Atividade Folclore Lenda da Iara

Olá professores!

Para aplicação dessa atividade recomendamos que o professor conte a lenda da Iara para a turma 
Atividade Folclore Lenda da Iara para imprimir





Sugerimos um dos recursos abaixo.
  1. Televisão de papelão com desenhos da Lenda da Iara. 
  2. Vídeo Eu Juro que Vi Iara.
  3. Vídeo Iara da Turma do Cocóricó
Escolha a estratégia de acordo com a necessidade e gosto de sua turminha

RECOMENDAMOS:

6 Atividades lenda do Saci BNCC

Sugestão de Aula e Atividade Folclore Lenda da Iara
  • Após contar a lenda o professor deverá abrir roda de conversa para que os alunos possam colocar seu ponto de vista sobre a Iara com perguntas como:
Quem é Iara?
Você já tinha ouvido falar sobre a Iara? 
Quem te contou?
  • Elabore as perguntas de acordo com o recurso utilizado ( vídeo ou história). 

O professor poderá escrever as perguntas em tiras de papel, colocar em uma caixa e fazer o jogo do STOP ao som de uma canção. Sugerimos - Iara da Turma do Cocoricó. 

Feito isso é hora de fazer arte com as crianças.
  • Desenhe uma sereia em papel metro e junto com as crianças faça colagem na cauda com forminhas de brigadeiro verde ou em alguma outra cor sugerida pela turma e pintem com capricho.
  • Depois do lanche peça que as crianças falem os nomes dos personagens principais da lenda e escreva no quadro ou ainda e desafieos a escrever de seu jeito.
  • Faça a correção e destaque com eles as vogais e consoantes dos personagens e só então aplique a atividade ou envie para casa.
PS: Caso sua turma esteja um pouco mais avançada sugerimos a atividade Sucessor e Antecessor .

Boa Aula

Postar um comentário

14 Comentários

  1. QUERIA UM PROJETO PARA REALIZAR NO MES DE NOVEMBRO QUE SEJA INTERDISCIPLINAR(MENOS DE LEITURA OU MATEMÁTICA, PODERIA SER DE INGLÊS).

    ResponderExcluir
  2. ADOREI ESSA IDEIA,AGORA QUE VAMOS ENTRAR NO MÊS DE AGOSTO,VEIO NA HORINHA CERTA,OBRIGADA MEUS AMORES,VCS ESTÃO SEMPRE INOVANDO!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa atividade, o mês de agosto é um mês muito divertido, pois o folclore nos dá muitas sugestões de trabalhar om os nossos alunos, obrigada

    ResponderExcluir
  4. adorei, graças a você voltarei das férias cheia de idéias...obrigada

    ResponderExcluir
  5. Amei essa atividade!Tem tudo a ver com o mês de agosto mesmo eu já vou salvando aqui!Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Esta atividade é excelente e linda... Adorei... Obrigado por compartilhar suas ideias, elas são ótimas e muito úteis... Muito obrigado... Parabéns...

    ResponderExcluir
  7. ..é muito importante trabalhar a oralidade após a leitura, assim podemos abrir discussão com a sala sobre o text o e verificar as dificuldades..

    ResponderExcluir
  8. Oralidade na EI é tudo de fundamental!! Explorar o pensamento da criança, sua ideia, incentivando que a mesma fale e se expresse a sua maneira nos proporciona muitos registros e acarreta no desenvolvimento de sua autonomia levando-a ser participativa e crítica. Excelente sugestão Gi. Obrigada por tudo sempre!!! ;)

    ResponderExcluir
  9. muito legal essa atividade, super simples e basica que utiliza algo que é mais que necessario para os menininhos, adorei ... gosto de pôr meus pequenos para pensar

    ResponderExcluir