Cantinho da Leitura 10 formas de torná-lo Atraente

Cantinho da Leitura 10 formas de torná-lo melhor

O cantinho de leitura tem se tornado cada vez mais um espaço especial em sala de aula, seja pelo valor pedagógico ou mesmo de relaxamento em meio à rotina escolar.
Um cantinho bem estruturado e montado pode proporcionar a melhoria do trabalho do professor como um todo além de tornar a sala de aula um espaço mais atrativo e aconchegante 
Ao contrário do que pensam não é a decoração que deixa o cantinho da leitura atraente. Ela é parte do atrativo se bem planejada e elaborada com carinho e amor, contudo não é um espaço bonitinho que fará com que a criança não apenas visite, mas faça do momento de leitura uma rotina diária  prazerosa sem que o professor precise direcioná-la até o espaço.
Para se formar leitores ávidos é preciso mais que um cantinho bonito.
Pensando nisso, vamos deixar algumas dicas para que seu cantinho se torne ainda mais atraente e amado pelas crianças.

1-Seu cantinho deve ter um bom acervo

Seu cantinho que deve ter tipos de texto variados e não apenas livros, para isso nada melhor que juntar... Dicionários, histórias infantis, atlas, cartazes, revistas, gibis, jornais, partituras,cartazes, receitas etc...
Você pode pedir doação às famílias dos mais diversos tipos de texto e organizá-los em uma biblioteca móvel ou em um cesto ou diversas cestinhas.

2-Seu cantinho deve ser aconchegante

Isso pode ser feito espalhando almofadas fofinhas e coloridas pelo chão ou uma esteira ou tapete , este último estando atento ao caso de alguma criança ter alergia, deste modo as crianças poderão ler à vontade em posições variadas
Um puff também pode dar aquele ar gostoso e uma pequena mesinha com lápis de cor e outros materiais vão deixar as crianças encantadas.

3- Seu cantinho deve ser atraente.

Para isto escolha um tema junto com as crianças e decore com eles , seja utilizando adesivos diversos pela parede ou um cartaz fofo com os dizeres CANTINHO DA LEITURA ou mesmo forrado com papel metro branco e decorado com os desenhos delas ou as marquinhas das mãos.
Participando do processo elas ficarão bem mais interessadas.
VEJA ESTE HOMENZINHO COM LIVRO QUE AS CRIANÇAS PODEM PRODUZIR JUNTAS

4- Seu cantinho deve ser relaxante

Excelente opção é colocar um pequeno aparelho de som com um repertório de músicas clássicas e/ou instrumentais, assim enquanto leem eles podem relaxar.

5- Seu cantinho deve ser espaço de criação

É sempre interessante deixar no cantinho fichas de trabalho que podem ser pegas pelos alunos ao final de cada leitura para que façam produção textual ou desenho do livro lido, deste modo eles podem fazer registro de suas leituras.

6- Seu cantinho deve ser espaço de valorização do trabalho dos alunos.

No decorrer do ano é interessante que o professor vá produzindo livros com os alunos de textos variados ou livros coletivos como oque postamos cá no site partindo do trabalho O RABO DO GATO de Mary e Eliardo França. As produções de texto coletivo da turma também devem ser impressos e colocados em um espaço especial no cantinho.

8- Seu cantinho deve ter uma galeria de fotos de seus alunos lendo

Aproveite as primeiras semanas para registrar o momento de leitura das crianças. Cada vez que perceber uma criança mergulhada na leitura fotografe, imprima e exponha no mural, certamente isso as deixará felizes e motivadas.

9- Seu cantinho deve ser acessível e bem posicionado

Sendo este um espaço mais que especial é interessante que o canto escolhido seja estratégico, como por exemplo aquele do lado direito da sala que fica junto ao professor ele estará acessível e bem posicionado propiciando ao professor um olhar melhor sobre os alunos que, por exemplo, finalizarem uma atividade e desejarem fica no cantinho um pouco até que os colegas possam concluir.

10- Seu cantinho deve ser espaço de exemplo,  incentivo e afeto

Se é certo que o exemplo arrasta ( eu nunca duvidei) faz-se necessário que o professor participe de momentos de leitura, seja lendo para a  turma ou mesmo com a turma. Demonstrando interesse nos livros, revistas, jornais e deixando bilhetinhos de incentivo numa caixinha especial endereçado a cada um de seus alunos semanalmente.

Espero que tenham gostado das sugestões.

Gi Barbosa Carvalho

Ao imprimir este post e redistribuí-lo aos colegas em sua escola
 não retire os créditos do site Ideia Criativa.
Ajude-nos a manter este espaço aberto e nos alegre contando
 posteriormente como ele foi utilizado em sua sala de aula.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá. A dica número 10, é muito importante e interessante. Nunca tinha me atentado à isso, até vocês postarem. Vou fazer isso até na minha sala de aula da igreja. O incentivo do professor na forma de bilhete é super válido. Muito obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir