Adaptação escolar na Educação Infantil

Adaptação escolar- Transmissão ao vivo no grupo Educação na Primeira Infância


       Logo iniciaremos mais um ano letivo e com ele virá muito choro, gritos, birra e aquela tentativa desesperada de ganhar a confiança das crianças. É CHEGADA A HORA DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR. A hora da separação da criança de seus entes queridos. Aquela hora dolorosa para pais, filhos e por extensão para nós professores. E que hora mágica e dolorida ao mesmo tempo, não é verdade?

5 PASSOS PARA LIDAR COM O CHORO NO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Sobre este período BALADAN nos diz: 


A separação afeta as crianças. Afeta os pais. Faz brotar sentimentos nos professores. O início da vida escolar pode ser uma ocasião excitante ou também uma ocasião agradável. Junto com aqueles que realmente estão encantados por estarem iniciando sua vida escolar, existem frequentemente outras crianças chorando ou pais tensos e nervosos. (BALABAN, 1988, p. 24) 
Adaptação escolar na Educação Infantil

Que grande verdade, não é mesmo?

            Crianças felizes, outras nem tanto, algumas se adaptando perfeitamente bem, outras agarradas à saia de suas mães. Famílias desconhecidas olhando pra gente de modo desconfiado e nós ali firmes tentando provar pra eles que seus tesouros estão em boas mãos e que talvez a separação se torne mais dolorosa ainda caso os responsáveis não assumam a postura necessária diante da criança.

COMO LIDAR COM AS MORDIDAS EM SALA DE AULA?

            E ao final do dia muitos de nós também chorando depois de uma jornada exaustiva e agonizante com situações não previstas no melhor dos planejamentos. Bem, foi pensando nisso que gravamos uma LIVE no Grupo Educação na Primeira Infância onde falamos com os colegas sobre ADAPTAÇÃO ESCOLAR e colhemos deles dicas e sugestões. Como a realidade das escolas é muito diversa neste país pode ser que exista  algo que você ainda não tenha tentando e seja justamente isso que vá fazer a diferença em sua sala de aula.
Vamos assistir?

Como agir no período de adaptação escolar na pré escola?




BALABAN, Nancy. O início da vida escolar: da separação à independência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. 

Postar um comentário

0 Comentários