Projeto de Ensino Carnaval do Faz de Conta com Sequência Didática

Nosso Projeto de Ensino  Carnaval do Faz de Conta servirá como norteador de sua prática educativa.

O Projeto foi pensado para o início do ano letivo e servirá para que o professor observe seu aluno enquanto brinca e interage com os seus pares e vá construindo o relatório inicial que dará direção para os trabalhos posteriores
Ele poder ser adaptado e utilizado levando em consideração os aspectos particulares de sua instituição de ensino.

Projeto de Ensino Carnaval do Faz de Conta com Sequência Didática
Nossa sequência de didática pode ser explorada na ordem ou fora dela e as atividades propostas de igual modo podem ser realizadas com material simples sem que se perca em nada a natureza pedagógica e lúdica no processo.

Projeto de Ensino Carnaval do Faz de Conta

Elaboração Gi Barbosa Carvalho
Justificativa

O Carnaval, parte do contexto social das crianças brasileiras desde a mais tenra idade tem se tornado nas escolas objeto de trabalho anual, sem contudo serem observados os aspectos próprios da infância e/ou os aspectos culturais de uma tradição.
Levando em consideração o fato muitas de nossas crianças encontrarem-se no período pré operatório onde tem início os jogos de faz de conta nosso Projeto Carnaval do Faz de Conta terá foco no aspecto da fantasia e da brincadeira , a fim de favorecer a aprendizagem  e o desenvolvimento enquanto se vai  construindo um relação entre as brincadeiras propostas e a realidade em que estão inseridas.
Ao contrário do que muitos imaginam o Carnaval não é uma festa tipicamente brasileira, apenas encontrou no Brasil um ambiente propicio para ser inventado e  reinventado a cada ano.
Os blocos, os trios, o frevo, as escolas de samba, etc... Em cada canto do Brasil ele se manifesta de uma forma e é nosso intuito apresentar ás crianças as diversas formas de manifestação sem "adultizar " o processo e sem utilizar letras e manifestações inapropriadas ao universo infantil.

Objetivo geral:

Através da música, da dança,  e da alegria informar as crianças sobre as manifestações culturais do país no período do carnaval bem como favorecer através da brincadeira e do faz de conta a aprendizagem e desenvolvimento na construção de relação entre realidade e imaginação.

Objetivos:
  • Conhecer as manifestações culturais, como o Frevo, samba, etc...
  • Identificar a função das máscaras na cultura carnavalesca;
  • Confeccionar máscaras gigantes;
  • Prestar homenagens a pessoas queridas através de montagem de carro alegórico;
  • Desenvolver a psicomotricidade grossa através da dança;
  • Montar bloco carnavalesco ;
  • Decorar faixa com escrita;
  • Explorar cantinhos diversificados;
  • Favorecer o desenvolvimento da criança através dos jogos de faz de conta;
  • Confeccionar sombrinhas de material reciclável;
  • Fazer correspondência termo a termo;
  • Confeccionar trios elétricos com caixas e rolos de papel higiênico;
  • Desenvolver a coordenação motora fina através de recortes, colagem e manipulação de massinha de modelar;
  • Brincar livremente emergidas em seu próprio universo de fantasia.
Aula 1

O Baile de Máscaras

Preparação:

A sala será transformada em um ambiente convidativo ao tema proposto , a porta decorada com uma máscara gigante e imagens de Pierrô e Colombina ou outras imagens do Carnaval enquanto  máscaras tradicionais menores e fitilhos serão penduradas no teto e o chão coberto com confetes.
Serão disponibilizadas nas mesas máscaras de diversos modelos de personagens infantis que as crianças  poderão explorar tão logo adentrem a sala.
O som estará tocando marchinhas carnavalescas previamente selecionadas

Marchinhas que podem ser utilizadas :
Allah laô, Cidade maravilhosa, Jardineira, A Canoa virou, Arca de Noé, Eu te amo meu Brasil...
As crianças serão convidadas a brincar  livremente e o momento será  aproveitado pelo professor para fazer a observação e registro das interações.
Após a possibilidade de brincadeira se esgotar serão convidados a sentar-se ao chão em roda e falarem sobre o ambiente, as máscaras e o que eles entendem sobre Carnaval.
Em seguida verão slides de diversos tipos de máscaras incluindo as usadas nos carnavais pelo mundo, as usadas em festas religiosas, as tribais, as de gladiadores, etc...
Conhecerão as máscaras utilizadas em carnavais a  fim de esconder a identidade de quem as usava, seja para praticar atos delinquentes ou para não ser reconhecido.
Serão em seguida convidadas a confeccionar uma máscara gigante de papel metro para montar um painel carnavalesco.
A máscara será feita de papel metro branco e as crianças irão decorar com diversas técnicas de pintura e diferentes materiais.
Serão utilizados para pintura, brochas, cotonetes, pinceis, etc...
Após confecção da máscara será feita a exposição no mural que no dia posterior terá a foto de cada uma das crianças no baile de Máscaras.

Aula 2

As Escolas de Samba os carros alegóricos e os homenageados

A sala será previamente decorada com imagens de carros alegóricos com figuras de Portinari, Sílvio Santos , Maurício de Souza, etc...

