Atividades abolição da escravatura no Brasil 5º ano

Atividades abolição da escravatura no Brasil 5º ano 

Para que a escravidão no Brasil tivesse fim se fez necessário a criação de leis . Estas leis ( diferente do que nos ensinaram)  apesar de serem UM CAMINHO PARA A LIBERDADE quase nunca beneficiavam o escravizado.

É preciso recontar a história das leis abolicionistas  levando os alunos a pensarem sobre elas e analisarem pontos positivos e negativos.

Então, que tal um debate esta semana sobre escravidão e leis de abolição à escravatura em nosso  país?

É importante lembrar que o Brasil foi o último país da América Latina a abolir a escravidão.

O QUE É UMA VERGONHA PARA A NAÇÃO!

O racismo ainda é algo arraigado à nossa cultura e negado por muita gente, portanto é preciso relembrar a triste história de um povo que foi escravizado e sofre até os dias atuais com o preconceito, racismo e discriminação.

Um povo que ainda luta diariamente por respeito e justiça social!

Desenvolvemos atividades para te auxiliar ao final do debate. Esperamos que sejam úteis]]

Atividades abolição da escravatura 5º ano


Atividades abolição da escravatura 5º ano
Atividades abolição da escravatura no Brasil 5º ano

Abaixo um pequeno texto informativo para auxiliar no debate em sala de aula sobre a abolição da escravatura.

A Lei Eusébio de Queirós, proibia a importação de escravos para o Brasil, o que tornava o escravo ainda mais caro e forçava os donos de fazenda a procurarem outro tipo de mão de obra, a saber os europeus.

A intenção por trás desta lei era também "branquear" a população e possibilitar o contato com cultura europeia considerada superior
A Lei do Ventre livre, que tornava toda criança nascida a partir do dia de sua assinatura livre pode ter trazido certa felicidade ao povo escravizado, contudo a criança só ganhava sua liberdade aos 21 anos continuando assim, portanto, a ser explorado e tendo que escolher entre ir embora ou ficar na companhia de seus pais ainda escravos.
Certamente muitos escolhiam ficar.

A Lei do Sexagenário trouxe liberdade aos escravos com mais de sessenta anos, contudo naquela época, raramente que tinha uma estimativa de vida até os 40 algum escravo seria libertado. E, livrar-se de um escravo idoso trazia mais benefício ao dono que ao escravizado. Para onde iria? Quem cuidaria dele?
A Lei Áurea acabava com a escravidão no Brasil, contudo não dava garantias aos escravizados de viverem de forma digna nem de receberem pagamento por conta dos anos de serviço prestados aos antigos "senhores". Os negros saiam das fazendas para cederem lugar aos imigrantes europeus e iam para os quilombos ou em busca de trabalho nos centros. Continuavam sendo explorados,trabalhando muito e ganhando muito pouco de modo que mal conseguiam se sobreviver.Acabou a escravidão formal, mas os negros continuaram sendo explorados no decorrer dos séculos.
E mais uma atividade sobre Abolição da escravatura- Caminhos para a liberdade.
Atividades abolição da escravatura 5º ano
Atividades abolição da escravatura no Brasil 5º ano

Atividades abolição da escravatura 5º ano
Espero que as atividades sejam úteis. Elas foram retiradas de nosso outro site.
Passa por lá e veja outras ideias criativas.

Postar um comentário

0 Comentários