Quem são os Smurfs


Por Eliza Volpato
Lala lalala la lalalala... Homenzinhos azuis, felizes e bonzinhos, da altura de três maçãs, vivendo em casinhas de cogumelos. Coisa de criança? É claro que é! Mas ainda atrai fãs que já passaram da idade de ficar em frente à TV no sábado de manhã. E há quem “leia” a história em níveis, digamos... não tão inocentes.
Os Smurfs são como os anões da branca de neve: cada um tem uma característica específica de personalidade. O papai Smurf é o chefe de todos, e também o mágico da vila. Ele tem mais de 500 anos (os outros smurfs tem mais ou menos 100). Ele é o mais sábio, e serve como líder dos outros smurfs. A Smurfete é a única mulher da vila (pelo menos na maioria dos episódios). Ela foi criada por Gargamel para atrair os outros smurfs, mas a mágica de Papai Smurf a transformou numa charmosa smurf que todos na vila adoram. O Smurf gênio é... um gênio, ora essa. É o que sempre tem as idéias para tirar a turma das enrascadas com o Gargamel. Bom, a essa altura você já sabe quem é o Gargamel - é o feiticeiro malvado que quer encontrar os smurfs para transformá-los em ouro, sabe-se lá como.
E por aí vai: o Smurf cozinheiro, o Smurf poeta, o Smurf brincalhão (com seus presentes explosivos), o Smurf zangado, o apaixonado (adivinhe por quem?), o harmonia (o mais desafinado de todos), o cozinheiro e... sua "tampa da panela": o Smurf comilão.
Algumas coisas são comuns a todos: usam gorrinhos e... falam "smurfês", língua que... verdade seja dita: é mais fácil de falar que a língua do pê. Pegue esta frase que você está lendo, por exemplo. Em Smurfês, fica: "Smurf esta smurf que você está smurfando, por exemplo." É; não faz o menor sentido. Mas falada pelos Smurfs, é fofo. Como encontrá-los? Você sabe: só entra na Vila dos Cogumelos quem for convidado - até hoje o Gargamel está tentando.
O Smurfs foram criados em 1958 pelo cartunista belga Pierre Culliford (1928-1992), mais conhecido como Peyo. Nos anos 80, os direitos da obra foram comprados pela Hanna Barbera e produzidos em animação entre 1981 e 1987. A série foi uma das mais populares dos anos 80; ganhou um Emmy e inspirou outro desenho: os Snorks. E até hoje é tema de expressões a teorias conspiratórias (veja o texto abaixo). Por acaso você leu a primeira frase deste texto e não conseguiu tirar a musiquinha da cabeça até agora? Segundo a Wikipedia (enciclopédia virtual), o verbo “smurfing” virou sinônimo para a ação de deixar alguém "com uma música na cabeça", pela repetição dos versos. E, antes que você consiga se livrar dela, lá vai: “Lala lalala la lalalala...” Elisa Volpato
FONTE:http://www.autobahn.com.br




Vai deixar um Comentário?

Postar um comentário

0 Comentários