BNCC Educação Infantil e o Brincar heurístico

BNCC Educação Infantil e o Brincar heurístico

BNCC Educação Infantil e o Brincar heurísticoHoje gostaríamos de falar um pouco sobre BNCC Educação Infantil e o Brincar heurístico ?

Como esta forma de brincar se alinha ou não à nova Base Nacional Comum Curricular?

Em um primeiro momento devemos pensar que a palavra BRINCAR  aparece na BNCC não apenas como eixo estruturante da Educação Infantil, mas também como direito de aprendizagem.

Portanto, BRINCAR é de extrema importância e deve ser privilegiado na infância.

BRINCAR É COISA SÉRIA!!!!

Em seguida vamos buscar a definição de HEURÍSTICA e deste modo iniciar a compreensão sobre este assunto.

Heurística de acordo com o dicionário é:

arte de inventar, de fazer descobertas; ciência que tem por objeto a descoberta dos fatos.

Trazendo para a realidade da Educação Infantil  propor o brincar heurístico seria , permitir que as crianças façam suas descobertas por si mesmas em momentos de brincadeiras com objetos do cotidiano nas creches e pré escolas.

Já conseguem perceber a relação? Não ?
Vamos esclarecer mais um pouco...


Como a BNCC Educação Infantil e o Brincar heurístico se relacionam?


O brincar citado pela BASE não é aquele brincar passivo, constantemente dirigido e repleto de interferências do adulto,  mas um brincar carregado de experiências em diferentes espaços, com diferentes materiais.

Um brincar que  possibilite maior exploração da criatividade e imaginação, tendo também como objetivo ampliar e diversificar as experiências emocionais, sensoriais, corporais, cognitivas, expressivas, sensoriais, sociais e relacionais de nossas crianças, além de oferecer à elas acesso às produções culturais.

E existe melhor forma  que a brincadeira Heurística para alcançar estes objetivos ?

Importante salientar que o termo brincadeira heurística foi criado  para "descrever a interação de bebês e crianças com objetos do cotidiano-não brinquedo"

Para os colegas que não dispõem de brinquedos estruturados multicoloridos nos Centros de Educação Infantil e reclamam da falta deles, esta teoria pode abrir os olhos sobre a sua real necessidade e modificar a forma de atuar frente à criança.

Você sabia que os objetos do cotidiano-colheres de pau, tampas de panela, pedaços de madeira, folhas secas, galhos, malas- promovem experiências mais ricas do que os brinquedos industrializados criados para um único fim?

Veja nossa matéria sobre brinquedos não estruturados.

Mas por qual motivo a brincadeira heurística é importante para bebês e crianças?

Para responder esta pergunta gostaríamos de indicar o seguinte artigo.

O que é brincadeira heurística e por que é importante?

Leia com atenção.

Para finalizar esta publicação deixaremos anexado um vídeo para que vocês possam ver a teoria em prática e perceber sua riqueza.

Espero que vocês tenham curtido este artigo sobre BNCC Educação infantil e o brincar heurístico

Postar um comentário

0 Comentários