9 Erros que não devem ser cometidos em Reuniões de Pais e Mestres


Este é um post não apenas com 9 erros sobre Reuniões de Pais e Mestres(os que consideramos mais comuns), mas com as ações a serem tomadas para não cometê-los
Não se pretende encerrar o assunto em apenas nosso ponto de vista e ficaremos muito felizes com a colaboração dos colegas apontando seus acertos e estratégias funcionais para este momento tão importante de encontro entre família e escola.
Abaixo nossas considerações e ao final do post uma pergunta para a qual você pode deixar resposta nos comentários.

9 Erros que não devem ser cometidos em Reuniões de Pais e Mestres

Se preferir veja o vídeo ao vivo AQUI!
Erro número 1-Enviar convites em cima da hora e sem pauta.

Ao enviar convites aos pais faça-o com uma semana de antecedência , coloque os assuntos a serem tratados na pauta bem como horário de entrada e de saída
Como pai, ser convocado à uma reunião em cima da hora e sem uma pauta é de certo modo desconfortável.

Sim, os pais precisam encontrar tempo para os filhos, mas leve em consideração que, como você eles têm outras responsabilidades e compromissos.

Erro número 2-Elogiar um aluno na reunião ou falar do mau comportamento de outro .

Reserve um tempo para falar com cada um dos pais em particular sobre o bom desempenho ou mau comportamento de seu filho. É ético e humano.

Tenha e mente que elogiar o filho de um não fará o outro pai querer ser igual e mudar de atitude dando mais atenção ao filho. Esta estratégia muito utilizada não funciona, mesmo!

Erro número 3-Paparicar os pais nas reuniões com festa e presentes

Convocar os pais para uma reunião para tratar de assuntos referentes ao pedagógico é uma necessidade e não uma tentativa de parecer bom aos olhos deles.

Sorteios de brindes já foram muito utilizados para atrair os pais para a escola. É uma estratégia pouco eficiente, na minha opinião, e tira o foco do que é de interesse, além de render um gasto extra ,e  nossos salários não são dos melhores.

Isso não impede (caso disponha de tempo, talento e dinheiro) de você fazer seu mimo ou dar suas lembrancinhas delicadas e carinhosas. Apenas não use isso como estratégia para melhorar a participação dos pais. 

Erro número 4-Utilizar linguagem rebuscada com termos desconhecidos

Este é um ponto que deve ser considerado principalmente se sua comunidade é de pessoas com escolaridade baixa e de vocabulário reduzido. 
Utilize termos técnicos com técnicos não com pessoas comuns que não estão familiarizadas com sua área.
Imagine um assistente social falando a você nos termos técnicos de sua profissão?
A ontologia teleológica por si só é insípida no enfrentamento da questão social.
Entendeu?

A intenção da reunião é ser entendido e  não admirar o público falando bonito o que eles não entendem

Erro número 5-Enfeitar demais o ambiente e levar consigo milhares de textos e dinâmicas

Uma reunião pedagógica não precisa ser um evento e os pais precisam de praticidade e agilidade
Dinâmicas e textos reflexivos são bem vindos, contudo na medida certa como quebra gelo ou ambientação.
Não prolongue uma reunião com leituras sem fim e vídeos e mais vídeos.

Sua sala pode estar aconchegante e com o ar de seriedade que pede o tratamento de questões pedagógicas sérias. Seus textos podem ser curtos e eficientes. Estamos falando do desempenho de nossas crianças e outros assuntos importantes e não realizando um simpósio.

Erro número 6- Tratar os convidados com termos genéricos como PAI, MÃE

Procure saber o nome de cada um dos pais de seus alunos ou pergunte o nome da pessoa e fale com ela como convém.
Se for fazer com que você se sinta mais segura peça que se apresentem no primeiro momento da reunião e digam o nome de seu(a) filho(a).

Eles não são apenas pais e mães, são pessoas...
Peça a eles o mesmo tratamento... Você não é apenas a professora do filho deles ... É Jose, Maria, Leila, etc...

Erro número 7- Se amedrontar diante de perguntas "complicadas"

Não precisa pisar em ovos para falar com os pais de seus aluno.
Fale a eles como alguém que sabe o que está fazendo e o do que está falando.
Seja sempre firme e sensato.

Erro número 8- Deixar que as palavras passem atestado de incompetência 

Ao considerar passivamente as falas dos pais acenando com a cabeça e concordando com cada aspecto do que fala ao interferir no seu fazer pedagógico você pode dar a entender que não tem segurança no que está colocando em prática na sua sala de aula.

Aprenda a dialogar concordando e divergindo sempre que necessário e de forma educada.

Erro número 9-Esquecer que O Especialista em Educação é você

É bem comum nas reuniões os pais levarem seus antigos cadernos e demonstrarem que o trabalho do professor poderia ser nos mesmos moldes, afinal foi deste modo que eles aprenderam.
Observe o material, fale que irá analisá-lo e verificar o que pode ser utilizado em sala de aula com o filho dele para uma melhor aprendizagem, contudo fale sobre sua metodologia e os efeitos que elas têm sobre o estudante e como elas contribuirão a sua aprendizagem.
Seus objetivos devem estar bem traçados e as explicações sobre cada ação na ponta da língua para informar aos pais o que se faz necessária e por quais motivos.

O especialista na área é você, e como especialista deve não apenas fazer, mas saber fazer e explicar por que fez!


Gi Carvalho

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Seria muito bom tb, distribuir informativo contendo os direitos e deveres dos alunos, questões sobre entrada e saída, horário de remédio etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia para um post de acertos em reuniões de pais e mestres rsrs.
      Amei as dicas!

      Excluir
  2. Muitos país acham as reuniões desnecessárias e não querem dispor de algum tempo para discussão de assuntos pedagógicos.Interrompem todo o tempo, pedindo rapidez nas colocações. Isso é muito frustrante.

    ResponderExcluir
  3. Muitos país acham as reuniões desnecessárias e não querem dispor de algum tempo para discussão de assuntos pedagógicos.Interrompem todo o tempo, pedindo rapidez nas colocações. Isso é muito frustrante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes isso acontece por conta de as reuniões serem pouco objetivas e extensas... Acredito que uma hora no máximo já está de bom tamanho... E claro, é preciso ter jogo de cintura pra lidar com aqueles que falam excessivamente pq nem sempre é o professor que torna a reunião longa.
      Sucesso na jornada!

      Excluir
  4. Respostas
    1. A depender da cidade isso já é feito... Cá no nosso município o juiz baixou uma portaria e todos os pais devem comparecer sob pena de responderem em juízo, contudo, estar na reunião não é estar ativo e participativo. Não acredito que desejemos pais de enfeite em sala de aula. É preciso mais que obrigá-los a estarem presentes... É preciso que eles de fato participem!
      Mas essa é pauta para os 9 erros que pais não devem cometer. Há diversos textos nesse sentido que podem vez ou outra serem utilizados para reflexão.

      Excluir