O Construtivismo por Fernando Becker

 O Construtivismo por Fernando BeckerO que é construtivismo?

Esta é uma das perguntas com respostas mais confusas que se tem observado na atualidade. Recentemente em nosso curso de Pós- Graduação nos foi apresentado pelo professor Aroldo Barbosa o texto de Fernando Becker respondendo à pergunta de forma coerente e satisfatória.

Mas quem é Fernando Becker?
Professor de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação de Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Doutor em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo, Coordenador do Programe de Pós-graduação em Educação da UFRGS. 

Deixo abaixo um fragmento do texto com algumas ideias grafadas para que possamos refletir.

Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia,  na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.  
Construtivismo é, portanto, uma ideia; melhor, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge do avanço das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos. No caso de PIAGET, o mundo do conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento. Construtivismo não é uma prática ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História - da Humanidade e do Universo. Não se pode esquecer que, em PIAGET, aprendizagem só tem sentido na medida em que coincide com o processo de desenvolvimento do conhecimento, com o movimento das estruturas da consciência. Por isso, se parece esquisito dizer que um método é construtivista, dizer que um currículo é construtivista parece mais ainda. 
Leia na íntegra o texto "O que é construtivismo? por Fernando Becker"

BECKER, Fernando. Oque é construtivismo? Acessado em 1 de Junho de 2014

LEIA TAMBÉM:

Alfabetização e Letramento Construtivismo e Método Fônico por Emília Ferreiro
O Construtivismo e o construir.

Imagens de NymetroParents e do site oficial do Professor Fernando Becker

Cadastre seu E-mail Aqui, e receba diariamente nossas publicações!
Não esqueça de confirmar na sua caixa de email, ou spam: Inscreva-se e participe de sorteios mensais.



Postar um comentário

0 Comentários