sábado, 8 de agosto de 2015

Atividade Folclore Saci Caça Palavra e Letra Inicial Texto Monteiro Lobato


O Saci é uma das figuras folclóricas mais populares de nosso país.
O livro de Monteiro Lobato O Saci conta com textos muito interessantes, como este que deixo abaixo para que vocês contem aos seus alunos.
Atividade Folclore Saci Caça Palavra e Letra Inicial
Trata-se de um diálogo entre Pedrinho e Tio Barnabé e mostra todas as características deste personagem folclórico.

Tio Barnabé

Tio Barnabé era um negro de mais de oitenta anos que morava no rancho coberto de sapê lá junto da ponte. Pedrinho não disse nada a ninguém e foi vê-lo. Encontrou-o sentado, com o pé direito num toco de pau, à porta de sua casinha, aquentando sol.
— Tio Barnabé, eu vivo querendo saber duma coisa e ninguém me conta direito. Sobre o saci. Será mesmo que existe saci? O negro deu uma risada gostosa e, depois de encher de fumo picado o velho pito, começou a falar.
— Pois, Seu Pedrinho, saci é uma coisa que eu juro que “exéste”. Gente da cidade não acredita — mas “exéste”. A primeira vez que vi saci eu tinha assim a sua idade...
(...) Conte, então, direitinho, o que é saci. Bem Tia Nastácia me disse que o senhor sabia — que o senhor sabe tudo...
— Como não hei de saber tudo, menino, se já tenho mais de oitenta anos?
Quem muito “véve” muito sabe...
— Então conte. Que é, afinal de contas, o tal saci? E o negro contou tudo direitinho.
— O saci — começou ele — é um diabinho de uma perna só que anda solto pelo mundo, armando reinações de toda sorte e atropelando quanta criatura existe. Traz sempre na boca um pitinho aceso, e na cabeça uma carapuça vermelha. A força dele está na carapuça, como a força de Sansão estava nos cabelos. Quem consegue tomar e esconder a carapuça de um saci fica por toda vida senhor de um pequeno escravo.
— Mas que reinações ele faz? — indagou o menino.
— Quantas pode — respondeu o negro. — Azeda o leite, quebra a ponta das agulhas, esconde as tesourinhas de unha, embaraça os novelos de linha, faz o dedal das costureiras cair nos buracos, bota moscas na sopa, queima o feijão que está no fogo, gora os ovos das ninhadas. Quando encontra um prego, vira ele de ponta pra riba para que espete o pé do primeiro que passa. Tudo que numa casa acontece de ruim é sempre arte do saci. Não contente com isso, também atormenta os cachorros, atropela as galinhas e persegue os cavalos no pasto, chupando o sangue deles. O saci não faz maldade grande, mas não há maldade pequenina que não faça.
                                                                                  Monteiro Lobato (Livro O Saci)

3 comentários:

  1. ola sou aluna e tenho 10 anos faço fantoche com as minhas amigas apos o almoço e achei uma peça intereçante aqui mas nao consigo achar mais nenhuma peço que poste mais peças porque o site e otimo mas um tanto complicado

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL ESTA ATIVIDADE GI,ADORO SEU MODO COMO FAZ AS ATIVIDADES E AFORMA COMO DISPONIBILIZA PRA NÓS EDUCADORES,MUITO GRATA MESMO...QUE ESTE CANTINHO PERMANEÇA SEMPRE VIVO!

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Pesquisa Ideia Criativa mais de 20.000 sugestões

Esta é a forma mais fácil de encontrar o que você procura neste site.
Basta digitar a palavra e pesquisar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...