Será mostrado o vídeo de samba enredo da Escola Unidos do Perruche em homenagem a Maurício de Souza e destacar o trecho abaixo:
A leitura é a luz do saber
E o resplandecer da paz
Hoje a homenagem é a quem fez e muito faz
A este menino e suas ideias geniais
As crianças falarão em roda de conversa sobre o homenageado e seus personagens.
Destacarão a  importância ou não de se homenagear as pessoas e escolherão um colega ou familiar a quem gostaria de homenagear.
Serão mostrados diversos carros alegóricos e informado que muitas pessoas trabalham durante meses para construir as estruturas,decoração esculturas e esculturas de carros alegóricos.
As crianças falarão sobre a música e o ritmo do samba tentando cada uma à sua vez mostrar aos colegas que têm o samba no pé.
Posteriormente as crianças serão convidadas a criar uma  homenagem para seu ente querido e registrar através de desenho de carro alegórico com a pessoa sendo levada sua admiração.
Pode-se ainda criar homenagem à um funcionário da escola e chamá-lo para receber a homenagem das crianças.

Aula 3

O Frevo

Será pedido no dia anterior às crianças que tragam à sala de aula suas sombrinhas.

As crianças serão recebidas ao som do frevo e imagens da dança no Data show. O professor fará a acolhida e observará como cada um reage ao ambiente que estará decorado com lindas sombrinhas coloridas no teto.
Após algum tempo será pedido que as crianças falem sobre a dança, o ritmo e as impressões sobre esta manifestação cultural.
Os mais animados podem no meio da roda mostrar aos colegas os passos aprendidos no vídeo ao som de palmas com suas sombrinhas
Serão informados das cidades onde o Frevo é comum e onde ele nasceu bem como se tornou uma manifestação cultural conhecida.
Em seguida elas serão convidadas a montar uma sombrinha de Frevo com garrafa pet
Após confecção cada criança será fotografada com sua produção e falará sobre como foi ou não divertido fazê-la.
Farão então a contagem das sombrinhas da turma de acordo com as indicações:
Sombrinhas feitas pelas meninas
Sombrinhas feitas pelos meninos
Em seguida colocarão em correspondência termo a termo.
Meninas em fila enquanto os meninos colocam uma sombrinha para cada menina e vice-versa
Ao final brincarão livremente com suas produções ao som do Frevo criando suas próprias coreografias e jogos de faz de conta

Aula 4

Os Trios Elétricos

As crianças serão recebidas ao som de Chame Gente de Dodó e Osmar com a sala decorada com imagens de novos e antigos trios
Será pedido que façam comparações entre os novos e antigos trios elétricos evidenciando tamanhos, cores, etc...
Informar-se-a quando foi inventado o trio elétrico, em que período e por quais pessoas deixando que as crianças coloquem suas impressões sobre a ideia de criá-los.
Posteriormente as crianças confeccionarão seus trios elétricos de caixas ou rolos de papelão usando a imaginação e o modelo, novo ou antigo.
Em grupo montarão maquete com seus trios elétricos e encherão as ruas de gente com bonequinhos de papel ou massinha de modelar.
A maquete será exposta em uma mesa no pátio onde as crianças falarão aos presentes sobre sua produção e finalizarão cantando o refrão da música CHAME GENTE.

Aula 5

Blocos de rua

Organizar previamente os cantinhos de maquiagem e fantasia onde as crianças pintarão os rostos e vestirão suas fantasias.

Ver vídeo da Turma da Mônica As Fantasias de Carnaval e abrir roda de conversa sobre o tema.
Serão feitas perguntas às crianças, tais como:
Você gosta de fantasias?
Qual fantasia no desenho é sua preferida?
Você sabe o que é um bloco?
Como era o nome do bloco em que os personagens desfilavam?
Em seguida será feita a proposta de criarem o bloco do infantil.
Pedir que indiquem nomes de blocos para a turma e abrir votação para escolha e montagem de faixa decorada.
Na faixa ( de papel metro branco) será escrito o nome do bloco e as crianças farão a decoração com desenhos variados.
Convidar as crianças aos cantos de maquiagem e fantasia, onde se prepararão para brincar nos blocos.
Montar um cercado de papelão e colar a faixa... Dentro dele as crianças pularão e brincarão ao som de músicas variadas do repertório infantil.


Ao final do projeto será feita a  exposição dos trabalhos no pátio e apresentação de slides e vídeos dos momentos de interação das crianças.
O relatório final das observações será feito em forma de portfólio e entregue aos pais evidenciando a aprendizagem e desenvolvimento de seus filhos durante o projeto.

Recursos: Data show, pendrive, cola, papel metro, papéis diversos, lantejoulas, confetes, fitilhos, moldes de máscaras, caixas e rolos de papel, folha de ofício, piloto, fantasias diversas, maquiagem infantil, garrafas pet, revista,slides de fotos, fotos xerografadas, sombrinhas, máquina fotográfica, etc...

Cronograma

O projeto terá duração de 5 dias com aulas de 3 horas cada.

Avaliação:

A avaliação se dará em todo o processo através de observações ,anotações de relatos e registro de relatório final com o progresso dos alunos e montagem de portfólio individual com fotos de atividades e momentos vivenciados em sala de aula.

Ao imprimir este projeto e redistribuí-lo aos colegas em sua escola não retire os créditos do site Ideia Criativa.
Ajude-nos a manter este espaço aberto e nos alegre contando posteriormente como ele foi adaptado e utilizado em sua sala de aula.

VEJA NA LIVE

Postar um comentário

9 Comentários