Piaget : Entenda a teoria construtivista

Piaget : Entenda a teoria construtivista

O sujeito da educação infantil na perspectiva de Piaget

             Apesar de sua área de formação não ser educação, o biólogo Jean Piaget e sua teoria de desenvolvimento humano trouxe elevadas contribuições ao campo educacional.

 Foi através de seus estudos que passamos a compreender a criança como um sujeito que constrói seu conhecimento de forma singular, que interage com o meio e aprende, reconstrói suas experiências e as relaciona com outras.

    Importante salientar que, para Piaget o homem é um ser essencialmente social, impossível, portanto, de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive.

Em outras palavras, o homem não social, o homem considerado como molécula isolada do resto de seus semelhantes, o homem visto como independente das influências dos diversos grupos que frequenta, o homem visto como imune aos legados da história e da tradição, este homem simplesmente não existe. ( De La Taille et al,1992, pg.12)

Contudo é preciso evidenciar que para Piaget, mesmo o homem sendo um ser social esta forma de ser se dá de maneira diferente nas diversas fases da vida, afinal (em seu entendimento) uma criança se relaciona com o meio de forma diferente do adolescente e do adulto, segundo De La Taille et al, porque ainda não é capaz de participar de relações sociais que expressam um equilíbrio de trocas intelectuais.

"As principais etapas do desenvolvimento das operações lógicas, escreve ele, correspondem, de maneira relativamente simples, estágios correlativos do desenvolvimento social. (De La Taille et al,1992, pg.14)

Para entender melhor forma como Piaget compreende o sujeito da Educação Infantil e a forma como ele aprende, é preciso que conheçamos parte de seus estudos sobre desenvolvimento cognitivo.

Piaget : Entenda a teoria construtivista

Conceitos cognitivos em Piaget

O processo cognitivo de inteligência em Piaget é separado por dois importantes conceitos: “aprendizagem” e “desenvolvimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Aprendizagem” diz de uma resposta particular, aprendida através da experiência e que é adquirida de modo sistematizado ou não.

“Desenvolvimento” é considerado uma aprendizagem de fato e, assim sendo, a responsabilidade da formação do conhecimento é do desenvolvimento. 

                                                                                            FONTE Michelle Vaz | Educação, Psicologia 

A aprendizagem, para Piaget, ocorre através de processos como assimilação, acomodação e esquemas.

É Importante, que separemos um tempo para conhecermos e definirmos estes conceitos cognitivos básicos deste importante teórico.

São eles: Esquemas, assimilação, acomodação e equilibração.

 Esquemas: São estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os sujeitos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.

Assimilação: é o processo que ocorre quando o sujeito relaciona um novo dado percentual, conceitual ou motor aos esquemas já existentes, ou seja, um processo cognitivo de colocar novos esquemas que o sujeito já possui.

Acomodação: é a criação de novos esquemas ou a modificação de esquemas já existentes, ocasionando uma mudança na estrutura cognitiva do sujeito.

Equilibração: É o processo de passagem do desequilíbrio para o equilíbrio. (ARAMAN 2009)

Como a criança aprende?

       Tendo em vista que, de acordo com a perspectiva construtivista de Piaget o conhecimento humano se constrói na interação entre homem meio e objeto e que o começo do conhecimento será, de fato a ação do sujeito sobre o objeto não apenas no sentido de conhecê-lo, mas operar sobre o real transformando-o a fim de compreendê-lo é possível exemplificar os conceitos cognitivos básicos da seguinte forma:

         Quando a criança interage com seus pares, na escola, em casa, ou em um ambiente qualquer e neste processo toma conhecimento de um novo dado seja ele percentual conceitual ou motor (ARAMAN 200) ocorrerá um desequilíbrio e posteriormente uma tentativa de assimilação para assim desenvolver-se; o que se dará naturalmente caso ela tenha as estruturas cognitivas necessárias para tal

Em não possuindo esquemas satisfatórios para assimilar o novo dado, entra em ação o processo de acomodação onde um esquema já existente é modificado ou um novo esquema é criado a fim de que a criança consiga assimilar e entrar em equilíbrio permitindo assim que a experiência externa seja incorporada na estrutura interna.

       Se para Piaget, a aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento; concordamos com PALAGANA (2001) quando coloca que

       É através desses processos intermináveis de desequilíbrios e novas equili­brações superiores que, no entender de Piaget, ocorre a cons­trução e progressão do conhecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

     Ainda, segundo FARIA (1998) Piaget encara o aprendizado como uma função da interação entre o nível de maturidade de uma criança e o ambiente. 

