Projeto Meu Jornal de Boas Notícias

Projeto Educação Infantil Boas Notícias

Este projeto pode ser desenvolvido em salas de Educação Infantil ou Fundamental.
Cada professor deve adequá-lo à sua realidade e fazer uso da forma mais eficaz em sua comunidade.

Justificativa:

Vivemos imersos em um mundo onde a grande mídia tornou primordial priorizar a propagação de notícias desastrosas por todos os canais... Homicídios, acidentes, estupros, roubos, drogas, etc...
Nossas crianças são cada vez mais bombardeadas de todos os lados e começam a jornada da vida com uma visão de mundo tenebrosa e macabra. Parece que nada de bom acontece ou vai acontecer.
O projeto Meu Jornal de Boas Notícias vem propiciar aos alunos uma nova visão de mundo, onde a observação de detalhes cotidianos leva à  percepção de uma realidade boa que  de tão comum passa despercebida, mas que é bela e significativa.
Projeto Meu Jornal de Boas Notícias
Acreditamos como algo necessário ajudar as crianças a enxergarem no dia a dia ações maravilhosas que não recebem destaque. Notícias que não aparecem na mídia tão comuns se tornaram, mas que não deixam de ser acontecimentos marcantes tais como:
  • Ajudar um colega a levantar depois de ele ter tropeçado
  • Brincar com os amigos no parque
  • Ganhar um abraço apertado quando chega da escola
  • Receber o alimento preparado com carinho pela merendeira
  • Elogiar o trabalho de quem limpou o chão antes da aula
  • Passear com a família pelas ruas do bairro
  • Ouvir um muito obrigada
  • Ajudar um animal em perigo
  • Importar-se com os colegas
Objetivo Geral: Encontrar formas de estimular na criança o prazer pelo registro de acontecimentos importantes de seu dia a dia e propagar boas notícias através dele.

Objetivos específicos:
  • Observar , como jornalista a rotina do dia em casa e na escola;
  • Registrar em forma de desenho, frase ou texto os acontecimentos marcantes;
  • Narrar aos colegas, professores e pais boas notícias;
  • Realizar panfletagem de boas notícias em passeio pela comunidade

Procedimentos Metodológicos
  1. O projeto terá início com a observação do espaço escolar pelo professor e registro fotográfico de momentos importantes da rotina dos alunos
  2. Posteriormente o professor mostrará em slide aos alunos o seu jornal de boas notícias e os convidará a fazerem seus registros de boas notícias em casa e na escola com seu próprio jornal
  3. As crianças receberão seus jornais em forma de livrinho e serão instruídas pelo professor sobre formas de observação e registro ( fotografias, frases, textos,desenhos,poesias,etc...)
  4. Ao fim de cada dia ou semana ( a depender da instituição) as crianças terão o momento de espalharem suas boas notícias aos colegas.
  5. O professor ao fim do processo montará com a turma um mural com as maiores e melhores boas notícias ( cada criança escolherá uma das suas) e fixará no pátio do colégio.
  6. Como fechamento do Projeto Meu Jornal de Boas Notícias, serão confeccionados panfletos com as boas notícias dos alunos e seus respectivos registros e a turma sairá pela rua anunciando suas boas notícias à comunidade através de panfletagem.
Avaliação: Acontecerá durante o processo através da observação dos relatos das crianças e suas produções e registro em fichas de acompanhamento para posterior montagem de relatório final.

Elaboração Gi Carvalho
Por favor não retirarem os créditos aos repassarem nossos projetos

Abaixo deixamos nosso modelo de jornal das boas notícias.

Projeto Meu Jornal de Boas Notícias

Projeto Meu Jornal de Boas Notícias

Projeto Meu Jornal de Boas Notícias


Basta imprimir, recortar e unir as páginas.

Veja ainda:

Postar um comentário

1 Comentários