Crescidinhos, a apaixonante série da Netflix

Olá colegas

Recentemente encontrei na Netflix uma série extremamente interessante para pais e professores.

Trata-se de Crescidinhos, uma série popular japonesa INCRÍVEL!

Crescidinhos, a apaixonante série da Netflix

Disponível na Netflix ela tem encantado e divertido todos que dispõem  de um pouco de tempo para assisti-la.

Nela crianças muito pequenas saem em uma missão para seus pais. 

Elas são estimuladas a realizar uma tarefa de "gente grande."

Até aí tudo bem mas quando verificamos os níveis das tarefas, as distâncias que eles precisam percorrer e as atividades que precisam fazer a série se torna um pouco assustadora.

Elas precisam por exemplo atravessar  ruas movimentadas e transitar por  locais com muita gente.  E algumas nem chegam a ter 3 anos 😱

A série crescidinhos é popular no Japão há 30 anos e talvez por a cultura ser tão diferente da nossa causa todo esse fascínio. 

O que me deixou presa na série foi confirmar -ainda mais- o quanto crianças muito pequenas são capazes de resolver os problemas e imprevistos que surgem na jornada caso os adultos não  tenham tanta pressa em fazer isso por elas. 

Os adultos devem apontar caminhos, direcionar, instruir, orientar,  mas uma vez que as crianças estão realizando qualquer tarefa que envolva desafio é preciso esperar o tempo delas para que consigam encontrar soluções.

E elas encontram!

Muitas vezes soluções inusitadas,  outras vezes soluções que nós encontraríamos também com o passar do tempo. 

Mas elas aprendem que existem soluções para além de gritar um adulto.

 Aliás, na série  não existe a opção correr para a mamãe.

E  isso não é problema quando as crianças estão determinadas a realizar uma tarefa e sabem que ao final delas estarão felizes por terem conseguido

Porque eu acredito que todo professor deveria ver a série Crescidinhos?

Para que possamos de fato observar as atividades que propomos para crianças e avaliar como muitas vezes elas são limitadoras do verdadeiro  potencial de cada uma delas.

Falamos tanto em desenvolvimento de autonomia , mas raramente deixamos que as crianças resolvam as situações problema que acontecem dentro do espaço escolar. Somos nós que gerenciamos os conflitos e somos que finalizamos muitas e muitas tarefas acreditando que são muito pequenas para que finalizem sozinhos.

A série crescidinhos tem 20 episódios curtos que inclusive podem ser levados para a reunião de pais, desse modo incentivaremos também as famílias ,não que deixem as crianças sozinhas na rua obviamente, mas no sentido de realmente despertar para a competência delas  de realizar as tarefas diárias sem serem tão dependentes de nós.

 Portanto fica aqui a dica.

 Assistam a série crescidinhos e depois deixem os comentários de vocês.

Vou adorar ler todos!

Postar um comentário

0 Comentários