MEC planeja corte de mais de 900 milhões no orçamento de universidades e institutos federais


Para o ano de 2021, segundo a ANDIFES, o MEC planeja realizar um corte de R$ 994,6 milhões no orçamento das universidades e intitutos federais.

 

Apesar dos valores ainda poderem ser alterados até o mês de dezembro quando ocorre a aprovação do orçamento final do governo, é NECESSÁRIO fazer o seguinte questionamento.


Por quais motivos o governo "estudaria" cortes em instituições responsáveis por quase 70% das notas máximas no ENADE?



MEC planeja corte de mais de 900 milhões no orçamento de universidades e institutos federais
MEC planeja corte de mais de 900 milhões 

De acordo com o G1:


"Dos 510 cursos de graduação que receberam a nota máxima no conceito do ENADE, 67% são de universidades federais"


O corte estimado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior representa  uma redução em 17,5% no valor de despesas não obrigatórias.


Despesas essas que incluem o pagamento de contas de água, luz, e telefone, funcionários e de serviços terceirizados e de programas de assistência estudantil.


Em universidades como a Federal Rural de Pernambuco isso significará trabalhar com o orçamento de 2011.


UMA DÉCADA DE RETROCESSO!


É preciso lembrar que no início de 2019 o governo congelou verbas das universidades federais.


O então ministro da educação Abraham Weintraub declarou que nas federais eram promovidas "balbúrdias" e afirmou que existiam nelas "plantações de maconha" e laboratórios de drogas".


Por conta dessas falsas declarações a união foi obrigada a pagar R$ 50 MIL e no final do ano houve um descongelamento da verba.


Contudo as instituições tiveram que amargar um ano muito difícil e ainda lidar com o crescente ódio de parte população que acredita nesse tipo de afirmação caluniosa.


Não é a toa que em recente estudo o Brasil aparece no topo da lista como o país com professores mais desrespeitadoss e mal pagos.


Aparentemente em 2021 as universidades federais continuarão sofrendo com a falta de comprometimento do governo com a educação.

É UMA LÁSTIMA!

Postar um comentário

0 Comentários