BNCC NA PRÁTICA: Tribos africanas


BNCC NA PRÁTICA: Tribos africanas

Na proposta de hoje para a semana da Consciência Negra(ou qualquer outra época do ano) colocaremos as crianças em contato com imagens de diferentes tribos africanas e pediremos que suas mulheres, homens ou cenários sejam retratados através de atividade artística.

Atividade consciência negra bncc

No início das vivências direcionaremos as crianças até a sala de informática para que vejam diversas imagens de tribos africanas e possam pensar sobre elas.

Selecione  imagens e faça um slide bem interessante que mostre a diversidade de tribos.

Veja 60 imagens de tribos africanas

O eu, o outro e o nós.

EI03EO06

Eles serão organizados em pequenos grupos para que assim possam interagir sobre as imagens vistas e ampliar o seu saberes.

Espera que sejam observadas as cores, trajes, instrumentos musicais , objetos artesanais, moradias, etc.

Em seguida pediremos que sejam selecionadas por cada grupo uma imagem para impressão e criação de um mural.
BNCC NA PRÁTICA: Tribos africanas

Enquanto as imagens seguem para impressão as crianças terão a oportunidade de socializar suas descobertas em um outro ambiente escolhido pelo grupo.

Escuta, fala, pensamento e imaginação
EI03EF01

Outra possibilidade é brincar com artigos da cultura africana como: instrumentos musicais, colares, roupas etc.

Posteriormente cada grupo será convidado a fixar a imagem escolhida no mural e falar um pouco sobre o motivo de tela escolhido.

Destacando suas cores, formas, ideias, características etc

Após o mural ter sido criado lançaremos a proposta de representação artística de uma das pessoas ou cenas selecionadas anteriormente.

Em pequenos grupos elas escolherão os materiais e o tipo de trabalho que gostariam de executar.

Ofereça material para pintura, desenho, colagem, escultura, etc

Importante salientar que a forma como cada grupo de crianças vai utilizar o material na construção desta representação ficará por conta da imaginação e criatividade deles e não do interesse do professor.

Traços, sons, cores e formas.
EIO3TS02

Deixe que criem e recriem livremente e depois registre através de fotografia para o portfólio o resultado final desta vivência.

PS: A imagem que utilizamos na abertura do post é apenas uma proposta ao professor para criação de cenários de inspiração no ambiente escolar, mas a ideia também poderá ser utilizada para trabalhar recorte, colagem e criação coletiva de silhueta de mulher africana com lindos cabelos de rolinhos de crepom.

Espero que tenham gostado da proposta

Ideia Criativa®. Artigo criado por Gi Carvalho em . Atividades pedagógicas para Educação Infantil Atividades e planos de aula para professores da Educação Infantil. Classificação: 5

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem