Lenda do Boitatá- Atividade Folclore

 Lenda do Boitatá- Atividade Folclore

Vamos contar para as crianças esta lenda interessante do Folclore Brasileiro buscando agregar conhecimento e separação entre lenda e realidade.

PS: POST ORIGINAL DE NOSSO SITE DESATIVADO

Objetivos:

  • Conhecer a lenda do Boitatá
  • Ouvir história com atenção;
  • Expressar-se em roda de conversa;
  • Confeccionar carimbo de material reciclável;
  • Produzir trabalho artístico sobre a personagem Boitatá;
  • Observar e apontar número de letras, vogais e consoantes no nome da personagem;
  • Recontar a história para um familiar.
A lenda do Boitatá Contação de História - Arte Carimbo e Reciclagem

1- A aula terá início com a contação de história sobre a lenda do Boitatá.
Abaixo nossa sugestão divertida de como contar esta história.
Você pode contar com ajuda de flanelógrafo, fantoches de material reciclável, ou como leitura para deleite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lenda do Boitatá- Você vai ouvir e eu vou contar!
Dizem por aí... E eu também ouvi falar...Que num tempo muito distante, fazia muito, muito frio... Daqueles que as pessoas nem podem sair na rua , pois morreriam congeladas. Pois foi mesmo neste tempo começou a chover sem parar. Era um verdadeiro Dilúvio...Choveu dias e dias e muitos animais acabaram morrendo, porém , uma cobra dessas bem grande, grande, grande, mas muito grande mesmo sobreviveu escondida dentro de um tronco de árvore.
Eu tenho cá pra mim que foi sorte purinha, pois ela devia estar hibernando. Sim, as cobras hibernam como outros animais de sangue frio ou mesmo os ursinho. Ops, voltemos à lenda né?
Então... Dizem que a bendita cobra grande acordou morrendo de fome. Os olhos dos animais que tinham morrido boiavam na água e brilhavam .
A cobra grande nem quis saber, morta de fome como tava  começou a comer tudo que foi olho que via pela frente. E de tanto que comeu olhos ela começou a brilhar como fogo, seu corpo ficou todo transparente e cheinho de olhos por todos os lados. E não é que a cobra se transformou num temido monstro chamado Boitatá!
Boi tatá é um termo da língua Tupi-guarani e significa Cobra de fogo. Quer ver?
Cobra = boi de fogo = tata.
Bom, alguns acreditam que a cobra grande, ou  Boitatá, tem muita fome e come os olhos das pessoas. Daí que costumam dizer que se a gente encontrar o Boitatá é melhor esconder os olhos, viu!
Outros acreditam que a cobra de fogo apenas protege as flores dos incêndios.

2- Agora que as crianças já conhecem a lenda do Boitatá vamos abrir uma roda de conversa para falar sobre o tema e pedir que eles coloquem suas impressões ou inventem outro final.

 
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR: 

Relato histórico sobre o Boitatá: 
"Há também outros (fantasmas), máxime nas praias, que vivem a maior parte do tempo junto do mar e dos rios, e são chamados “baetatá”, que quer dizer cousa de fogo, o que é o mesmo como se se dissesse o que é todo de fogo. Não se vê outra cousa senão um facho cintilante correndo para ali; acomete rapidamente os índios e mata-os, como os curupiras; o que seja isto, ainda não se sabe com certeza." (In: Cartas, Informações, Fragmentos Históricos, etc. do Padre José de Anchieta, Rio de Janeiro, 1933)
A VERDADE DOS FATOS :
De tempos em tempos, surgem misteriosas chamas azuladas, que aparecem por alguns segundos na superfície e logo depois somem sem deixar vestígios. Hoje, os cientistas sabem que esse fogo esquisito está ligado à decomposição dos corpos de seres vivos. Nesse processo, as bactérias que metabolizam a matéria orgânica produzem gases que entram em combustão espontânea em contato com o ar. "Ocorre uma pequena explosão e a chama azulada vem acompanhada de um estrondo que assusta quem está por perto", afirma o químico Luiz Henrique Ferreira, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).Fonte: Mundo Estranho Abril

3- Vamos sugerir um trabalho de artes muito divertido utilizando bandeja de frios (reciclagem), pincel, tinta e papel ofício.

Cada uma fará o desenho do Boitatá na bandeja de frios.
Deixe que façam seus próprios desenhos. Você vai se surpreender!

Técnica arte com carimbo e reciclagem de bandeja de frios logo abaixo:

É muito simples de fazer. Veja as fotos abaixo:
CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO 1- Separe os materiais.
2- Risque o desenho na bandeja de frios.
3- Pinte com pincel ou rolinho.
4- Coloque a bandeja sobre o papel ofício com a parte da tinta virada para baixo e retire alguns segundos depois.
E está pronto!
Agora, você pode colorir ao redor, fazer colagem, etc...

5- Depois que todas as cobras estiverem prontas as crianças podem colar desenhos de olhinhos ou olhos móveis por toda ela e fazerem acabamentos com pintura de esponja nas laterais.
A lenda do Boitatá Contação de História - Arte Carimbo e Reciclagem
Podem ainda escrever o nome da personagem e observar as letras, vogais,consoantes, etc...

6- Será feita exposição dos trabalhos no pátio por alguns minutos para apreciação de outras turmas.

7- Os trabalhos seguirão para casa onde as crianças contarão a história para um dos familiares que ficará responsável por enviar o relato da forma que ouviu da criança, para leitura em sala no dia seguinte.


Postar um comentário

0 Comentários