" seria uma excelente opção para uma sessão cinema na escola na festa da família e posterior diálogo sobre a importância de valorizá-la e colocá-la acima de interesses pessoais, mas sem nunca impor aos pequeninos que trilhem profissionalmente  o caminho que escolhemos para eles  abrindo mão de seus talentos e abandonando suas vocações.

É possível também dialogar com os pequeninos sobre como devemos tratar os idosos com amor ainda que eles tenham esquecido quem somos.
Sabe aquele vovô e aquela vovó?
Pois é... Eles precisam de afeto tanto quanto de banho, comida e uma cama para ficarem deitados.

Ter um idoso em casa e não lhe dar amor e atenção é tão ou mais desumano que colocá-lo em um asilo quando se pode tê-lo ao pé de si.

FILME 2- VALENTE

4 filmes infantis para abordar as relações familiares em sala de aula
Valente nos mostra a difícil relação entre mãe e filha. 

Há um choque de gerações e tentativa de imposição da mãe para que a filha se encaixe no modelo pré definido de boa mulher naquela sociedade.

Há rebeldia, escolhas equivocadas, disputas de poder, entendimento da forma de pensar uma da outra, quebra de paradigmas e reconciliação em amor.

Merida - a protagonista- não quer ser " bela, recatada e do lar" , ela quer ser dona do próprio destino e não vai medir esforços para ter seu futuro nas mãos.

FILME 3- Enrolados 

Talvez muitos não vejam está releitura de Rapunzel como um filme que fala de relações familiares, mas ele não apenas fala... Ele grita!!!!

4 filmes infantis para abordar as relações familiares em sala de aula
Querem ver só????

Rapunzel só conhece o mundo que sua suposta mãe criou para ela.

Ela tem uma mãe narcisista, manipuladora e tóxica que tenta a todo custo mantê-la sob controle. Esse tipo de mãe é mais comum do que se pode imaginar. ACREDITE!

Ela constantemente planta a ideia de que o mundo lá fora é terrível e aproveitando-se da ingenuidade e do amor  de Rapunzel a mantém prisioneira do próprio medo para assim conseguir viver para sempre fazendo uso de seu cabelo mágico.

Felizmente Rapunzel se rebela, enfrenta seus medos e tem a sorte de encontrar sua verdadeira família e assim ter um lar o que para muitas crianças com mães narcisistas e manipuladoras não é  possível tendo em vista que elas são de fato parte da família verdadeira.

Filme 4- Operação Big Hero

4 filmes infantis para abordar as relações familiares em sala de aulaEste é um típico filme de super heróis, mas com uma história de fundo que mostra como algumas pessoas lidam com a perda de parentes amados

Ele nos mostra de início uma formação familiar não tradicional. O protagonista - adolescente- mora com sua tia e seu irmão Tadashi.

Os pais de Hiro morreram quando ele ainda era bebê, mas seu irmão está sempre disposto a amá-lo, protegê-lo e incentivá-lo a utilizar seus talentos para criar coisas incríveis.

Sua tia também tem um papel importante em sua vida , mas Hiro tem uma segunda perda familiar que o leva aos 5 estágios de luto.

Negação- Raiva- Depressão- negociação e aceitação.

E é no meio dessa luta emocional interna que nasce a Operação Big Hero com um sexteto de super heróis inigualáveis.

É um filme extraordinário e emocionante com boas surpresas do início ao fim.

Então, você gostou das sugestões? Já assistiu algum desses filmes infantis? Tem outras sugestões de filmes que abordam as relações familiares?

Deixe seu comentário!!!!



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ótimas sugestões , dos quatro indicados eu já conheço três, vou atrás de assistir o Operação Big Hero.

    ResponderExcluir
  2. Faltou A família do futuro. Lindo. Fala de adoção.

    ResponderExcluir