Projeto cultura afro-brasileira - Semana da consciência negra

Projeto para trabalhar a cultura afro-brasileira com animações, livros, músicas , etc

Olá!

Hoje estamos passando para deixar uma super dica de projeto. 

Vamos conferir?

A COR DA CULTURA é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Seppir - Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial.

O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.


FONTE: Site A Cor da Cultura
Projeto para trabalhar Consciência Negra

Dentro do site A Cor da Cultura você encontra 1 KIT com cadernos para professores. 

O meu preferido é o CADERNO 5 - MODOS DE BRINCAR que certamente será um dos seus também devido a riqueza de informações e reflexões que podem ser feitas a partir de sua leitura.



Outro material interessante do Kit A Cor da Cultura é o livreto do CD Gonguê que " a herança africana que construiu a música brasileira"


 A música sempre foi a herança mais visível que os negros africanos escravizados trouxeram para o Brasil. Diversa, rica, rítmica, a tradição africana se misturou e se transformou aqui no Brasil. É sobre isso que pulsa o CD GONGUÊ: a herança africana que construiu a música brasileira. GONGUÊ é o nome de um instrumento musical de tradição africana. 
FONTE: A cor da cultura


Há também no site , livros animados, papéis de parede, artigos, jogos, etc. Todo este material te dará suporte para o trabalho com a valorização da cultura afro-brasileira, impedindo porém que "caia" nos esteriótipos tão comuns que vão sendo firmados todos os anos nas escolas brasileiras.



O projeto é super rico e você certamente terá ideias geniais a partir da leitura do excelente material

Postar um comentário

0 Comentários