Bonecas Abayomi - A verdadeira história

Como fazer Bonecas Abayomi  Passo a passo

     Para longe de trazer a história romantizada sobre as bonecas Abayomi, este post se dedica a apresentar uma ferramenta para o trabalho com a cultura afro-brasileira e informar um pouco sobre esse mito

A história criada por Waldilena Serra Martins em 1950 sobre as bonecas Abayomi se popularizou creio que justamente por demonstrar o afeto de mães e filhos dentro de navios negreiros.

É sempre muito lindo falar de afeto e o romantismo torna mais fácil  digerir os relatos de crueldade presentes na história do povo negro.

Porém,  realidade dos fatos é extremamente dolorida. Mulheres sendo separadas de suas famílias e as poucas crianças que chegavam aos navios sendo lançadas ao mar.

Importante lembrar que não existia compaixão ou qualquer sentimento nobre por parte daqueles que trabalhavam com mercado escravo.

Negros para eles eram apenas mercadoria e as crianças negras tinham ainda menos "valor" para eles, afinal não apresentavam a estrutura física para o trabalho escravo.


A palavra Abayomi tem origem Iorubá e significa,  "Encontro precioso".
Como fazer Bonecas Abayomi  Passo a passo
FONTE IMAGEM G1
Dito isso, vamos ao que interessa, não é verdade.

Utilizar a boneca como uma ferramenta de trabalho pedagógico .
Inclusive, em turmas de Ensino Fundamental relatando a verdadeira história dessas bonecas.

Mas, por qual motivo devemos trabalhar as relações étnicas raciais através da construção de bonecas Abayomi nas escolas?


De acordo com Fernanda Soares Oliveira:

"...é importante destacar que as bonecas abayomi contribuem significativamente para a construção de uma aprendizagem prazerosa, onde o lúdico constitui-se como uma ferramenta eficaz para a participação interativa, ultrapassando as atividades rotineiras e muitas vezes maçantes das escolas.


 É por este motivo que, trabalhar as relações étnicas raciais por meio da construção das bonecas abayomi, abre possibilidades para novas situações pedagógicas em que o aluno possa construir valores, transformar pensamentos discriminatórios, sem imposições. Construir seus conhecimentos e acima de tudo exercer seus atos de cidadania, compreendendo que somente pelo respeito ao próximo criará novos significados para transpor barreiras que ainda persistem nos espaços escolares acerca das relações étnicas raciais. (CRUZ; SILVA, 2012, p.4)

Sabendo não apenas da importância, mas da necessidade de se trabalhar relações étnicas
 raciais de forma lúdica deixamos abaixo incorporado o vídeo do canal Artesanato Pop ensinando a fazer bonecas Abayomi.


E você, já construiu bonecas Abayomi com seus alunos? 
Nos conte um pouco da experiência.

Veja ainda:

Postar um comentário

0 Comentários