Acidente na escola. O que fazer quando a criança prende o dedo?

Meu aluno prendeu o dedo na porta. O que eu faço?


O popular acidente do dedinhos presos na porta que pode acabar até no pronto socorro, sabia?

Mas por qual motivo falar de acidente tão específico hoje como dedinhos machucados?
Acidente na escola. O que fazer quando a criança prende o dedo?
Fonte site School the Vagras
Então, hoje pela manhã dei com a porta no dedo que roxeou instantaneamente. Fui buscar formas de aliviar a dor e claro não perder  unha quando me deparei com posts relatando esse tipo de acidente com crianças e as formas de como agir nesses momentos de tensão. Fiquei aqui imaginando enquanto escrevo (apenas com uma mão enquanto a outra fica dentro da água com gelo) o que passa uma criança num momento desses. Quanta dor, agonia e medo em seu coraçãozinho... E o tamanho do desespero de um professor quando isso acontece em sua sala de aula, então? 
Não quero nem imaginar!
Mas, voltando ao dedo machucado e a busca desesperada por alívio

Um dos primeiros sites que encontrei foi o Guia Infantil e o post. Socorro, o meu filho prendeu o dedo! " que foi de onde tirei alívio pra minha dor colocando " o dedo em uma compressa gelada durante 10 minutos." .
O modo de agir frente a um acidente de dedo ou mão presos na porta vai depender da gravidade do machucado.. Em todo caso mantenha a calma, acalente a criança e siga os procedimentos de primeiros socorros.
- Se só tem uma pancada sem ferida aberta coloque o dedo embaixo da água fria durante 20 minutos ou coloque uma compressa gelada durante 10 minutos.
- Se aconteceu uma ferida, limpe-a com antisséptico e depois peça que a criança coloque a mão ou o pé em cima do nível do coração para ajudar a deter a hemorragia.
- No caso em que o dedo esteja deformado ou não possa movê-lo, procure o pronto socorro para que avaliem se está quebrado.
- É frequente que a unha se veja afetada em um baque forte. Às vezes, pouco a pouco irá adquirindo um tom arroxeado ou esverdeado. É o sangue que se aloja embaixo da unha. Se a mesma pancada fez com que parte da unha se desprendesse é conveniente que procure o pronto socorro para que possam eliminá-la e limpar corretamente a região. FONTE GUIA INFANTIL
Acidente na escola. O que fazer quando a criança prende o dedo?
Olha que fofura estes da foto!
Em qualquer caso o melhor mesmo é a prevenção, não é verdade? 

E prevenção com crianças implica em usar alguns protetores. Protetores de berço, de tomada de cantos de mesa, e sim de porta... O que é um pouco complicado tendo em vista que nossas salas super lotadas e a falta de apoio em muitas de nossas escolas acaba por nos obrigar a ficar à portas fechadas com as crianças impossibilitando assim o uso dos benditos apetrechos protetivos, mas não custa tê-los na porta sempre que ela ficar uns minutinhos aberta. 
Certo é que a prevenção ainda é o melhor remédio e os protetores de porta são os melhores nesse quesito.
Existem muitos no mercado e eu recomendo o uso, pois com criança todo cuidado é pouco. De repente enquanto atendemos uma criança a outra dá com a porta no dedo do colega e pode até gerar uma fratura que pode resultar em danos permanentes para a criança.

O ideal é que não aconteça, mas caso uma criança acabe machucando o dedo na escola não esqueça de anotar na agenda o que aconteceu e chamar os pais para esclarecer os fatos.

Então, pessoal... Muito cuidado e muita prevenção!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Misericórdia, morro de medo só de pensar 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que a gente tem que preparar bem o ambiente para evitar qualquer acidente.

      Excluir