Conhecimento, para Piaget é, portanto a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo e é na interação com o meio que a criança aprende e se desenvolve

         No próximo tópico conheceremos e definiremos as importantes fases de desenvolvimento cognitivo em Piaget.

LEIA TAMBÉM OS TRÊS TIPOS DE CONHECIMENTO POR JEAN PIAGET

  As fases de desenvolvimento cognitivo em Piaget:

Piaget classifica quatro etapas de desenvolvimento cognitivo, também chamados de períodos. Vamos a eles:

1º Período: Sensório-motor (0 a 2 anos)

2º Período: Pré-operatório (2 a 7 anos)

3º Período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)

4º Período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)

      Cada período define um momento do desenvolvimento como um todo, ao longo do qual a criança constrói determinadas estruturas cog­nitivas. 

Um novo estágio se diferencia dos precedentes pelas evidências, no comportamento, de que a criança dispõe de novos esquemas, contendo propriedades funcionais diferentes daquelas observadas nos esquemas anteriores. (Palagana,2001, pg.23)

     Importante frisar que para Piaget todos os indivíduos passam por inúmeras mudanças dentro de uma previsibilidade ordenada, ou seja, os indivíduos passam pelos estágios de desenvolvimento na mesma sequência, contudo o início e término destes estágios costumam variar de um para o outro indivíduo, devido às diferentes peculiaridades individuais de natureza ambiental ou biológica.

       Com relação à faixa etária discriminada em cada período, Piaget observa que as mesmas não podem ser tomadas como parâmetros rígidos. Em função das­ diferenças individuais e do meio ambiente existem variações quanto à idade em que as crianças atravessam essas fases. (Palagana,2001, pg.24)

     Trataremos abaixo das duas primeiras etapas ou períodos devido o foco de nosso trabalho ser a primeira etapa da educação básica, ou seja, a Educação infantil.

RECOMENDADO: A psicologia do desenvolvimento por Yves de La Taille

 Sensório-motor

     Neste período o bebê começa a construir esquemas de ação através de reflexos neurológicos básicos, é deste modo que consegue assimilar mentalmente o meio.

      A inteligência é prática, e a maior conquista deste período, de acordo com Piaget é a permanência do objeto.

PALAGANA (2001) sintetiza este período da seguinte forma:

(...) pode-se dizer que ao longo dos primeiro dois anos de vida a criança diferencia o que é dela do que é do mundo, adquire noção de causalidade, espaço e tempo, interage com o meio demonstrando uma inteligência fundamentalmente prática, caracterizada por uma intencionalidade e uma certa plasticidade. Ainda que essa conduta inteligente seja essencialmente prática, é ela que organiza e constrói as grandes categorias de ação que vão servir de base para todas as futuras construções cognitivas que a criança empreenderá. (Palagana,2001, pg.25)

 Pré operacional:

      Durante este estágio, a criança apresenta o desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação. Apresenta também um rápido desenvolvimento conceitual. O raciocínio durante este estágio é lógico ou semi-lógico.

      Segundo Piaget, o que marca a passagem do período sensório motor para o pré-operatório é o aparecimento da linguagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa perspectiva, inteligência é anterior ao surgimento da linguagem e, sendo assim, Piaget considera que não se pode atribuir à linguagem origem da lógica. 

Para ele, a linguagem é considerada como uma condição necessária, mas não suficiente ao desenvolvimento, ou seja, o desenvolvimento da linguagem depende do desenvolvimento da inteligência. 

Entretanto, o desenvolvimento da linguagem promove significativas modificações nos aspectos cognitivos, e sociais da criança, pois possibilita as interações interindividuais e propicia a oportunidade da criança trabalhar com representações para atribuir significados à realidade em que vive. (ARAMAN 2009)

Para Piaget (1952) (apud Araman 2009) o desenvolvimento cognitivo é construído mediante a interação do indivíduo com o meio. Conhecer a fase em que a criança se encontra torna-se importante ao professor uma vez que poderá promover estratégias de interações diversas que contemplem melhor o desenvolvimento da criança.

Este foi um breve resumo da teoria de Jean Piaget que chamamos de construtivismo.
Você concorda com este importante teórico ou prefere o olhar de um outro sobre aprendizagem e desenvolvimento?

Postar um comentário

0 Comentários